Partilhar

Gaiola para coelho - como escolher?

 
Gaiola para coelho - como escolher?

Ver fichas de  Coelhos

Com seus corpos pequenos e peludos, os coelhos são bichinhos adoráveis que tem conquistado cada vez mais espaço por aí, tornando-se uma boa opção para quem quer adotar um animal de estimação capaz de se adaptar à sua rotina. Esses orelhudos têm bastante energia e, por isso, pode ser perigoso deixá-los soltos em ambientes com fios e cabos de eletricidade visíveis, móveis altos em que possam pular e, pior ainda se esses objetos forem de madeira, pois se sentirão tentados a roer.

Uma gaiola onde ele possa estar protegido, é essencial! Por esse motivo, no PeritoAnimal, escrevemos este artigo sobre como escolher a gaiola para coelho. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Dicas para escolher seu animal de estimação

Gaiola para coelho - essencial para a segurança!

Uma coisa que se deve sempre ter em mente na hora de escolher uma gaiola de coelho, é o tamanho do seu animal. Lembre-se que esses bichinhos são cheios de energia e precisam de espaço para esticar as pernas, correr e dar pequenos saltos, sem correr o risco de se machucar.

Recomenda-se que o comprimento da gaiola seja capaz de acomodar três saltos curtos do seu coelho, ou quatro vezes o corpo dele com as patinhas traseiras esticadas. Já a largura, seria algo em torno de dois saltos, o que equivale a três vezes o tamanho que seu orelhudo ocupa deitado. Além do espaço para colocar os brinquedos e os potinhos de comida do seu bichinho, ele precisará de pelo menos 0,5 m livre para se mover tranquilamente.

Vale lembrar que esses pequenos orelhudos são capazes de dar saltos com mais de 1 m de altura e, por isso, todo cuidado é pouco para que ele não escape por cima! Segundo alguns especialistas, a gaiola ideal tem que ter altura para que o coelho fique de pé sobre as patas traseiras, com o corpo esticado para cima, com uma folga de, pelo menos, 3 ou 5 cm. Nesse caso, o espaço mínimo para um coelho adulto seria de 35 cm de altura.

Você deve relembrar que quanto maior a gaiola do coelho, melhor! Mais espaço ele tem para se exercitar e mover livremente quando não andar solto pela casa.

Gaiola para coelho - como escolher? - Gaiola para coelho - essencial para a segurança!

Gaiola para coelho gigante

Os animais desse porte pesam entre 5 e 10 kg e, em alguns casos, podem atingir até 1 m de comprimento. Precisam de bastante espaço e, por isso, talvez seja melhor mantê-los ao ar livre durante o dia. Pode ser difícil achar uma gaiola específica para coelhos gigantes, mas, cercados para cachorros com uma altura elevada são uma boa opção nesses casos, oferecendo espaço para que o bichinho se mova com tranquilidade.

Caso você tenha espaço sobrando em casa, uma ótima à gaiola para coelho gigante é ceder um cômodo só para o seu orelhudo. Ele irá adorar ter um cantinho só seu, principalmente se houver um local para se esconder e curtir a sua privacidade. Só não se esqueça de conferir que não há nada perigoso, como fios soltos, para que seu animal não se machuque enquanto você estiver fora.

Gaiola para coelho - como escolher? - Gaiola para coelho gigante

Gaiola para coelho anão

A maior parte dos coelhos domésticos tem porte pequeno, por ser mais fácil de criar em ambientes estreitos, como no caso de quem mora em apartamento. Eles pesam cerca de 1,5 kg e não são muito maiores que uma régua de 30 cm. Por isso, a gaiola para um coelho anão pode ser um pouco menor, compreendendo, pelo menos, 70x40x40 cm.

Mesmo que esse seja o seu caso, lembre-se sempre que seu bichinho também irá precisar de espaço para brincar, correr e se exercitar. Sempre que estiver em casa com ele e for possível, solte-o um pouco seu para que ele possa explorar o ambiente e, também, interaja com você.

Preço de gaiolas para coelho

Gaiolas de metal com essas dimensões e com uma bandeja embaixo para que o seu orelhudo não encoste diretamente em suas bolinhas e em seu xixi, podem ser encontradas em grandes redes de petshop, numa média de R$ 100,00 à R$ 300,00. O preço da gaiola para coelho varia de acordo com o tamanho e com a resistência do material, por isso, é sempre bom pesquisar e ver que tipo de gaiola de coelho é melhor para você.

Como fazer uma gaiola para coelho

Uma outra opção para quem quer oferecer mais espaço para o seu coelho doméstico ou para quem não consegue achar um modelo de gaiola específico onde mora, é utilizar grades expositoras. Você pode comprá-las em tamanhos variados e montar de acordo com o espaço que possui em casa, adicionando banheiro, bebedouro, potinho de comida, suporte de feno e brinquedos para que o seu companheiro se sinta mais à vontade e tenha com o que se distrair.

Caso tenha madeira, metal ou grades sobrando, você também pode criar uma mansão com dois ou três andares para o seu orelhudo, oferecendo espaço para ele correr, pular e se esconder. Certifique-se de que o animal não passe pelo espaço entre as grades e que não vá se machucar. Sempre verifique se não há alguma ponta soltinha ou uma haste pontiaguda, por via das dúvidas.

Criando um ambiente agradável

Coelhos são animais cheios de personalidade e, por isso, é fundamental que você crie um ambiente capaz de suprir suas necessidades e mantê-lo entretido. Muitos dos problemas de saúde dessa espécie estão relacionados ao tédio, a falta de atividade ou a ausência de um espaço adequado para se exercitar, por isso, é muito importante que ele tenha uma gaiola espaçosa e que você o solte regularmente.

Mantenha os fios elétricos de casa longe do alcance do seu orelhudo, mesmo que você esteja sempre de olho no que ele está fazendo. Caso seja impossível subir todos os cabos, cubra-os com canaletas.

Construa espaços para que seu coelho possa se esconder, ele irá adorar! Esse tipo de animal vive em pequenas tocas na natureza e, por ser uma presa fácil, gostam de ter um cantinho quieto e longe de todos para ficar. Você pode proporcionar tocas ou casinhas de madeira não tratada, permitindo que ele também se divirta roendo e cavando.

Lembre-se que, quanto mais tempo o seu animal ficar preso, mais espaço deve ter a sua gaiola. Proporcione uma área para deixar seus brinquedos, sua comida e seu bebedouro. O ideal é que ele tenha um espaço livre para deitar e correr, sem bater em nenhum objeto. Permita, também, que a área de dormir fique longe do local em que está o banheirinho, assim, o perigo dele se sujar diminui.

Só permita que suas patas tenham contato com superfícies sólidas, evitando que desenvolvam artrite ou calos. Fique longe de pisos de arame ou materiais semelhantes!

Gaiola para coelho - como escolher? - Criando um ambiente agradável

Limpando a gaiola do seu coelho

É importante limpar e organizar a gaiola todos os dias, removendo o excesso de pelos dos objetos com aspirador ou panos secos. Coelhos são animais muito inteligentes e aprendem a utilizar o banheirinho com facilidade. Se assegure sempre de que as patinhas não estão tendo contato direto com o xixi, pois pode fazer mal ao animal caso fique molhado.

Dê preferência para banheiros com grade, nos quais o coelho possa se sentar e fazer as necessidades tranquilamente, sem se sujar. Apesar disso, é possível que, uma vez ou outra, ele acabe errando a mira e o xixi fique fora do banheiro. Nesse caso, seque o local e limpe com água e sabão.

O feno e a água devem ser trocados regularmente, assim seu bichinho terá sempre acesso a alimentos frescos.

Faça uma limpeza mais intensa ao menos uma vez por semana, jogando fora os brinquedos velhos, trocando cobertores e passando um pano úmido no cantinho dele para não acumular pó. Utilize sempre água e sabão, sem produtos de limpeza, álcool ou componentes que possam deixar cheiro, pois podem fazer mal a saúde do animal.

Também é importante limpar o banheiro do seu orelhudo com essa mesma frequência, garantindo que o cheiro ácido do seu xixi não contamine o ambiente, pois pode atrair moscas e outros insetos transmissores de doenças.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gaiola para coelho - como escolher?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre Gaiola para coelho - como escolher?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Gaiola para coelho - como escolher?
1 de 4
Gaiola para coelho - como escolher?

Voltar ao topo da página