Curiosidades do mundo animal

Os gatos sempre caem em pé?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 9 fevereiro 2023
Os gatos sempre caem em pé?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O gato é um animal que sempre foi acompanhado por vários mitos e crenças antigas. Alguns são infundados, como pensar que os gatos pretos trazem má sorte, e outros têm alguma base científica, como neste caso, a capacidade de cair em pé.

É verdade que os gatos sempre caem em pé? Ou é apenas uma lenda? Quer saber mais sobre este fenômeno? Então continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre este assunto.

Também lhe pode interessar: Mitos sobre gatos

Índice

  1. É verdade que os gatos sempre caem em pé?
  2. Mas por que muitas vezes os gatos caem em pé?
  3. De qual altura um gato pode cair sem se machucar?
  4. Se o gato cair mal, o que fazer?

É verdade que os gatos sempre caem em pé?

Dizer que os gatos sempre caem em pé é uma crença que provocou o surgimento de uma outra grande falácia: a de que os gatos têm sete vidas. Entretanto, não é verdade que os gatos sempre caem em pé, e mesmo quando fazem isso, não significa que sejam poupados de ferimentos, em alguns casos bastante graves.

Embora os gatos sejam muitas vezes capazes de cair de alturas consideráveis sem se machucar, isto não significa que você deva permitir o acesso de felinos às janelas, varandas e outros lugares que não tenham proteção adequada, pois um acidente pode custar a vida dos bigodudos.

Os gatos sempre caem em pé? - É verdade que os gatos sempre caem em pé?

Mas por que muitas vezes os gatos caem em pé?

Você já viu que nem sempre os gatos caem em pé. Mas talvez você esteja se perguntando como os gatos conseguem cair já que, na maioria das vezes, eles caem nesta posição. No caso de uma queda no vazio, duas coisas desempenham um papel fundamental para ajudar um gato a endireitar seu corpo e cair em pé: seu ouvido e a flexibilidade que possui.

Como em todos os mamíferos, o ouvido interno do gato se encontra no sistema vestibular, que é responsável pelo controle do equilíbrio. Dentro deste sistema há um fluido que se move no ouvido, sinalizando ao gato que ele perdeu seu centro de gravidade.

Assim, quando o gato cai, a primeira coisa que ele procura endireitar é a cabeça e o pescoço. Em seguida, é aplicada uma lei física sobre a conservação do movimento angular, que afirma que um corpo girando em seu eixo gera resistência e muda sua velocidade.

Este princípio explica porque o gato, quando cai, é capaz de fazer uma volta de 180 graus e endireitar toda a sua coluna vertebral, enquanto retrai as pernas dianteiras e estica as traseiras, tudo graças à flexibilidade do seu corpo. Uma vez feito isso, ele agora estará olhando para o chão. Em seguida, vai retrair suas pernas e arquear sua coluna vertebral, numa posição que lhe valeu o apelido de paraquedista. Este movimento destina-se a amortecer o impacto da queda e, em muitos casos, é bem sucedido.

Entretanto, quando o gato cai, a velocidade da queda diminui ao se aproximar do chão, ainda assim, se ele cair de uma altura excessiva, como a partir do segundo andar de um edifício, ele poderá sofrer danos terríveis em suas pernas e na coluna vertebral, ou mesmo morrer, mesmo que tenha caído em pé.

O reflexo gerado no ouvido leva um milésimo de segundo para ser ativado, mas o gato precisa de mais alguns segundos vitais para poder dar todas as voltas necessárias para cair em pé. Se a distância de queda for muito curta, ele não terá o tempo suficiente para conseguir fazer isso. Se for muito longa, ele pode conseguir e alcançar o chão ileso, ou ele pode virar mas, ainda assim, se machucar. Em qualquer caso, este é um reflexo útil, mas não infalível.

Neste outro artigo nossa veterinária indica as melhores opções de sprays cicatrizantes para feridas em gatos.

Os gatos sempre caem em pé? - Mas por que muitas vezes os gatos caem em pé?

De qual altura um gato pode cair sem se machucar?

A resposta a essa pergunta é difícil de dar porque isso depende de diferentes fatores. Como já citamos, um gato pode cair de uma altura de menos de 1 metro e ter sérias lesões, pois não terá tempo suficiente para virar de lado e ajeitar suas patas traseiras para a queda.

Há inúmeros relatos de gatos que caíram de alturas como 8 andares e de até 32 andares e sobrevireram com poucas ou nenhuma lesão.

Segundo uma reportagem da BBC[1], um estudo feito em 1987, nos Estados Unidos, revelou que, de 132 gatos que havíam caído de grandes alturas e foram levados para uma determinada clínica veterinária de Nova York, 90% sobreviveram e apenas 37% precisaram receber cuidados emergenciais.

No entanto, não é porque os felinos têm essa grande habilidade que precisam ser testados, não é mesmo? Por isso, nunca, em hipótese alguma, jogue o felino de locais - muito altos ou não. Os gatos precisam ser respeitados e, apesar de não morrerem na maioria das quedas, podem se machucar e quebrar dentes, a mandíbula ou ter fraturas nas patas e coluna.

Neste artigo te contamos as melhores formas de como brincar com gatos.

Se o gato cair mal, o que fazer?

Os gatos são excelentes escaladores, assim como animais extremamente curiosos, por isso é muito comum que eles tentem explorar novos lugares, como a varanda ou algumas das janelas de sua casa.

Devemos entender que para eles estas pequenas incursões são uma fonte de enriquecimento e diversão, e por isso nunca devemos evitar que façam isso, pelo contrário: incorporar uma malha ou rede de segurança para cobrir sua varanda é uma excelente maneira de fazer seu gato feliz e permitir que ele desfrute o ar livre.

Entretanto, se não tivermos uma tela de proteção para gatos, o bichano pode cair de uma altura considerável, algo que, se repetido em várias ocasiões, é conhecido como "síndrome do gato para-quedista". Em qualquer caso, se nosso gato caiu e parece estar gravemente ferido, devemos avaliar a situação e aplicar os primeiros socorros e ir ao veterinário o mais rápido possível.

Agora que você já sabe que nem sempre os gatos caem em pé, talvez possa se interessar por este outro artigo no qual falamos sobre a necessidade de telas de proteção para gatos que vivem em apartamento, material ideal e preços.

Os gatos sempre caem em pé? - Se o gato cair mal, o que fazer?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os gatos sempre caem em pé?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. BBC. Por que os gatos sobrevivem a quedas de grandes alturas?. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/03/120328_gatos_queda_sobrevivencia_fn>. Acesso em 9 de fevereiro de 2023.
Bibliografia
  • DIAMOND, Jared. “Why Cats Have Nine Lives.” Nature. Vol. 332 (14 April 1988): 586-587. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/332586a0>. Acesso em 9 de fevereiro de 2023.
  • Unicamp. Gato sobrevive a queda de 26 andares. Disponível em: <https://www.blogs.unicamp.br/rainha/2009/06/gato_sobrevive_a_queda_de_26_a/>. Acesso em 9 de fevereiro de 2023.
  • Unicamp. As nove vidas dos gatos. Disponível em: <https://www.blogs.unicamp.br/rainha/2008/11/as-nove-vidas-dos-gatos/>. Acesso em 9 de fevereiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Os gatos sempre caem em pé?