Partilhar

Cavalo dorme em pé?

 
Por Ana Diaz Maqueda. 20 dezembro 2019
Cavalo dorme em pé?

Ver fichas de  Cavalos

Como a maioria dos mamíferos herbívoros, os cavalos não são caracterizados por passar longos períodos de tempo dormindo, mas a base de seu sono e suas características são as mesmas que nos demais. Um bom descanso é essencial para o desenvolvimento e manutenção adequada do corpo. Um ser privado das horas necessárias de descanso ficará doente e, muito provavelmente, morrerá.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar como os cavalos dormem, se eles fazem isso de pé ou deitados. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como as girafas dormem?

Sono dos animais

No passado, o sono era considerado um "estado de consciência", definido como um período de imobilidade em que os indivíduos não respondem a estímulos e por isso não era tratado como um comportamento, nem como parte da etologia de uma espécie. Também é importante não confundir descanso com sono porque um animal pode descansar sem estar dormindo.

Nos estudos do sono em cavalos utiliza-se a mesma metodologia que em humanos. Três parâmetros são considerados, eletroencefalograma para medir a atividade cerebral, eletroculograma para o movimento ocular e eletromiograma para tensão muscular.

Existem dois tipos de sono, o sono de ondas lentas, ou não REM, e o sono de ondas rápidas, ou REM. O sono não REM é caracterizado por ondas cerebrais lentas e tem 4 fases que se intercalam durante a noite:

  • Fase 1 ou adormecimento: é a primeira fase do sono e não aparece somente quando um animal começa a adormecer, podendo aparecer também ao longo de toda a noite, dependendo da profundidade do sono. É caracterizada por ondas chamadas alfa no cérebro. O mínimo ruído pode acordar um animal nesta fase, há um registro de atividade muscular e os olhos começam a se voltar para baixo.
  • Fase 2 ou sono rápido: o sono começa a se tornar profundo, diminuem as atividades muscular e cerebral. As ondas theta aparecem, mais lentas que as alfas, e aparecem também os eixos do sono e os complexos K. Esse conjunto de ondas faz com que o sono seja mais profundo. Os complexos K são como uma espécie de radar que o cérebro tem para detectar qualquer movimento ao redor enquanto os animais dormem e acordar se detectar perigo.
  • Fases 3 e 4, sono delta ou profundo: nestas fases, predominam as ondas delta ou lentas, que correspondem ao sono profundo. A atividade cerebral é bastante reduzida mas o tônus muscular aumenta. É a fase em que o corpo realmente descansa. É também onde ocorrem mais sonhos, terrores noturnos ou sonambulismo.
  • Sonho de ondas rápidas ou sono REM: o mais característico dessa fase são os movimentos oculares rápidos ou, em inglês, rapid eye movements, que dão nome à fase. Além disso, ocorre a atonia muscular do pescoço para baixo, ou seja, os músculos esqueléticos ficam completamente relaxados e a atividade cerebral aumenta. Acredita-se que esta fase sirva para consolidar as memórias e lições aprendidas durante o dia. Nos animais em crescimento, da mesma forma, auxilia o bom desenvolvimento cerebral.

Continue lendo e veja onde e como cavalo dorme.

Cavalo dorme em pé ou deitado

Cavalo dorme em pé ou detado? Você já teve essa dúvida? Vale lembrar que, assim como outros animais, alterações de rotina ou estresse podem interromper o curso natural das fases do sono do cavalo, tendo consequências no dia-a-dia.

Um cavalo pode dormir em pé ou deitado mas só pode entrar na fase REM quando está deitado, pois, como dissemos, essa fase é caracterizada por atonia muscular do pescoço para baixo, de modo que se um cavalo entrasse na fase REM em pé, ele cairia.

O cavalo, assim como outros animais que dormem em pé, é um animal presa, ou seja, ao longo de sua evolução eles tiveram que sobreviver a vários predadores, por isso dormir é um estado em que o animal está indefeso. Portanto, além disso, os cavalos dormem poucas horas, geralmente menos de três.

Cavalo dorme em pé? - Cavalo dorme em pé ou deitado

Como os cavalos dormem no estábulo?

O nome do lugar onde os cavalos dormem é o estábulo e para um cavalo de tamanho padrão não deve ser inferior a 3,5 x 3 metros, com uma altura superior a 2,3 metros. O material de cama que deve ser utilizado para que o cavalo descanse adequadamente e para atender suas necessidades é a palha, embora alguns hospitais equinos prefiram usar outros materiais não comestíveis, sem poeira e mais absorventes, já que em algumas doenças, consumir grandes quantidades de palha pode causar cólicas. Por outro lado, a palha não é recomendável para cavalos com problemas respiratórios.

Você já se perguntou se existem animais que não dormem? Confira a resposta nesse artigo do PeritoAnimal.

Cavalo dorme em pé? - Como os cavalos dormem no estábulo?

Enriquecimento ambiental para cavalos

Se as condições físicas e de saúde do cavalo permitirem ele não deve passar muitas horas dentro do estábulo. Caminhar e pastorear pelo campo enriquece muito a vida desses animais, reduzindo a possibilidade de comportamentos indesejados, como as estereotipias. Além disso, favorece à boa saúde digestiva, reduzindo o risco de problemas resultantes da falta de movimento.

Outra maneira de enriquecer a área de descanso de um cavalo é colocando brinquedos, um dos mais utilizados são as bolas. Se o estábulo for grande o suficiente, a bola poderá rolar pelo chão enquanto o cavalo a persegue. Caso contrário, a bola pode ser pendurada no teto, para que o cavalo a acerte ou, se a dieta permitir, ser preenchida com algumas guloseimas apetitosas.

Obviamente, um ambiente silencioso, com a temperatura certa e livre de estresse acústico e visual é essencial para o bom descanso do cavalo.

Cavalo dorme em pé? - Enriquecimento ambiental para cavalos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cavalo dorme em pé?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Clarke, A. 2017. Environmental enrichment for the resting horse. Equine Health, 34: 1 – 4.
  • Dallaire, A. 1986. Rest Behavior. Veterinary Clinics of North America, 2 (3): 591 – 607.
  • GuíaSalud. 2015. Anexo 1. Fisiología del sueño. Características del sueño. Disponible en: http://www.guiasalud.es/egpc/TSue%C3%B1o_infado/resumida/documentos/anexos/anexo1.pdf
  • Pedersen, G. R., Søndergaard, E., and Ladewig, J. 2004. The Influence of Bedding on the Time Horses Spend Recumbent. Scientific Papers, 24 (4): 153 – 158.

Vídeos relacionados com Cavalo dorme em pé?

1 de 3
Vídeos relacionados com Cavalo dorme em pé?

Escrever comentário sobre Cavalo dorme em pé?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cavalo dorme em pé?
1 de 4
Cavalo dorme em pé?

Voltar ao topo da página