De qual altura um gato consegue cair sem se machucar?
Ver fichas de Gatos
De quantos andares um gato pode cair sem morrer? Que queda um gato consegue suportar? Estas são perguntas que você provavelmente já se fez ou já ouviu alguém fazer alguma vez na vida. É sabido que os gatos “sempre caem em pé”, mas será que isso é totalmente verdade? Nossos gatos são seres incríveis, sua natureza é projetada para suportar quedas de certa altura e seu senso de equilíbrio e flexibilidade são admiráveis, mas isso não significa que eles possam cair de qualquer andar sem sofrer danos ou machucar-se.
Além disso, o conjunto de lesões causadas por quedas de altura em gatos é conhecido como “síndrome do gato paraquedista”, podendo ser muito grave e causar até a morte. Se você quiser saber mais sobre quedas de altura em gatos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, onde revelamos a partir de que altura um gato pode cair sem se machucar.
De que altura um gato pode cair sem se machucar?
Embora seja lógico pensar que quanto maior a altura, maior o dano causado pela queda em um gato, na verdade as coisas não são assim. Enquanto as piores quedas ocorrem quando os gatos caem entre o 2º e o 6º andar, a partir do 6º andar é quando eles são capazes de acionar todos os mecanismos de proteção de que dispõem.
Um estudo realizado nos Estados Unidos com 132 gatos que caíram de diferentes alturas mostrou que a grande maioria conseguiu sobreviver, incluindo aqueles que caíram de uma altura muito elevada, superior a 20 andares.
Isso se deve ao fato de que os gatos atingem uma velocidade máxima de queda que não aumenta com a altura, 90 km/h, velocidade que atingem por volta do 5º andar. Isso difere muito de nós, que só a partir do 32º andar atingiríamos 180 km/h, que é a nossa velocidade máxima de queda.
Entre os mecanismos que os gatos possuem para evitar sofrer danos graves quando caem de alturas, encontramos o reflexo de endireitamento, pelo qual os gatos sempre caem de quatro, pois têm a capacidade de girar a coluna vertebral para que suas patas musculosas sejam as primeiras a tocar o chão. A grande superfície corporal que um gato tem em relação ao seu peso também ajuda.
Até atingirem a velocidade de 90 km/h, os gatos ficam tensos, com os membros rígidos, mas depois de atingirem essa velocidade, o seu sistema vestibular permite que o corpo tente equilibrar-se, agindo como um paraquedas ao estender os membros, diminuindo assim o impacto. Por não terem clavícula, os membros anteriores dos gatos não estão ligados ao tronco, tornando-os mais flexíveis e extensíveis.
O que acontece se o gato cai de 3 metros?
Se um gato cair de uma altura de 3 metros, o pequeno felino não tem tempo para ativar seus mecanismos corporais para aumentar a flexibilidade e a amplitude de suas estruturas corporais, bem como virar-se para que suas patas sejam as primeiras a tocar o chão.
Por esse motivo, uma queda de 3 metros pode causar grandes danos ao seu gato. Esses danos, por sua vez, dependerão da idade do gato, da sua força e do seu peso. Não é a mesma coisa um gato jovem, saudável e com peso normal cair do que um gato idoso, com excesso de peso e enfraquecido por alguma doença.
Entre os problemas que esta queda de altura pode causar num gato, encontramos desde pequenos arranhões ou feridas externas até fraturas, traumatismos cranioencefálicos ou ruptura de órgãos internos.
Em geral, as lesões que este tipo de queda pode causar em gatos são as seguintes:
- Ruptura da bexiga: causando uroabdomen (urina na cavidade abdominal).
- Ruptura do baço.
- Fissura do palato.
- Pneumotórax.
- Hemotórax.
- Hemorragias nasais ou bucais.
- Hérnia diafragmática.
- Colapso pulmonar.
- Fraturas ósseas: patas, costelas, esterno, dentes, mandíbula ou quadril.
- Alterações neurológicas: por comprometimento medular ou nervoso.
- Choque.
- Coma.
- Morte.
Gato sobrevive à queda de 20 andares?
Sim, é possível que um gato sobreviva a uma queda de 20 andares, embora isso dependa de várias circunstâncias. Devido ao reflexo de endireitamento, é possível que eles se posicionem de forma a reduzir o impacto da queda. Além disso, sua massa corporal menor e a flexibilidade ajudam a dissipar parte da energia ao longo da queda.
O que acontece em quedas mais altas é que, após um certo ponto (geralmente 5 andares ou mais), o gato entra em uma espécie de "modo de queda plana", onde abre as patas e cria resistência ao vento, o que reduz a velocidade de queda. Mesmo assim, as lesões podem ser graves, mas a chance de sobrevivência em quedas altas é maior do que a de outros animais devido a essas características fisiológicas.
Entretanto, isso não significa que todas as quedas de grandes altitudes sejam seguras, e a probabilidade de sobrevivência depende de vários fatores como o impacto e a superfície onde o gato cai.
O que fazer quando o gato cai de uma altura?
Para saber realmente se o seu gato está bem após uma queda de altura, deve levá-lo ao veterinário para que lhe façam:
- Um exame físico geral.
- Um exame neurológico.
- Exames complementares, como radiografias, para avaliar danos internos.
De outra forma, não poderá saber se o seu gato está completamente bem. Em casa, depois de o seu gato ter caído, deve manter a calma, pois a última coisa de que ele precisa é de mais stress.
Você deve agir rapidamente e pegar seu gato com cuidado, pois não sabe quais danos internos ele pode ter. Você deve observá-lo bem para detectar qualquer alteração física e procurar ferimentos ou hemorragias.
Se o gato não conseguir se mover, você deve ligar para o veterinário para que ele lhe diga como lidar com a situação ou para que ele vá à sua casa o mais rápido possível. O melhor é envolvê-lo em uma toalha ou cobertor e colocá-lo na caixa de transporte para evitar que se mova e agrave as lesões.
Se pretende ler mais artigos parecidos a De qual altura um gato consegue cair sem se machucar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.
- G. Pérez. (2018). Primeros auxilios para gatos. Arcopress S.L.
- Naukas. (2017). Gatos y física. Disponível em: <https://naukas.com/2017/02/20/gatos-y-fisica/> Acesso em: 17 de dezembro de 2025.
