O Rottweiler é perigoso?

O Rottweiler é perigoso?

Atualmente e devido a leis como a dos cachorros potencialmente perigosos, são muitas as pessoas que preferem não adotar cachorros de raça Pitt Bull, Doberman, Rottweiler entre outras.

A história tem marcado duramente estas raças, no entanto, devemos nos perguntar se realmente o Rottweiler é perigoso, se o é para crianças, ou melhor ainda se se trata da educação recebida durante a sua vida.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe algumas coisas do cachorro Rottweilerç: a sua história, as características que o acompanham e um grande atributo: a sua lealdade.

História do Rottweiler

É na época dos romanos quando temos registros dos antecessores do Rottweiler, cachorro de proteção que também costumavam ser utilizados para conduzir o gado.

Ao chegar à Alemanha, os romanos cruzaram-nos com cães nativos da região e é então que nasce o "cão carniceiro de Rottweil". Isso deve-se ao fato de estes cães se terem popularizado por ajudarem os carniceiros a controlar os touros e vacas mais agressivos. Da mesma forma que o fizeram os seus progenitores, os Rottweilers também começaram a vigiar e proteger casas.

Mais à frente, o Rotweiler começou a se destacar por diversas funções dentro da sociedade sendo cão polícia, cão de resgate e finalmente de companhia, o melhor lugar para ele.

Infelizmente até aos dias de hoje temos registro de pessoas que lucram com os atributos de força que o Rottweiler tem: as lutas, o sparring ou simplesmente o mal-trato tem sido as causas de cachorro com problemas de comportamento.

Educação do Rottweiler

Todos os cachorros por igual, independentemente do tamanho ou da raça, devem receber a primeira parte da sua educação: a socialização do cachorro.

Trata-se de um processo em que ensinamos o cachorro a se relacionar com o mundo exterior incluindo outros cachorros e gatos, pessoas, objetos e uma longa lista de possibilidades. Fazendo com que conheça vários sons e estímulos, evitamos que no futuro o nosso pet adquira medos de algum tipo.

Evidentemente se não lhe dermos esta parte da educação arriscamos que, por medo, o nosso cachorro possa chegar a ser agressivo diante de uma determinada situação.

Se à falta de socialização lhe acrescentarmos violência a maus-tratos, o resultado é claro: o nosso cachorro vai sofrer graves problemas de comportamento e evidentemente aumentamos as probabilidades de ter um acidente grave.

Pelo contrário, se cumprirmos as cinco liberdades do bem-estar animal e nos esforçarmos por educar de forma responsável e positiva o nosso melhor amigo, teremos um cachorro sociável, carinhoso e estável.

As características de um Rottweiler

Apesar de o Rottweiler ser um cachorro inteligente, valente e obediente, é também um cão de grande força física. É basicamente por este motivo que o Rottweiler é considerado como um dos cachorros potencialmente perigosos na maioria dos países.

A sua mordida e o seu corpo musculado fazem dele um cão capaz de matar, como qualquer outro animal das suas características. É por esse motivo que o PeritoAnimal é totalmente contra esta regulação, uma vez que fomenta a discriminação de raças e a não adoção.

É ou não é um cão perigoso?

Qualquer profissional lhe dará a mesma resposta que nós: o Rotweiler não é um cão perigoso, o perigo é a educação que damos ao animal.

Tenha em conta os seguintes conselhos antes de adotar um Rottweiler:

  • Socialize o seu cachorro desde que é filhote
  • Deve passar tempo com o seu pet, um cachorro solitário será infeliz
  • Utilize sempre o reforço positivo para o educar, as coleiras de asfixia ou a violência são totalmente desaconselháveis e inapropriados
  • Passeie com o seu cachorro duas a três vezes por dia
  • Durante o passeio deverá permitir uma certa liberdade, especialmente se o seu cachorro está estressado. Pode ajudar a aliviar o seu estresse permitindo que cheire e explore de forma tranquila
  • Pratique exercício com o seu cachorro se acredita que ele precisa
  • Ensine-lhe ordens de adestramento básicas que sejam de utilidade para a sua segurança: senta, quiete ou vem são alguns dos exemplos que o seu cachorro deve aprender
  • Cumpra com as suas necessidades a todo o momento e recorra ao veterinário se for preciso

Se seguir todos estes conselhos o Rottweiler que adotar não será um cachorro agressivo em nenhum caso. Cobrir todos os aspetos do seu dia a dia repercutir-se-á no bem-estar do animal e poderá ter ao seu lado o melhor amigo do mundo.

O que devo fazer se o meu Rottweiler virar agressivo?

Se considerar que o seu Rottweiler está mudando o seu caráter ficando agressivo ou tem problemas para o educar deverá colocar-se em contacto com profissionais caninos, descubra com mais profundidade no PeritoAnimal o que faz um etólogo e como o pode ajudar nesse caso.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O Rottweiler é perigoso?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.