Partilhar

Os cães sentem ciúmes?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 18 dezembro 2017
Os cães sentem ciúmes?

Ver fichas de  Cachorros

Carinhosos, fieis e leais como poucos, assim são os nossos companheiros caninos que acertadamente definimos como o melhor amigo do homem, uma vez que nós encontramos neles uma das melhores companhias, chegando a formar um vínculo emocional muito profundo, que raramente podemos definir com palavras.

Certamente já pode observar no seu cão comportamentos que parecem muito humanos, isto porque não se deve esquecer que os cães também são capazes de construir completar estruturas sociais, além de gerar muita empatia com o que n´s sentimos e transmitimos.

Talvez já se tenha perguntado se os cães sentem ciúmes, verdade? Esta é a dúvida que abordamos no seguinte artigo do Perito Animal.

Também lhe pode interessar: Os cachorros sentem amor?

Emoções partilhadas por humanos e cães

Os cães são capazes de sonhas durante as fases de sono profundo, os cães também têm uma determinada estrutura de pensamento, então, por que não iram sentir as emoções que consideramos que são exclusivas dos seres humanos?

Os nossos amigos caninos são só são capazes de mostrar empatia pelo que sentimos, como também possuem emoções que podemos reconhecer em nós:

  • Pranto
  • Tristeza
  • Alegria
  • Inquietação
  • Ciúmes

Sim, os cães também são capazes de sentir ciúmes como consequência de uma complexa estrutura social e acredita-se que estes ciúmes cumprem com uma importante função: preservar a relação que têm com o seu proprietário.

Os cães sentem ciúmes? - Emoções partilhadas por humanos e cães

A prova dos ciúmes

Uma equipe de investigadores da Universidade de San Diego, dirigia pela psicóloga Christine Harris foram os responsáveis por levar a cabo um estudo com a finalidade de determinar se os cães eram capazes de sentir ciúmes, os resultados foram surpreendentes.

Estudou-se e comportamento de 36 cães de diversas raças. Quando os seus proprietários interagiam com diversos objetos, como livros infantis tridimensionais, os cães mostravam-se indiferentes, no entanto, quando os proprietários interagiam com boneco de pelúcia que imitavam um cão, o mecanismo dos ciúmes entrava em ação e alguns animais tratavam inclusivamente de romper o vínculo entre o seu proprietário e o que consideravam um rival canino.

Como os cães manifestam os ciúmes?

Quando um cão está com ciúmes as mudanças de comportamento são muito evidentes e também surpreendentes, podem observar-se da seguinte forma:

  • Latidos e rosnados
  • Movimento muito agitado do rabo
  • Mecanismos para se intrometer entre a pessoa querida e o que é considerado como rival
  • Ansiedade e inquietação

Este comportamento mostra que os cães têm medo de perder a atenção do seu proprietário e passar a um segundo ou terceiro plano, por isso fazem todo o possível para afastar o seu rival. No experimento, além de latidos, era muito habitual que os cães estudados empurrassem o cão de pelúcia e se intrometessem entre ele e o seu proprietário.

Os cães sentem ciúmes? - Como os cães manifestam os ciúmes?

De que sentem ciúmes os cães?

Embora o estudo se tenha centrado no comportamento do cão diante de um rival canino, se partilha a vida com um animal destas características, saberá que pode sentir ciúmes perante qualquer situação em que não obtenha toda a sua atenção, como as seguintes:

  • Convivência com outro cão
  • Convivência com outro pet
  • Demonstrações de afeto entre o casal
  • Demonstrações de afeto com os filhos
  • A chegada de um bebê

Se o seu cachorro sente que desvia a sua atenção e as suas demonstrações de afeto para um terceiro, sentir-se-á ciumento e acreditará que é necessário proteger a relação que tem com você.

Os cães sentem ciúmes? - De que sentem ciúmes os cães?

Prevenir os ciúmes em cães

Prevenir que um cão entre em um estado de ciúmes ajudará também a prevenir alterações no seu comportamento e a desfrutar de uma convivência mais harmoniosa, para isso, os seguintes conselhos serão muito úteis:

  • Não trate o seu cão com se fosse uma criança
  • Socialize o seu cão desde filhote
  • Eduque adequadamente o seu cão, estabelecendo limites claros e bem definidos
  • Estabeleça uma ordem hierárquica de forma que o cão fique abaixo dos membros da família humana
  • Erradique os comportamentos agressivos e possessivos desde a etapa de filhote

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cães sentem ciúmes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os cães sentem ciúmes?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Hegio Roberto Ribeiro
Gostei muito da reportagem
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Hegio! Obrigada pelo seu comentário. Continue nos acompanhando 🐶

Os cães sentem ciúmes?
1 de 4
Os cães sentem ciúmes?

Voltar ao topo da página