menu
Partilhar

Insetos gigantes - Características, espécies e imagens

 
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. 16 janeiro 2021
Insetos gigantes - Características, espécies e imagens

Você já deve ter se acostumado a conviver com insetos pequenos. No entanto, há uma diversidade imensa desses animais invertebrados artrópodes. Estima-se que existam mais de um milhão de espécies e, entre eles, há insetos gigantes. Ainda hoje é comum que os cientistas descubram novas espécies desses bichos que possuem três pares de pernas articuladas. Inclusive, o maior inseto inseto do mundo foi descoberto em 2016.

Você quer saber quais são os maiores insetos do mundo? Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos alguns dos insetos gigantes - espécies, características e imagens. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Tipos de moscas: espécies e características

O maior inseto do mundo

Quer saber qual o maior inseto do mundo? É um bicho-pau (Phryganistria Chinensis) de 64 cm e criado por cientistas chineses em 2017. Ele é filho do até então considerado o maior inseto do mundo, descoberto no Sul da China em 2016. O bicho-pau de 62,4cm foi encontrado na região de Guangxi Zhuang e levado ao Museu de Insetos da China Ocidental, na cidade de Sichuan. Lá, ele colocou seis ovos e gerou este que atualmente é considerado o maior entre todos os insetos.

Antes acreditava-se que o maior inseto do mundo fosse um outro bicho-pau, que possuía 56,7cm, encontrado na Malásia em 2008. Os bichos-pau representam cerca de três mil espécies de insetos e fazem parte da ordem Phasmatodea. Eles se alimentam de flores, folhas, frutos, brotos e, alguns, também de seiva das plantas.

Insetos gigantes - Características, espécies e imagens - O maior inseto do mundo

Coleópteros

Agora que você já sabe qual é o maior inseto do mundo, seguiremos com nossa lista de insetos gigantes. Entre os coleópteros, cujos exemplares mais populares são os besouros e as joaninhas, há várias espécies de insetos grandes:

Titanus giganteus

O Titanus giganteus ou cerambicídeo-gigante pertence à família Cerambycidae, conhecida pelo comprimento e disposição de suas antenas. É o maior besouro do mundo conhecido atualmente e por isso figura entre os principais insetos gigantes. Este besouro pode medir 17 cm da cabeça até a extremidade do abdômen (sem contar o comprimento de suas antenas). Possui mandíbulas poderosas capazes de cortar um lápis em dois. Habita florestas tropicias e pode ser visto no Brasil, Colômbia, Peru, Equador e nas Guianas.

Agora que você conheceu o maior besouro do mundo, você também pode se interessar por este outro artigo sobre tipos de insetos: nomes e características.

Insetos gigantes - Características, espécies e imagens - Coleópteros

Macrodontia cervicornis

Este enorme besouro disputa com o Titanus giganteus o título de maior besouro do mundo quando consideradas suas gigantescas mandíbulas. É tão grande que até possui parasitas (podendo ser besouros menores) em seu corpo, mais especificamente, em suas asas.

Os desenhos semelhantes a ilustrações tribais o tornam um inseto muito bonito, o que o torna alvo de colecionadores e por isso é considerada uma espécie vulnerável na lista vermelha de animais que correm risco de extinção.

Neste artigo você conhecerá os insetos mais bonitos do mundo.

Imagem: fine art america

Besouro hércules

O Besouro hércules (Dynastes hercules) é o terceiro maior besouro do mundo, atrás dos dois que já citamos. Ele também é um coleóptero e pode ser encontrado nas florestas tropicias da América Central e do Sul. Os machos podem alcançar 17 cm de comprimento devido aos seus poderosos chifres, que podem ser maiores até mesmo que o corpo do besouro. Seu nome não é por acaso: ele é capaz de levantar até 850 vezes seu próprio peso e muitos o consideram o animal mais forte do mundo. As fêmeas deste besouro não possuem chifres e são bem menores que os machos.

Neste outro artigo, você descubrirá quais são os insetos mais venenosos do Brasil.

Louva-a-deus gigante da Ásia

O Louva-a-deus gigante da Ásia (Hierodula membranacea) é o maior louva-a-deus do mundo. Este inseto gigante tornou-se um animal de estimação para muitas pessoas graças à sua enorme facilidade de manutenção e à sua espetacular ferocidade. Os louva-a-deus não matam suas presas, uma vez que as prendem e começam a devorá-las até o fim.

Ortópteros y Hemípteros

Weta gigante

O weta gigante (Deinacrida fallai) é um inseto ortopterano (da família dos grilos e gafanhotos) que pode medir até 20 cm. É nativo da Nova Zelândia e, apesar de seu tamanho, é um inseto gentil.

Insetos gigantes - Características, espécies e imagens - Ortópteros y Hemípteros

Barata-de-água-gigante

Esta barata gigante (Lethocerus indicus), é o maior inseto hemíptero aquático. No Vietnã e na Tailândia, faz parte da alimentação de muita gente ao lado de outros insetos menores. Esta espécie tem mandíbulas grandes com as quais pode matar peixes, sapos e outros insetos. Pode atingir 12 cm de comprimento.

Blátidos e Lepidópteros

Barata-de-Madagascar

A barata-de-Madagascar (Gromphadorhina portentosa), é uma barata gigante e agitada, nativa de Madagascar. Estes insetos são não picam nem mordem e podem atingir até 8 cm de comprimento. Em cativeiro podem viver por cinco anos. Uma interessante curiosidade é que estas baratas gigantes são capazes de assobiar.

Insetos gigantes - Características, espécies e imagens - Blátidos e Lepidópteros

Mariposa-atlas

Esta mariposa gigante (Attacus atlas) é o maior lepidóptero do mundo, com uma área de asa de 400 centímetros quadrados. As fêmeas são maiores do que os machos. Estes insetos gigantes habitam florestas tropicais e subtropicais do sudeste asiático, especialmente na China, Malásia, Tailândia e Indonésia. Na Índia, essas que são consideradas umas das maiores marioposas do mundo são cultivadas por sua capacidade de produção de seda.

Mariposa-imperador

A famosa (Thysania agrippina) também pode receber o nome de diabo branco ou borboleta fantasma. Pode medir 30 cm da ponta de uma asa à outra e é considerada a maior mariposa do mundo. Típica da Amazônia brasileira, também já foi vista no México.

Megalópteros e odonatos

Dobsongly-gigante

A Giant dobsonfly é um megalóptero gigante com uma envergadura de asa de 21 cm. Este inseto vive em lagoas e águas rasas no Vietnã e na China, desde que essas águas estejam limpas de poluentes. Parece uma libélula gigante com mandíbulas hiper-desenvolvidas. Na foto abaixo, há um ovo para demonstrar o tamanho deste inseto gigante.

Insetos gigantes - Características, espécies e imagens - Megalópteros e odonatos
Imagem: cde.peru.com

Magrelopepus caerulatus

Esta libélula gigante (Magrelopepus caerulatus) é um belo zigomático que combina beleza com grande tamanho. Sua envergadura chega a 19 cm, com asas que parecem feitas de vidro e um abdômen muito fino. Este tipo de libélula gigante habita florestas tropicias da América Central e do Sul. Quando adulta, pode ser alimentar de aranhas.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os insetos gigantes, talvez possa se interessar por este artigo sobre os dez maiores animais do mundo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Insetos gigantes - Características, espécies e imagens, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ÉPOCA NEGÓCIOS. Cientistas chineses criam maior inseto do mundo com 64 cm de comprimento. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2017/08/cientistas-chineses-criam-maior-inseto-do-mundo-com-64-cm-de-comprimento.html>. Acesso em 14 de janeiro de 2021.
  • O GLOBO. Maior inseto do mundo tem 62 cm e foi descoberto na China. Disponível: <https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/maior-inseto-do-mundo-tem-62-cm-foi-descoberto-na-china-19237191>. Acesso em 14 de janeiro de 2021.
  • WORLD CONSERVATION MONITORING CENTRE. The IUCN Red List of Threatened Species. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/12591/3362999>. Acesso em 14 de janeiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Insetos gigantes - Características, espécies e imagens
Imagem: fine art america
Imagem: cde.peru.com
1 de 13
Insetos gigantes - Características, espécies e imagens

Voltar ao topo da página