O que as lontras comem?
As lontras, também chamadas de nútrias e, em certas regiões, apenas como ariranhas, são mamíferos que pertencem a família dos mustelídeos. Dentro desta família estão localizadas a subfamília Lutrinae, a qual conta com uma ampla diversidade que inclui diferentes gêneros, o que faz das lontras um grupo numeroso.
Embora existam alimentos comuns para estes animais de hábitos principalmente aquáticos, a especificidade da dieta depende do lugar onde se encontram. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça o que as lontras comem. Boa leitura.
Tipo de alimentação das lontras
As lontras, como as ariranhas, são animais carnívoros, que se caracterizam por serem muito ativas para caçar suas presas. Estes animais contam com algumas adaptações que facilitam a captura do seu alimento no meio aquático onde se desenvolvem, embora existam espécies que também podem se deslocar em terra sem nenhum problema.
Entre as características que são úteis para caçar, encontramos seu corpo longo e delgado adaptado para o nado, o qual realizam agilmente. Seus membros anteriores permitem capturar o alimento e, com exceção de apenas uma espécie, possui garras afiadas que utilizam para se alimentar. Adicionalmente, algumas são capazes até de se apoiar no uso de ferramentas como pedras para abrir certas presas das quais se alimentam. De fato, essa prática é bastante comum, pois às vezes colocam a presa sobre o peito e batem nela com uma pedra para abri-la.
Em águas turvas ou com densidade de algas, também chegam a utilizar seus bigodes para detectar o alimento. Quando capturam presas no fundo marinho ou a certa profundidade, as colocam debaixo das axilas para depois comê-las na superfície.
O que os filhotes das lontras comem?
O tipo de alimentação das lontras, como vimos, é então carnívoro e pode ser muito diversificada, consumindo uma ampla variedade de animais tanto aquáticos como terrestres, que dependerá dos habitats onde se desenvolvem. Em relação ao que os filhotes das lontras comem, como mamíferos que são, se alimentam do leite de sua mãe, no entanto, em alguns casos começam a consumir alimentos sólidos poucos dias após o nascimento.
Lamentavelmente, muitas pessoas decidem ter uma lontra como animal de estimação. Neste outro artigo explicamos por que você não deve fazer isso: "É possível ter uma lontra como animal de estimação?".
O que as lontras marinhas comem?
Existem vários tipos de lontras que habitam em ambientes marinhos, portanto sua alimentação está associada a esses ecossistemas. Vamos conhecer a seguir quais são:
Alimentação da lontra africana sem garras (Aonyx capensis)
A lontra africana sem garras (Aonyx capensis) é uma espécie que se desenvolve em ambientes de água doce e salgada, mas sempre precisa de água doce nas proximidades. Quando vive em ambientes marinhos se alimenta principalmente de:
- Peixes
- Caranguejos
- Lagostas do Cabo
- Abalone
- Aves
- Larvas
- Répteis
- Pequenos mamíferos
Alimentação da lontra marinha (Enhydra lutris)
Em relação à lontra marinha (Enhydra lutris), é exclusivamente deste tipo de habitats. Consome qualquer espécie de peixe ou invertebrado deste tipo de ambiente aquático presente em sua área de distribuição, que consiste em áreas com abundância de algas. Entre as presas, inclui:
- Ouriços
- Estrelas do mar
- Lapas
- Mexilhões
- Chitons
- Vieiras
- Polvos
- Lulas
- Peixes
Na imagem vemos essa lontra comendo uma estrela do mar.
Alimentação da lontra marinha (Lontra felina)
A lontra marinha ou chugungo (Lontra felina) é outra espécie exclusiva deste tipo de habitat. Pode se alimentar tanto na costa rochosa como dentro da água, o que faz flutuando de costas, o que permite até que continue comendo sobre ondas altas. Então, sua dieta consiste em:
- Peixes
- Crustáceos
- Equinodermos
- Moluscos
- Aves
- Pequenos mamíferos
- Ovos
- Frutas
O que as lontras de rio comem?
Como no caso anterior, a alimentação da lontra dependerá do meio na qual vive e da espécie. Portanto, veremos a seguir o que as lontras de rio comem em função da espécie a que pertencem:
Alimentação da lontra-anã-oriental (Amblonyx cinereus)
Um primeiro exemplo que podemos mencionar é a lontra anã oriental (Amblonyx cinereus) que, embora possa ter uma certa presença costeira, desenvolve-se principalmente em habitats de água doce. Se alimenta de:
- Caranguejos
- Caracóis
- Moluscos
- Insetos
- Peixes (gourames e bagres)
- Roedores
- Cobras
- Anfíbios
Alimentação da lontra de pescoço pintado (Hydrictis maculicollis)
A lontra de pescoço pintado (Hydrictis maculicollis) se desenvolve em corpos exclusivamente de água doce. Embora seja principalmente um piscívoro, também inclui outros animais em sua dieta. Vamos conhecer a seguir sua alimentação:
- Peixes dos gêneros Haplochromis e Tilapia
- Sapo com garras (Xenopus laevis)
- Caranguejos
- Rãs
- Larvas de libélulas
Alimentação da lontra fluvial norte-americana (Lontra canadensis)
Por outro lado, temos a lontra fluvial norte-americana (Lontra canadensis), com hábitos principalmente de água doce, mas também pode estar presente em algumas áreas costeiras marinhas. Consome as seguintes presas:
- Sapos
- Peixes
- Caranguejos de rio
- Tartarugas
- Aves
- Pequenos mamíferos
- Ovos
- Plantas aquáticas
- Algas
Alimentação da lontra-neotropical (Lontra longicaudis)
A lontra-neotropical (Lontra longicaudis), embora esteja presente em ambientes de água salgada, está distribuída por uma grande variedade de ecossistemas de água doce. Dado este último aspecto mencionado, é um predador oportunista que aproveita as presas disponíveis no habitat em que se encontra. Sua alimentação é baseada em:
- Peixes
- Crustáceos
- Anfíbios
- Mamíferos
- Aves
- Insetos
Alimentação da lontra-do-rio-sul (Lontra provocax)
Já a lontra-do-rio-sul (Lontra provocax), dependendo da região onde está localizada, pode ter hábitos de água doce ou salgada. Neste sentido, quando está localizada em meios de água doce, sua dieta é constituída principalmente por macrocrustáceos do gênero Aegla spp. e Sammastacus spp., e em menor proporção consome peixes, outros crustáceos e anfíbios.
Alimentação da lontra-de-nariz-peludo (Lutra sumatrana)
A lontra-de-nariz-peludo (Lutra sumatrana), que também tem hábitos de água doce, leva sua alimentação baseada em:
- Peixes (Channidae, Belontiidae, Anabantidae, Notopteridae, entre outros)
- Cobras d'água
- Sapos
- Insetos
- Caranguejos
- Mamíferos
Alimentação da lontra de pelo liso (Lutrogale perspicillata)
Outra espécie associada às águas doces e também aos manguezais é a lontra de pelo liso (Lutrogale perspicillata), que se localiza principalmente em planícies relacionadas com esses ecossistemas aquáticos. Este tipo de lontra se alimenta de:
- Peixes
- Caranguejos de rio
- Camarões
- Rato do campo de arroz (Rattus argentiveter)
- Insetos
- Aves
Alimentação das ariranhas (Pteronura brasiliensis)
Finalmente, podemos mencionar o que as ariranhas comem (Pteronura brasiliensis), as quais preferem habitats não perturbados, com grande densidade de vegetação e abundância de presas como:
- Peixes (bagres, perca e caracino)
- Crustáceos
- Cobras
- Pequenos jacarés
Na imagem vemos a ariranha de rio.
Agora que você já sabe o que as lontras comem, não perca o artigo a seguir sobre os animais do pantanal do Brasil.
Se deseja ler mais artigos parecidos a O que as lontras comem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.
- KASPER, Carlos Benhur, et al. Estudo preliminar sobre a ecologia de Lontra longicaudis (Olfers)(Carnivora, Mustelidae) no Vale do Taquari, Sul do Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, 2004, vol. 21. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbzool/a/LwbVmCYNpntd5hPk3LYMVqr/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 25 de abril de 2022.