Dietas equilibradas

O que as cabras comem?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 10 janeiro 2023
O que as cabras comem?

Você sabe sabe como alimentar uma cabra? Ou que comida dar para um cabrito? As cabras estão entre os primeiros animais que foram domesticados pelo ser humano. Existem diversas espécies, a maioria nativa do Velho Mundo, embora exista um tipo de cabra originária das Américas. São animais que se distinguem por seus chamativos e imponentes chifres segundo a espécie e, além disso, por sua excelente capacidade de escalar locais praticamente inacessíveis para outros animais e pessoas. Vivem em variados habitats, por isso se desenvolvem em diversos tipos de ecossistemas.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos entrar em detalhes sobre a alimentação desses bichos e explicar o que as cabras comem, citando, claro, o que bodes e cabritos comem. Boa leitura.


Também lhe pode interessar: O que as zebras comem?

Índice

  1. Tipo de alimentação das cabras
  2. O que os cabritos comem?
  3. O que as cabras comem?
  4. Como alimentar uma cabra?

Tipo de alimentação das cabras

As cabras (Capra aegagrus hircus) têm um tipo de alimentação herbívora, de fato, são restritas nesse sentido. Dependendo da espécie e habitat, pela disponibilidade de plantas, o que as cabras comem são diversas espécies de vegetação, bem como diferentes partes como folhas, flores, frutos, talos, cascas de árvore ou sementes. Algumas também chegam a comer líquens.

Esses animais pertencem à família dos bovinos, de modo que são animais ruminantes. Isto significa que seu estômago é formado por quatro câmaras conhecidas como rúmen, retículo, omaso e abomaso. No entanto, geralmente os ruminantes não possuem uma dieta tão variada quanto às partes das plantas que consomem, assim como a diversidade, mas as cabras diferem nesse sentido porque são mais generalistas em sua alimentação.

Descubra outros Animais herbívoros: definição, tipos e exemplos nesse artigo.

O que os cabritos comem?

Os cabritos são os filhotes das cabras com os bodes e são assim chamados até, mais ou menos, os 7 meses de vida. As cabras são animais mamíferos e ao nascer dependem do leite materno. Dependendo da espécie, os cabritos desmamam entre os 3 meses ou inclusive próximo de um ano. Cerca de uma semana depois, alguns cabritos já começam a comer alimentos sólidos, que consistem em um pouco de vegetação que a mãe consome, isto se deve por nascerem precoces.

No entanto, precisam primeiro consumir somente leite e esperar alguns dias até que seu sistema digestivo esteja totalmente apto para processar o alimento vegetal, do qual logo dependerão de forma exclusiva.

O que as cabras comem? - O que os cabritos comem?

O que as cabras comem?

Já mencionamos que as cabras, assim como os bodes, como ruminantes que são, levam uma dieta exclusivamente herbívora. No entanto, conheceremos a seguir algumas particularidades que as cabras comem baseando-nos em exemplos:

  • Íbex-siberiano (Capra sibirica): esta espécie se alimenta de até 140 espécies de plantas diferentes, das quais consome folhas, talos, cascas, flores, frutas e também come líquens. Esta cabra passa parte do dia se alimentando e, o restante, descansando. No entanto, quando chega a estação com os dias mais curtos no hemisfério norte, passa a maior quantidade de tempo consumindo alimentos. Um macho pode comer até 16 kg ao dia, enquanto que a fêmea, cerca de 10 kg.
  • Cabra-montês (Capra pyrenaica): esta cabra tem uma alimentação principalmente herbívora, ou seja, consome preferencialmente ramos, folhas, brotos e inclusive frutas. A planta principal que consome é a azinheira (Quercus ilex), mas também come pastos, ervas, sementes e nozes.
  • Íbex (Capra Ibex): segundo a estação, faz migrações em função da disponibilidade de alimentos, já que no inverno as plantas diminuem de maneira considerável. Se movem ao sul da região dos Alpes, onde existem mais plantas e menos neve. Consome folhas, talos, crostas, pastos, ervas e brotos. Aqui também tem informações de outros Animais que migram: por que migram e exemplos.
  • Cabra-selvagem (Capra aegagrus): esta cabra come pastos, plantas herbáceas e arbustos. Uma de suas peculiaridades é que escala as árvores que não sejam muito altas para se alimentar, especialmente em zimbros e carvalhos. Segundo o local e a estação, existem mudanças na dieta. Assim, em alguns casos consome principalmente ervas na primavera, mas no inverno muda para pequenos arbustos.
  • Cabra-da-montanha (Oreamnos americanus): este herbívoro consome principalmente plantas lenhosas, pastos, musgos, liquens e plantas herbáceas, embora possa haver variações segundo a estação. Na primavera se move para áreas de salinas que são ricas em minerais.
  • Markhor (Capra falconeri): este caprino, chamado ainda de cabra-selvagem-da-índia, também é um herbívoro estrito, no qual se alimenta de pastos na primavera e verão enquanto que, no outono e inverno, come folhas, ramos e crostas.

Até agora falamos sobre a alimentação das cabras na natureza, mas e o que as cabras comem quando são criadas? De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é essencial adaptar o que as cabras comem de acordo com a estação do ano e a região onde vivem. [1]

Por exemplo, no semi-árido brasileiro, durante a estação da seca, muitos criadores de cabras têm alimentado os cabritos com a ajuda de bancos de proteína com leucena, uma leguminosa bastante resistente à seca.

Outro recurso utilizado para alimentar cabras no Brasil são os chamados concentrados, alimentos que possuem conteúdo de fibra bruta inferior a 18% na matéria seca, podendo ser divididos em concentrados energéticos e protéicos. Os concentrados energéticos incluem alimentos como o farelo de trigo e o milho. Já os protéicos contam com torta de algodão e farelo de soja.

O que as cabras comem? - O que as cabras comem?

Como alimentar uma cabra?

Eventualmente, segundo onde vivemos, podemos encontrar uma cabra, um bode ou um cabrito perdido e/ou ferido. Se for o caso, o ideal é levar o animal a um centro de resgate, no qual podem dar a atenção necessária. Entretanto, se não for possível fazer isso no momento, é possível oferecer alguns alimentos para manter a cabra até que possa ser levada à um local apropriado.

  • No caso de um cabrito: pode ser comprado leite de cabra que é comumente vendido em certos lugares, em que pode ser dado com uma garrafa ou mamadeira.
  • No caso de uma cabra ou bode: sempre devem ser opções vegetais, como pasto, alfafa, frutas, alguns legumes. O feno recém comprado também pode ser uma opção.

Por outro lado, é muito importante colocar água fresca e limpa para a cabra. São animais que evitam ao máximo consumir alimentos ou água em mal estado, por isso tudo o que ingere deve estar em excelentes condições comestíveis.

Agora que você já sabe o que as cabras comem, te deixamos mais informações sobre os Tipos de cabras que existem neste outro post do PeritoAnimal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que as cabras comem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. Embrapa Caprinos. Alimentos e alimentação de ovinos e caprinos no Semi-Árido Brasileiro. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPC/20675/1/doc67.pdf>. Acesso em 30 de dezembro de 2022.
Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 30 de dezembro de 2022.
  • IUCN. (2022). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2022-1. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org>. Acesso em 30 de dezembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que as cabras comem?