Animais em perigo de extinção

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes

Carolina Costa
Por Carolina Costa, Médica Veterinária. Atualizado: 12 setembro 2023
Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes

O Pantanal, também conhecido por Complexo do Pantanal, é a maior planície inundável do mundo que engloba uma das regiões com a maior biodiversidade aquática e terrestre do mundo. Estima-se que cerca de 10 a 15% das espécies mundiais habitem no território brasileiro.

Neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos a você uma lista dos animais típicos do pantanal. Se você tem curiosidade para saber mais sobre a fauna selvagem do Brasil, não deixe de ler este artigo sobre animais do Pantanal e suas particularidades incríveis!

Índice

  1. Pantanal
  2. Animais do Pantanal
  3. Répteis do Pantanal
  4. Aves do Pantanal
  5. Peixes do Pantanal
  6. Mamíferos do Pantanal

Pantanal

O Pantanal, também conhecido por Complexo Pantanal, é a maior superfície alagada do mundo com uma extensão de cerca de 210 mil km2. Está situado sobre uma enorme depressão que se localiza na Bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Pela sua enorme biodiversidade (flora e fauna) é considerado Patrimônio Natural Mundial, no entanto isso não o impede de estar a ser desflorestado ou destruído.

A grande biodiversidade de flora e fauna (mamíferos, anfíbios, répteis, aves, insectos) se deve também à sua localização privilegiada e da influência da flora e fauna da Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Chaco e do Cerrado. Por isso, dentre os animais do Pantanal, podemos encontrar diferentes espécies que também podem ser encontradas em outros locais do país.

Em períodos de muita chuva, o rio Paraguai transborda e alaga uma grande parte do território e as regiões de plantações ficam inundadas. Quando as águas descem, se cria gado e se colhem e fazem novas plantações, daí ser muito conhecido pela exploração piscatória, pecuária e agrícola.

Existem muitos animais em extinção no pantanal e infelizmente a lista continua aumentando devido à ação do ser humano, que destrói, caça, queima e polui o planeta.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes - Pantanal

Animais do Pantanal

A seguir damos a você uma lista de alguns dos animais do bioma Pantanal, uma vez que a biodiversidade é tão grande, desde o menor inseto ao maior mamífero, a lista seria interminável e todos as plantas e animais que vivem no pantanal brasileiro são igualmente importantes.

Répteis do Pantanal

Comecemos pelos répteis, dentre os animais que vivem no Pantanal, os jacarés são alguns dos mais famosos por habitarem a região:

Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare)

Dentre os bichos do Pantanal o Caiman yacare pode alcançar os 3 metros de comprimento e se alimenta de várias espécies de animais. As fêmeas colocam os ovos nas margens dos rios, na floresta e mesmo em vegetação flutuante, colocando até 24 ovos por ano. A temperatura de incubação dos ovos pode determinar o sexo dos filhotes, tendo em conta as temperaturas estão cada vez mais altas, podemos estar perante um problema de ter filhotes todos do mesmo sexo e não haver a possibilidade de reprodução.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes - Répteis do Pantanal

Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)

Para os animais que vivem no Pantanal, os jacarés apresentam uma função importante especialmente a regulação da quantidade de piranhas que existem nas regiões aquáticas. A diminuição do número de jacarés ou mesmo a sua extinção pode desencadear a sobrepopulação de piranhas que acarreta um perigo para os outros animais e mesmo para o ser humano.

O Jacaré-de-papo-amarelo pode chegar até aos 50 anos de idade e atingir os 2 metros de comprimento. Na época de acasalamento, quando está pronto a se reproduzir, adquire uma coloração amarela no papo. O seu focinho é largo e curto para se alimentar de peixes pequenos, moluscos, crustáceos e outros répteis menores.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes -

Jararaca-da-Mata (Bothrops jararaca)

Nos animais do Pantanal ela se encontra no sul e sudeste do Brasil, sendo o seu habitat comum as florestas. Esta é uma espécie muito estudada uma vez que a sua peçonha (veneno) tem sido utilizada para a criação de fármacos para pessoas com problemas cardíacos.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes -

Sucuri-amarela (Eunectes notaeus) e Sucuri-verde (Eunectes murinus)

A sucuri é uma cobra não-peçonhenta (não venenosa) típica da América do Sul. As fêmeas são maiores que os machos, podendo chegar a 4,5 metros de comprimento, vivendo quase até aos 30 anos. Apesar de ter um tempo de gestação de 220 até 270 dias e de poder ter 15 filhotes por ninhada, é uma espécie ameaçada de extinção. A sucuri-verde é maior e surge mais na Amazônia e Cerrado.

São nadadoras exímias, mas, como em terra se deslocam muito lentamente, passam mais tempo dentro água e matam através da sua forte mordida e por constrição (sufocamento). A alimentação desses animais que vivem no Pantanal varia muito: ovos, peixes, répteis, aves e mesmo mamíferos.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes -

Outros répteis do Pantanal

Entre os animais do Pantanal que também podemos encontrar, estão estes répteis:

  • Jibóia-constritora (Boa constritor);
  • Tartaruga-do-pantanal (Acanthochelys macrocephala);
  • Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa);
  • Lagarto-do-ipê (Tropidurus guarani);
  • Iguana (Iguana iguana).
Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes -

Aves do Pantanal

Algumas aves são facilmente avistadas e inconfundíveis entre os animais típicos do Pantanal, algumas delas são:

Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus)

Psitacídeo do qual existem três espécies em que duas estão ameaçadas de extinção e uma está mesmo extinta devido ao tráfico animal. Apresenta uma linda plumagem azul, círculos amarelos em redor dos olhos e uma faixa amarela em torno do bico. É uma ave muito ambicionada pela sua plumagem.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes - Aves do Pantanal

Tucano (Ramphastos toco)

É um dos animais que vivem no Pantanal e possui um bico muito característico, alaranjada e grande. É um bicho diurno que se alimenta de uma grande variedade de alimentos, ovos, lagartos, insetos, frutos.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes -

Outras aves do Pantanal brasileiro

Além das que já citamos, outras aves que são animais do Pantanal, são:

  • Arara vermelha-grande (Ara chloropterus);
  • Ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda);
  • Curica (Amazona amazonica);
  • Garça-branca (Ardea alba);
  • João-pinto (Icterus croconotus);
  • Saí-azul (Dacnis cayana);
  • Seriema (Cariama cristata);
  • Tuiuiu (Jabiru mycteria - símbolo do pantanal).
Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes -

Peixes do Pantanal

A planície inundável do Pantanal reúne uma biodiversidade única. Estes são alguns dos animais deste bioma do Pantanal:

Piranha (Pygocentrus nattereri)

A espécie mais comum do Pantanal é a piranha-vermelha. Se trata de um peixe carnívoro de água doce e é muito agressiva e perigosa, uma vez que ataca em bandos e possui uma fileira de dentes extremamente afiados. Ela é também muito utilizada na gastronomia local.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes - Peixes do Pantanal

Outros peixes do Pantanal

Há uma grande diversidade desses animais do Pantanal. Dentre os peixes que encontramos no bioma também estão:

  • Dourado (Salminus brasiliensis);
  • Pintado (pseudoplatystoma corruscans);
  • Traíra (Hoplias malabaricus).
Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes -

Mamíferos do Pantanal

A fauna pantaneira também é conhecida por alguns dos mais exuberantes mamíferos brasileiros:

Onça-pintada (Panthera onca)

A onça-pintada ou jaguar, é o terceiro maior felino do mundo. É um nadador exímio e vive em zonas de rios ou lagos. Pode chegar aos 90kg e tem uma mordida muito forte e fatal. É um animal carnívoro, o que o coloca no topo da cadeia alimentar.

É uma atração turística para qualquer interessado pela natureza, mas, infelizmente, também para os caçadores furtivos, o que a faz estar na lista oficial de espécies ameaçadas do Brasil. Além da caça furtiva, o aumento das cidades e a perda do seu habitat natural por desflorestação, aumentam a ameaça de extinção deste que é um dos mais famosos animais que vivem no Pantanal.

Tal como os jacarés, estes carnívoros regulam as populações dos outros animais.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes - Mamíferos do Pantanal

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)

De cor alaranjada, patas longas e grande orelhas fazem desse lobo uma espécie única dentre os animais do Pantanal.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes -

Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)

Maior roedor do mundo e muito bons nadador, as capivaras vivem em grupo de 40 ou mais animais.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes -

Cervo do pantanal (Blastocerus dichotomus)

Maior cervídeo sul-americano, só é encontrado no Pantanal. Está ameaçado de extinção. Pode chegar a 125kg, 1,2m altura e os machos possuem chifres ramificados. A sua dieta é à base de plantas aquáticas e vivem nas regiões alagadas. Para resistir à ação da agua, os cascos apresentam uma membrana protetora que os ajuda a ficar tanto tempo submerso sem que os cascos amoleçam. É outra espécie ameaçada de extinção.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes -

Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)

O conhecido papa-formigas, nos bichos do Pantanal, apresenta pelagem grossa e marrom-acinzentada com uma faixa diagonal preta com bordas brancas. O seu longo focinho e garras grandes são ótimas para captar e ingerir formigas e cupins. Pode ingerir mais de 30 mil formigas num só dia.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes -

Anta (Tapirus terrestris)

Ou Tapir, apresenta uma tromba flexível (probóscide) e uma estatura corpulenta com membros curtos. A sua dieta inclui frutos e folhas.

Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes -

Ariranha (Pteronura brasiliensis) e Lontra (Lontra longicaudis)

As ariranhas, conhecidas como as onças-d’água, e as lontras são mamíferos carnívoros que se alimentam de peixes, pequenos anfíbios, mamíferos e aves. Enquanto as ariranhas são mais sociais e vivem em grande grupos, as lontras são mais solitárias. Vulnerável segundo União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

No vídeo a seguir, explicamos por que não se deve ter uma lontra de estimação:

Outros mamíferos do Pantanal:

  • Cachorro do mato (Cerdocyon thous);
  • Macaco-prego (Sapajus cay);
  • Veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus);
  • Tatu-canastra (Priodontes maximus).

Estas são algumas das espécies de animais que vivem no pantanal e que estão ou podem vir a estar ameaçadas de extinção se o ser humano não entender o que está fazendo ao único planeta onde pode habitar juntamente com todos os animais e plantas que o enriquecem de forma tão simples.

Não podemos esquecer todos os outros répteis, aves, mamíferos, peixes , anfíbios e insetos que não foram aqui referidos mas que constituem o bioma do pantanal e são essenciais ao ecossistema.

No vídeo a seguir você também pode descobrir como as mudanças climáticas afetam os animais:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Animais em perigo de extinção.

Bibliografia
  • Mattoso, T. Bichos do Pantanal - Projeto Bichos do Pantanal. Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental. Belo Horizonte, 2015.
  • Ministério do Meio Ambiente. Cerrado e Pantanal: áreas e Ações Prioritárias para Conservação da Biodiversidade. Brasília: MMA, 2007. 540 p.: il. color. (Série Biodiversidade 17). Disponível em: https://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/cerrado_pantanal.pdf

Vídeos relacionados com Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes

1 de 3
Vídeos relacionados com Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
sdsf
obrigado. Eu amo os animais do Pantanal.
A sua avaliação:
Roberto oliveira
Foi mencionado na seção de aves. A Arara-azul(Arara-azul-grande) o que gerou um equívoco ao dizer que ela é a ave representada no filme ''Rio'' quando na verdade é a Ararinha-azul(Cyanopsitta spixii). Sobre as Araras-azuis existem: Arara-azul-grande(com traços amarelos); Ararinha-azul, Arara-azul-de-lear e a Arara-azul-pequena(que está extinta há mais de 50 anos).
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Roberto. Tudo bem? Agradecemos pela sua observação e o texto já foi corrigido!
Um grande abraço da equipe do PeritoAnimal!
1 de 18
Animais do Pantanal: répteis, mamíferos, aves e peixes