Partilhar

O que as galinhas comem

 
Por Maria Besteiros. 17 setembro 2019
O que as galinhas comem

Você quer saber o que as galinhas comem? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar em detalhes sobre a alimentação das galinhas, mas é importante ressaltar que vamos nos concentrar nas galinhas como animais de estimação, e não nas galinhas criadas para produzir carne e ovos. E esse é o principal problema ao procurar alimento para elas, uma vez que é possível constatar que a ração comercial é direcionada para populações específicas de galinhas poedeiras ou animais destinados ao abate.

Para resolver as dúvidas a esse respeito, vamos explicar a seguir quais alimentos são recomendados e quais são perigosos. Leia e descubra o que as galinhas comem neste guia completo sobre a alimentação das galinhas.

Também lhe pode interessar: O que maritaca come

O que as galinhas comem

Antes de detalhar o que comem as galinhas, é importante conhecer as particularidades de seu sistema digestivo. Como não têm dentes, estas aves possuem um órgão que chamamos de moela. Neste órgão, pequenas pedras e cascalhos ficam guardados, para ajudar a moer os alimentos que a galinha come praticamente inteiros. Neste ponto, é importante considerar onde vivem as galinhas pois se elas tiverem acesso a um espaço externo, elas mesmas consumirão areia suficiente para que sua moela funcione. Por outro lado, se elas não têm essa possibilidade ou ainda são pequenas para sair, você deve fornecer esse componente mineral. Você pode comprá-lo em lojas especializadas, e basta polvilhar sob a comida.

A indústria de alimentação veterinária facilitou para os humanos a alimentação das galinhas. Hoje, basta comprar diretamente nas lojas especializadas um preparo adequado para galinhas, que, além disso, é específico para cada época de sua vida. Desta forma, se você se pergunta o que as galinhas poedeiras comem, é possível encontrar à venda um alimento específico para elas. O mesmo se aplica se você estiver interessado em saber o que as galinhas orgânicas comem. Com o adjetivo orgânico, queremos dizer aves alimentadas com produtos orgânicos, sempre que possível, sem transgênicos ou medicamentos que aumentam seu crescimento ou engorda.

De toda forma, estes termos de galinhas poedeiras ou orgânicas se referem às galinhas de produção, que não é o caso das galinhas de estimação. Todas as galinhas, quando alcançam a maturidade e durante alguns anos, botam ovos, um por dia em função da luz e de suas condições de vida. Portanto, todas serão poedeiras, mas, como em casa você não deseja estimular essa produção, a alimentação não precisa favorecer essa postura de ovos, e é claro, não devemos aumentar artificialmente as horas de luz para que a quantidade de ovos seja maior.

Portanto, você deve tender a respeitar as condições naturais das galinhas. Elas precisam de um espaço onde possam ter contato com o exterior, acesso à terra onde vão rolar, lugares para escalar e áreas protegidas onde descansar ou botar ovos. Para completar o bem-estar da galinha, em termos de comida, vamos ver o que as galinhas comem quando estão em liberdade, caso você queira oferecer mais do que comida comercial. A recomendação neste momento é pensar em quais alimentos são saudáveis para os humanos. Cereais, frutas, vegetais, mas também carnes ou peixes, podem fazer parte da dieta de nossas galinhas. Mesmo que elas tenham acesso ao exterior, as ervas, frutas, sementes, etc. que podem consumir são apenas complementos aos alimentos que o tutor deve fornecer.

Se você acabou de adotar uma galinha, confira nossa lista com nomes de galinhas, lindos e originais.

O que as galinhas comem - O que as galinhas comem

Quantidade de comida para galinha

Depois que você escolher o que a sua galinha vai comer, você precisa saber que ela estará comendo e bicando ao longo de todo o dia, enquanto houver luz solar. Por isso, a galinha deve sempre ter à sua disposição alimentos que, dependendo do espaço e do tipo de alimento, possam ser colocados em um alimentador de pássaros, oferecidos a ela diretamente ou dispensador no chão.

Da mesma forma, as galinhas devem ter água limpa e fresca à sua disposição. É importante colocá-la em um bebedouro, também projetado para pássaros. Desta forma, você vai evitar que a água tombe ou que as galinhas defequem na água. Isso é especialmente importante se as galinhas são deixadas sozinhas por muitas horas.

Alimentação das galinhas: perguntas frequentes

Você já deve ter notado que a pergunta sobre o que as galinhas comem tem várias respostas, já que existem muitos alimentos que um tutor oferecer para elas. A seguir, vamos focar em alguns que geralmente causam dúvidas sobre a alimentação das galinhas:

O pão faz bem para as galinhas?

Sim, as galinhas podem comer pão, pois o componente principal deste alimento são os cereais, que também podem ser oferecidos para a galinha diretamente, em grãos ou moídos. A única precaução que você deve tomar é umedecer um pouco com água se estiver duro, para que as galinhas consigam picá-lo.

As galinhas podem comer urtigas?

Sim, as galinhas podem comer urtigas. Se elas tiverem um espaço ao ar livre onde essas ervas crescem, é provável que as incluam em sua dieta, embora algumas prefiram outras plantas e só comam urtigas se não encontrarem nada melhor.

As galinhas podem comer bichos?

Sim, e não apenas insetos, se sua galinha tem acesso ao exterior, não será estranho que encontrá-la bicando lagartos, cobras e até pequenos roedores. Eles são suplementos de sua dieta.

As galinhas podem comer cebola?

A cebola é um dos poucos alimentos contra-indicados para galinhas. Uma pequena quantidade não será prejudicial, mas é necessário evitar que elas consumam cebola diariamente ou em grandes quantidades. Na próxima seção, vamos indicar quais outros alimentos não são recomendados para elas.

O que as galinhas comem - Alimentação das galinhas: perguntas frequentes

O que galinha não pode comer

Quase qualquer alimento fresco pode ser incluído na alimentação das galinhas, mas há algumas exceções que vamos detalhar abaixo. Não é recomendado que as galinhas tenham acesso a esses produtos, porque seus componentes incluem substâncias prejudiciais para elas. Um consumo ocasional pode não ter consequências, mas é necessário evitar que esses alimentos façam parte da dieta habitual ou que as galinhas os consumam em grandes quantidades:

  • Cebola, como já comentamos;
  • Abacate;
  • Cítricos;
  • A planta do tomate, mas podem comer o fruto;
  • Folhas de ruibarbo;
  • Feijões secos;
  • Casca de batata, mas esse tubérculo descascado pode ser incluído em sua alimentação;

Agora você já sabe como é a alimentação da galinha, quais alimentos são os mais benéficos e o que galinha não pode comer. Não hesite em compartilhar conosco sua experiência, suas dúvidas e comentários. Descubra também no PeritoAnimal por que as galinhas não voam e quanto tempo vive uma galinha.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que as galinhas comem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Vídeos de O que as galinhas comem

1 de 3
Vídeos de O que as galinhas comem

Escrever comentário sobre O que as galinhas comem

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O que as galinhas comem
1 de 3
O que as galinhas comem

Voltar ao topo da página