Dietas equilibradas

O que as zebras comem?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 8 dezembro 2022
O que as zebras comem?

As zebras são animais que pertencem à família dos equinos e ao gênero Equus. São mamíferos distinguidos por sua semelhança com os cavalos e asnos, de quem são parentes, mesmo que se diferenciem deles por seus chamativos padrões de faixas brancas e pretas.

As zebras são nativas especificamente da África e, segundo a espécie, habitam em diferentes regiões e habitats do continente. Você já se perguntou o que as zebras comem? Neste artigo do PeritoAnimal falaremos tudo sobre a alimentação

Também lhe pode interessar: O que as cabras comem?

Índice

  1. Tipo de alimentação das zebras
  2. O que as zebras filhotes comem?
  3. O que as zebras adultas comem?
  4. Quanto comem as zebras?

Tipo de alimentação das zebras

O tipo de alimentação das zebras é exclusivamente herbívora, de forma que comem diferentes tipos de plantas, principalmente ervas, embora dependa da disponibilidade no habitat em que se desenvolvem. Também podem comer partes das plantas, como as folhas, os galhos ou inclusive cascas.

Se as compararmos com os ruminantes, que também são herbívoros, as zebras possuem um sistema digestivo mais simples, mas são capazes de subsistir da mesma forma somente consumindo fontes de alimentos do tipo vegetal, inclusive de alguns de baixo valor nutritivo para outros animais herbívoros especializados.

Seu sistema de dentes está adaptado para este tipo de alimentação, assim, possuem incisivos de tamanho grande com os quais cortam as plantas que a zebra come para depois processá-las com seus pré-molares e molares, ajustados para moer o alimento.

O que as zebras filhotes comem?

Você viu o que as zebras comem de forma geral, mas o que a zebra filhote come? As zebras estão adaptadas, muito provavelmente como um mecanismo de sobrevivência, para andar logo após seu nascimento, o que fazem mais ou menos 20 minutos depois de sair do ventre materno. Um fato curioso sobre esses animais é que já podem começar a correr apenas 1 hora depois de nascerem. Neste sentido, em função do mencionado, podemos notar que esses animais nascem suficientemente desenvolvidos para se deslocar, no entanto, por serem pequenos estão mais facilmente expostos a predadores.

Por serem animais mamíferos, requerem o consumo de leite materno, no entanto, desde que nascem já começam a mordiscar as plantas. Desta forma, as zebras filhotes comem tanto planta como tomam leite de suas mães.

Os filhotes de zebras mamam aproximadamente a cada hora em um intervalo de três períodos, um inicial que dura mais ou menos um minuto e dois posteriores que duram apenas alguns segundos. Isto ocorre nos três primeiros meses, depois deste tempo a frequência começa a diminuir. O desmame das zebras ocorre, normalmente, aos 10 meses de idade.

O que as zebras comem? - O que as zebras filhotes comem?

O que as zebras adultas comem?

As zebras adultas comem diferentes tipos de plantas, algumas com maior valor nutricional que outras, mesmo que estas últimas também sejam aproveitadas em caso e falta de disponibilidade das anteriores. Como mencionamos, o consumo específico do alimento ou tipo de vegetação depende do habitat porque, segundo a espécie, as zebras vivem em diferentes regiões.

Desta forma, vamos apresentar agora o que as zebras adultas comem segundo a espécie. Existem três tipos de zebra:

Alimentação da zebra-de-grevy (Equus grevyi)

O principal alimento deste tipo de zebra é constituído por ervas e os pastos duros das zonas arbustivas áridas ou semi-áridas de onde habita. No entanto, quando chega a temporada de seca e os pastos ficam escassos, opta pelo consumo de folhas que suprem suas necessidades alimentares. Esta espécie é capaz de comer diversas partes da vegetação que o gado usualmente não consome, de modo que aproveita esta vantagem.

Outro aspecto importante é que a zebra-de-grevy habita em lugares com presença de água permanente, de forma que necessita se deslocar quando a quantidade de água é reduzida. Está comprovado que estes animais podem ficar no máximo cinco dias sem tomar água, exceto as fêmeas lactantes, que requerem água a cada dois dias para produzir leite apropriadamente.

Alimentação da zebra-comum (Equus quagga)

A zebra-comum ou zebra-da-planície se alimenta principalmente de ervas longas, optando preferencialmente por espécies como Themeda triandra, Cynodon dactylon, Eragrostis superba e Cenchrus ciliaris. Comumente, certas populações desta espécie migram em busca dos recursos quando começam a ficar escassos.

Os processos migratórios permitem buscar plantas de maior qualidade, mesmo que isto não seja limitante, já que não descartam outros tipos de plantas se necessário. Desta forma, podem se concentrar em pastos de altitude com grande biomassa, que no final é o que o animal prioriza antes da qualidade.

Como ocorre com as outras espécies, esta zebra tem uma dieta generalista em relação aos pastos, alimentando-se de grande quantidade dos mesmos, em que obtém importantes suprimentos de fibra e proteína. Embora o sistema digestivo não seja tão eficiente como o dos ruminantes, o alimento é processado rapidamente, o que a permite consumir maiores quantidades.

Alimentação da zebra-da-montanha (Equus zebra)

Esta espécie habita locais montanhosos onde se alimenta principalmente de pastos, mas eventualmente também consome certos galhos de plantas. Em algumas regiões, a zebra-da-montanha opta principalmente por plantas mais verdes, consumindo tanto as folhas como os talos das mesmas. Entre algumas das espécies que se alimenta este tipo de zebra temos as plantas com nomes científicos Themeda triandra, Cymbopogon plurinodis, Heteropogon contortus e Enneapogon scoparius.

Por outro lado, se detectou que este animal, durante o verão, se dirige a locais com solos mineralizados para lambê-los, o que pode suprir algumas deficiências nutricionais com esta prática.

O que as zebras comem? - O que as zebras adultas comem?

Quanto comem as zebras?

Não existem dados confiáveis e precisos sobre a quantidade de alimento exato que as zebras comem. No entanto, estes equinos podem passar até 80% do tempo se alimentando. Isto tem relação com o fato de sua dieta eventualmente ser à base de plantas de baixo valor nutricional, por isso requerem aumentar a ingestão em quantidades importantes para suprir suas necessidades nutricionais.

Agora que você já sabe o que a zebra come, não perca este outro artigo no qual falamos sobre os animais ungulados e, sim, a zebra é um deles! Descubra o que são!

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que as zebras comem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 7 de dezembro de 2022.
  • IUCN. (2022). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2022-1. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org>. Acesso em 7 de dezembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que as zebras comem?