Dietas equilibradas

O que as baratas comem?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 27 outubro 2022
O que as baratas comem?

O termo barata corresponde a um grupo variado de insetos pertencentes à ordem Blattodea, que também estão agrupados em três superfamílias, dentro das quais existem famílias diferentes e, portanto, uma diversidade de espécies. Alguns dos tipos mais conhecidos de baratas são as baratas gigantes, de madeira, americanas, orientais e francesinhas. Algumas espécies têm uma distribuição restrita, mas outras, como a barata americana (Periplaneta americana), originária da África, são encontradas em todo o mundo e são até consideradas uma praga em algumas regiões.

Alguns destes insetos são muito comuns em áreas urbanas, pois se associaram aos seres humanos, particularmente por terem encontrado um meio bastante abundante de alimentação. Portanto, se você já se perguntou como estes animais se alimentam, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra o que as baratas comem.

Também lhe pode interessar: O que as cabras comem?

Índice

  1. Tipo de alimentação das baratas
  2. O que as baratas ninfas comem?
  3. O que as baratas adultas comem?
  4. Qual o perigo de uma barata?

Tipo de alimentação das baratas

Antes de explicar o que as baratas comem, é importante destacar que as baratas tendem a ter uma dieta onívora. Na verdade, sua dieta é muito variada mas, dependendo da espécie e do habitat onde se desenvolvem, algumas podem ter predileção por certos alimentos, de modo que também podemos descobrir que alguns tipos de baratas têm uma dieta baseada em matéria vegetal, fungos e detritos.

Embora as baratas tenham preferência por uma dieta baseada em alimentos orgânicos, elas também podem comer produtos processados que são comumente usados em nossas casas.

Sistema digestivo das baratas

O sistema digestivo das baratas, geralmente, corresponde ao dos insetos. Assim, podemos distinguir três partes. A primeira é conhecida como a parte anterior e inclui a boca, composta de partes bucais mastigadoras, que têm a função mecânica de processar o alimento e depois misturar com a saliva, que tem uma função química no processamento do alimento. Na parte anterior também encontramos a faringe, a buche e o esôfago. Depois temos a parte do meio, que consiste no estômago e no intestino. Aqui vale mencionar que as baratas comem materiais vegetais constituídos de celulose, que não são capazes de digerir por si só, e, portanto, dependem de uma relação simbiótica com microorganismos que digerem este tipo de material. Finalmente, há a região posterior, localizada no final do abdômen, onde estão localizados o reto e o ânus.

Algumas espécies que se alimentam principalmente de madeira, como a barata de madeira australiana (Panesthia cribrata), degradam a celulose utilizando enzimas digestivas específicas produzidas pelo animal.

Por outro lado, em relação às bactérias simbióticas que a maioria das espécies de baratas possui, é importante mencionar que, ao nascer, elas não possuem estes simbiontes para degradar a celulose presente na matéria vegetal. Para adquirir estes microorganismos, ocorre um mecanismo de transferência conhecido como "trofalaxia proctodeal", pelo qual os pais os transferem de seus ânus para a boca das ninfas recém-eclodidas. A trofalaxia é comum em outros tipos de insetos, que também pode ocorrer de boca em boca.

Neste outro artigo explicamos o que são as baratas brancas e suas características com fotos.

O que as baratas ninfas comem?

O ciclo de vida das baratas inclui três estágios: ovo, ninfa e adulto. Estes insetos têm um tipo de desenvolvimento conhecido como hemimetaboloso, o que significa que sua metamorfose não é completa, de modo que dos ovos emergem ninfas muito semelhantes aos adultos, mas sem asas e em alguns casos com diferenças de cor.

Então, o que as baratas ninfas comem? Quando as ninfas emergem do ovo, é comum que o primeiro alimento que elas comam seja o que sobra da ooteca, que é a estrutura produzida pela fêmea para depositar e abrigar os ovos enquanto eles se desenvolvem. As ninfas começam então a se alimentar de muitos dos mesmos alimentos que os adultos, dependendo do alimento disponível onde estão. Durante esta etapa, as baratas são capazes de se movimentarem por conta própria e comer por conta própria, mas é comum que os pais lhes forneçam comida no início.

O que as baratas comem? - O que as baratas ninfas comem?

O que as baratas adultas comem?

Como você viu, as baratas são animais que têm uma alimentação muito ampla e isto pode ser um pouco mais específico dependendo da espécie ou habitat onde o animal se desenvolve. Assim, como existem diferentes espécies que se tornaram comumente associadas a pessoas em lugares urbanizados, elas consomem uma variedade de alimentos que estão presentes nas cidades.

A este respeito, aqui está uma lista de alimentos que as baratas adultas comem:

  • Amido de milho
  • Açúcares
  • Leite
  • Queijo
  • Carne
  • Grãos
  • Doces
  • Pão
  • Ovos
  • Cogumelos
  • Detritos
  • Madeira
  • Excrementos
  • Sangue
  • Pele
  • Unhas
  • Cortiça
  • Papel
  • Sabonete
  • Couro
  • Restos de animais
  • Outras baratas

Em vista do exposto acima, se você está se perguntando o que as baratas da casa comem, você pode ver que elas podem se alimentar de praticamente tudo em sua casa, especialmente do que está na cozinha, que é um de seus lugares preferidos.

O que as baratas comem? - O que as baratas adultas comem?

Qual o perigo de uma barata?

É comum que as baratas carreguem diferentes patógenos em suas pernas e bocas que causam doenças às pessoas e aos animais de estimação porque elas se movimentam em uma infinidade de lugares, incluindo espaços com microorganismos presentes em restos de fezes, alimentos contaminados e animais em decomposição. Estes insetos entram então nas casas carregados destes patógenos, como bactérias, fungos, vírus e helmintos, e eventualmente acabam nos espaços comuns das pessoas onde são encontrados alimentos, água e itens pessoais. Portanto, é importante manter medidas adequadas de higiene e controle de baratas. Neste outro artigo, explicamos como espantar baratas.

Agora que você já sabe o que as baratas comem, não perca este outro artigo para conhecer diversos insetos gigantes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que as baratas comem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Mariño, P. (2011). Fósiles vivientes: Cucarachas. CONABIO, Biodiversitas, 97:6-9. Disponível em: <https://bioteca.biodiversidad.gob.mx/janium/Documentos/7259.pdf>. Acesso em 27 de outubro de 2022.
  • Ponce, G.; Cantú, P.; Flores, A.; Badii, M.; Barragán, A.; Zapata, R.; Fernández, I. (2005). Cucarachas: biología e importancia en salud pública. Disponível em: <https://www.medigraphic.com/pdfs/revsalpubnut/spn-2005/spn053f.pdf>. Acesso em 27 de outubro de 2022.
  • Stetson, B. (2001). Periplaneta americana. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Periplaneta_americana/>. Acesso em 27 de outubro de 2022.
  • ITIS (2022). Blattodea. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=914219#null>. Acesso em 27 de outubro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que as baratas comem?