Partilhar

O porco como animal de estimação

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 19 dezembro 2017
O porco como animal de estimação

Atualmente ter um porco como animal de estimação já não é algo tão peculiar como podia ser há alguns anos atrás. Entre as opções mais procuradas encontramos os porcos vietnamitas ou os mini porcos, todos eles porcos bonitos e simpáticos.

Devemos saber que nem todas as pessoas podem ter um porco como animal de estimação e que é uma decisão que devemos ponderar muito bem antes de ser levada a cada e, de seguida explicamos-lhe o porquê.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal sobre o porco como animal de estimação e descubra se efetivamente o porco é o pet ideal para si ou se deveria pensar em outras opções.

Também lhe pode interessar: O tatu como animal de estimação

É possível ter um porco como animal doméstico?

São muitas as pessoas famosas que decidiram ter um porco como pet e entre elas encontramos o George Clooney ou a Paris Hilton. Mas é possível que o porco se comporte como um animal de estimação? A resposta é sim, o porco pode ser um ótimo animal de estimação doméstico.

Tal como outro animal, o porco precisa de cuidados concretos, uma educação e carinho por parte da sua família. Se tudo isso se cumprir adequadamente podemos desfrutar de um amigo e companheiro maravilho e inteligente que sem dúvida nos irá surpreender.

O porco é um animal capaz de se lembrar e memorizar certas ordens e que pode aprender com o reforço positivo como acontece com os cachorros. Além disso, deve saber que os porcos não cheiram mal, podem aprender a passear com coleira e tratam-se de seres afetivos.

O porco como animal de estimação - É possível ter um porco como animal doméstico?

Existem porcos miniatura?

Atualmente no mundo existem uma grande quantidade de porcos abandonados, isto porque muitos donos se assustam ao ver o seu crescimento excessivo. Mas, sabe porque é que isto acontece?

Não encontrará nenhum porco que não supere os 25 quilos de peso ao chegar à sua idade adulta. No entanto, existem muitos criadores duvidosos que vendem porcos afirmando que se tratam de porcos "miniatura" que não crescem. Mas tudo isso é falso, o que faz com que muitos animais sejam abandonados por serem demasiado grandes. A falta de informação é evidente.

O porco como animal de estimação - Existem porcos miniatura?

Onde posso encontrar um porco como animal de estimação?

Se está pensando em ter um porco como animal de estimação recomendamos-lhe que não recorra a criadores nem a pessoas que lucrem vendendo animais, sabendo especialmente que muitos criadores enganam os consumidores vendendo porcos comuns e afirmando que se tratam de porcos miniatura.

Ao invés disso, encontrará nos abrigos de todo o mundo porcos de todas as idades com educação ou sem, esperando que alguém os queira adotar e cuidar deles.

Se quer ter um porco como animal de estimação esta é a melhor opção, uma vez que além de adotar um porco com um caráter concreto (amável, afetivo, etc) irá recebê-lo de voluntários e de pessoas sem vontade de ter lucro que efetivamente passaram horas e conhecem bem o animal. Algo que os criadores não fazem.

O porco como animal de estimação - Onde posso encontrar um porco como animal de estimação?

Que cuidados e necessidades tem um porco?

Tal como acontece com outros animais domésticos, o porco precisa de atenção e cuidados por parte dos seus familiares, vamos contar-lhe de forma geral o que devemos ter em conta:

Para começar devemos definir uma zona específica para o porco viver. Devemos oferecer-lhe uma cama cômoda e confortável para que se sinta bem e os seus ossos descansem adequadamente, para isso será suficiente uma cama para cães.

Os porcos precisam de escavar, por este motivo deve contar com uma zona para o fazer seja no jardim ou no campo. Se não é o seu caso e não tem a possibilidade de o levar, recomendamos que não adote um porco, pois será um porco infeliz.

Tal como acontece com outros animais de estimação, de vez em quando devemos dar banho ao nosso porco, algo que os entusiasma e que agradecerão sem dúvida. Ter no jardim uma zona de banho será algo imprescindível pois é a forma que têm de regular a sua temperatura corporal.

A educação é outro pilar fundamental da convivência adequada entre porco e pessoa. Como referimos antes é fundamental aplicar o reforço positivo, em nenhum caso as agressões físicas ou métodos de castigo.

O porco tem uma mandíbula muito forte que pode machucá-lo, não o obrigue a utilizá-la.

De qualquer forma, aplicar a educação positiva é muito simples, consiste em premiar o bom comportamento através de guloseimas e snacks, desta forma o porco lembrará de uma forma mais positiva aquilo que deve fazer.

Por fim, é importante referir que um porco pode chegar a viver até 20 anos, por isso se você não tem a certeza que pode ficar com ele, o melhor é não o adotar.

Veja o nosso artigo completo sobre como cuidar de um mini porco, escrito por uma veterinária especialista nestes animais.

O porco como animal de estimação - Que cuidados e necessidades tem um porco?

O que um porco come?

O porco é um animal omnívoro, por este motivo pode oferecer-lhe todo o tipo de alimento incluindo fruta e verdura, cereais, etc. Deverá consultar no local de adoção que dieta seguia até agora para não fazer mudanças radicais na sua nova vida.

Evite dar-lhe alimentação de gado, ela é utilizada para engordar os porcos e pode provocar problemas a longo prazo como pode ser a obesidade.

O porco como animal de estimação - O que um porco come?

Assistência veterinária

Por último, ressaltamos a importância de ir ao veterinário com o seu novo pet para que este receba o controle sanitário necessário:

  • Vacinas
  • Chip
  • Revisão

Quais as doenças que o porco pode sofrer?

  • Vermes estomacais
  • Acaríase
  • Broncopneumonia
  • Verminose gastrintestinal
  • Vermes renais
  • Sarna
  • Cólera
  • Pneumonia
  • Rinite A
  • Salmonela
  • Mastite
  • Cisticercose suína
  • Disenteria
  • Pleuropneumonia suína
  • Leptospirose suína
  • Colibacilose suína

Este é um breve resumo de algumas doenças que podem afetar o porco. Consultar o veterinário e administrar as vacinas pertinentes reduz em grande medida o risco do nosso porco sofrer de qualquer uma destas doenças.

Você adotou recentemente um porquinho de estimação? Veja a nossa lista com mais de 150 nomes para porcos!

O porco como animal de estimação - Assistência veterinária

Se deseja ler mais artigos parecidos a O porco como animal de estimação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Valéria
Moro numa casa onde temo 3 famílias
E tem uma moradora que tem um porco e ele é muito grande
minha pergunta é essa moradora pode ter esse porco com outros moradores.
E esse porco por mais que ele toma manho tem cheiro sim.


O porco como animal de estimação
1 de 7
O porco como animal de estimação

Voltar ao topo da página