O que precisa saber

O tatu como animal de estimação

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 5 dezembro 2018
O tatu como animal de estimação

Os tatus ou Dasipódidos, nome científico, são animais que pertencem à ordem Cingulata. Têm a característica peculiar de ter uma carapaça forte formada por placas ósseas, útil para poderem se defender dos seus predadores naturais e outros perigos.

São animais que podem encontrar em toda a América, desde a América do Norte até à América do Sul. Os tatus estão bem adaptados uma vez que já existiam no Pleistoceno, quando partilhavam o mundo com tatus gigantes ou gliptodontos, os quais mediam quase 3 metros.

Tratam-se de mamíferos placentários que tiverem origem na América e são os únicos representantes da ordem Cingulata que existe hoje em dia. Animais muito fascinantes e que despertam a curiosidade das pessoas. Neste artigo do PeritoAnimal explicamos se é possível ter um tatu como animal de estimação.

Também lhe pode interessar: O pato como animal de estimação

Índice

  1. É legal ter um tatu como animal de estimação?
  2. Esperança de vida de um tatu
  3. Cuidados gerais do tatu

É legal ter um tatu como animal de estimação?

Ter um tatu como animal de estimação é ilegal. Para poder ter um tatu em cativeiro é necessário ter uma autorização especial, essa autorização não é outorgada por qualquer pessoa, apenas as entidades especializadas que se dedicam ao cuidado e à conservação deste animal podem dá-las.

Uma das formas de poder adotar um tatu legalmente, é possuir um certificado de núcleo zoológico. Apesar disso, existem muitos países em que as leis de proteção animal são muito escassas ou nem existem.

No PeritoAnimal recomendamos que não apoie este tipo de práticas, uma vez que animais como o tatu precisam de um ecossistema selvagem para poder sobreviver e ter qualidade de vida.

O tatu como animal de estimação - É legal ter um tatu como animal de estimação?

Esperança de vida de um tatu

Tal como acontece com a maioria das espécie animais, os tatus podem multiplicar a sua esperança de vida em cativeiro. Em estado selvagem são animais que podem chegar a viver de 4 a 16 anos em média, tendo em conta as diferentes espécies de tatus que existem.

Embora tenham todo o tempo do mundo, um tatu em cativeiro requer cuidados específicos, dos quais, apenas podem ser cumpridos por um profissional competente.

O tatu como animal de estimação - Esperança de vida de um tatu

Cuidados gerais do tatu

O tatu deve habitar em lugares onde a terra seja arejada para poder cavar, já que, são animais que vivem em buracos na terra. Também deve dispor de áreas frescas e com sombra, para que o tatu possa esfrias a sua carapaça.

Em cativeiro, é preciso assegurar que o tatu não pode sair da sua área de cuidado cavando um túnel de fuga. O clima mais favorável para os tatus é o clima quente, nunca devem estar em lugares frios ou onde a temperatura não desça muito durante a noite. Os tatus têm, regra geral, as suas crias na primavera.

Os tatus são animais que podem comer raízes, assim como insetos e anfíbios pequenos. Um dos seus alimentos favoritos são as formigas. São portadores de vários micro-organismos que não lhes provocam nenhum dano, como por exemplo, alguns protozoários. Este é um tema que pode ser tratado com um veterinário especialista em animais exóticos. Por esta razão, não é qualquer pessoa que pode ter um exemplar.

O tatu como animal de estimação - Cuidados gerais do tatu

Se deseja ler mais artigos parecidos a O tatu como animal de estimação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Laura
Acredito que sobre ter um tatu como animal de estimação a resposta seja sim, desde siga as regras que foram informadas e como estamos no Brasil poderia ficar mais claro aos interessados em ter o bichinho simpático.
ose
eu tenho um
Raiane
Entendeu errado, o próprio texto mostra a frase em negrito: Ter um tatu como animal de estimação é ilegal!!" só em cativeiros de conservação legalizados como zoo, santuários, etc podem ter o animal para procriação e reintrodução no habitat natural, ou seja, não é um pet de estimação, é um animal silvestre que requer cuidados necessitando de um especialista como menciona no texto, vc não vai ver criadouros legalizados nem mesmo locais vendendo esse animal, vc teria q retirar o bicho da natureza cometendo crime ambiental! As pessoas precisam parar de achar q só pq o bicho é fofinho q tem que ter em casa, tem vários animais silvestres q o Ibama permite ter como pet, pesquise!! Basta procurar um criadouro legalizado para ter um.
A sua avaliação:
Henrique Nunes
Gostaria muito de ter um tatu de estimação
A pergunta é: Que acham, os entendidos no assunto?
Raiane
É ilegal, tá escrito no texto, ele não pode ser criado como pet pois requer cuidados de um especialista no assunto, só é permito em cativeiros legalizados como, zoo, santuários, etc, nesse caso ele será reintroduzido no hábitat natural!!! Se quer um animal silvestre pesquise q tem vários q o Ibama permite ter como pet, basta procurar um criadouro legalizado e comprar um bichinho, mas deixa os tatus na natureza, não é pq são fofos q tem q ter em casa, respeite isso!!
Criador De Tatu Em Cativeiro
Tenha um tatu.
Gulu Gulu Gulu Gulu Gulu Gulu Gulu Gulu Gulu Gulu Gulu Gulu Gulu Gulu.
1 de 4
O tatu como animal de estimação