Curiosidades do mundo animal

Tipos de raposas - Nomes e fotos

Ana Diaz Maqueda
Por Ana Diaz Maqueda. Atualizado: 27 outubro 2020
Tipos de raposas - Nomes e fotos
Raposas

Ver fichas de  Raposas

Todas as raposas pertencem à família Canidae, e por isso, estão intimamente relacionadas aos outros canídeos como cachorros, chacais e lobos. Dependendo do lugar do planeta em que habitam, sua morfologia e aparência podem variar, assim como seu comportamento, embora em geral elas tenham características semelhantes.

Você quer saber que tipos de raposas existem, onde vivem e como elas se comportam? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal, você descobrirá curiosidades fascinantes!

Também lhe pode interessar: Tipos de polvos - Nomes e fotos

Índice

  1. Características das raposas
  2. Quantos tipos de raposas existem?
  3. Raposa-vermelha (Vulpes vulpes)
  4. Raposa-do-ártico (Vulpes lagopus)
  5. Raposa-veloz (Vulpes velox)
  6. Feneco (Vulpes zerda)
  7. Raposa-cinzenta (Urocyon cinereoargenteus)
  8. Raposa-anã (Vulpes macrotis)

Características das raposas

As raposas são animais bastante inteligentes. Possuem uma morfologia que lhes permite serem boas caçadoras, rápidas e eficientes. Além disso, em épocas de escassez de alimento, não hesitam em aproveitar os cadáveres de animais mortos que encontram, e já até foram vistas comendo excrementos humanos, portanto, são animais oportunistas. Podem caçar presas maiores do que elas, mas seu alimento preferido são os roedores. Elas também podem comer frutas silvestres ou insetos. São animais de hábitos noturnos, de modo que se tornam ativas ao anoitecer.

Fisicamente, todos os tipos de raposas são semelhantes aos cachorros, mas possuem características comportamentais que as diferenciam deles. Por exemplo, as raposas não latem, e cachorros sim. Além disso, são animais solitários, ao contrário dos cachorros e outros canídeos, que vivem em matilhas.

A maior ameaça para as raposas são os humanos, que as caçam por sua pele, por entretenimento ou supostamente para controlar a população.

Quantos tipos de raposas existem?

Quantos tipos de raposas existem no mundo? A verdade é que ao longo da história foram descobertos mais de 20 tipos diferentes de raposas, embora algumas delas já estejam extintas. Assim, de acordo com dados fornecidos pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN[1], existem atualmente cerca de 13 espécies, algumas delas ainda desconhecidas. Contudo, a seguir falaremos sobre os 6 tipos de raposas mais destacados e estudados.

Raposa-vermelha (Vulpes vulpes)

A raposa-vermelha ou raposa-comum é a mais popular das espécies de raposas. Recebe esse nome por sua pelagem laranja-avermelhada, que às vezes pode ser marrom. A indústria de peles é a razão pela qual a raposa-vermelha é perseguida e caçada há tantos anos.

Elas têm uma distribuição quase global. Podemos encontrá-las em todo o hemisfério norte, em montanhas, planícies, florestas, praias e até desertos ou áreas congeladas. Também é possível encontrar espécimes no hemisfério sul, mas não tantos como no norte. No século 19, elas foram introduzidas na Austrália, e até hoje continuam a prosperar lá, sendo um problema para a fauna local.

São animais solitários, que só se unem durante a época de reprodução, que ocorre durante os meses de inverno. A criação dos filhotes é feita por ambos os pais, cabendo ao macho levar comida para a fêmea.

Este tipo de raposa em cativeiro pode chegar a viver 15 anos, porém, na natureza vive apenas 2 ou 3 anos.

Tipos de raposas - Nomes e fotos - Raposa-vermelha (Vulpes vulpes)

Raposa-do-ártico (Vulpes lagopus)

A raposa-do-ártico é conhecida por sua espetacular pelagem invernal, de tom branco imaculado. Uma curiosidade dessa raposa é que a cor de sua pelagem se torna marrom durante os meses quentes, quando a neve derrete e a terra volta a aparecer.

Estão distribuída por todo o Pólo Norte, do Canadá até a Sibéria, sendo um dos poucos animais que sobrevivem a temperaturastão baixas. Seu corpo é preparado para manter o calor corporal, graças à sua pele grossa e aos pelos muito densos que cobrem até as almofadas de suas patas.

Como existem poucos animais nas áreas que essa raposa habita, ela aproveita ao máximo qualquer recurso. É capaz de caçar os animais que vivem sob a neve sem nem mesmo vê-los. Suas presas mais comuns são os lemingues, mas eles também podem comer focas ou peixes.

A época de reprodução dura praticamente todo o ano, exceto nos meses de julho e agosto. Esses animais também são solitários, mas uma vez que um casal se acasala pela primeira vez, eles sempre o farão a cada temporada, até que um dos dois morra, o que faz da raposa-do-ártico um dos animais mais fiéis aos parceiros.

Tipos de raposas - Nomes e fotos - Raposa-do-ártico (Vulpes lagopus)

Raposa-veloz (Vulpes velox)

A raposa veloz pode parecer um pouco com a raposa-vermelha, pois sua pelagem também é laranja, mas de uma tonalidade mais acastanhada. Além disso, possui algumas manchas pretas e amarelas, seu corpo é mais leve e de tamanho pequeno, semelhante ao de um gato.

Se distribui por toda a América do Norte, Estados Unidos e Canadá. É um animal do deserto e das planícies, onde se desenvolve muito bem. A época de reprodução inclui os meses de inverno e parte da primavera. São as fêmeas que defendem um território, e os machos visitam esses territórios apenas durante a época de reprodução; assim que os filhotes se tornam independentes, o macho vai embora.

A expectativa de vida na natureza é um pouco maior do que a de outras raposas, sendo de aproximadamente 6 anos.

Tipos de raposas - Nomes e fotos - Raposa-veloz (Vulpes velox)

Feneco (Vulpes zerda)

O feneco, também conhecido como raposa-do-deserto, tem uma cara muito característica, com olhos muito pequenos e orelhas exageradamente grandes. Essa anatomia é consequência do lugar onde vive, os desertos. As orelhas grandes permitem maior liberação de calor interno e resfriamento do corpo para manter a temperatura corporal ideal. Tem uma cor bege ou creme muito clara, o que ajuda a se camuflar bem com o ambiente.

Está distribuído por todo o Norte da África, habitando o deserto do Saara, e também pode ser encontrado na Síria, Iraque e Arábia Saudita. Como os demais tipos de raposas que existem, o feneco tem hábitos noturnos, e se alimenta de roedores, insetos e aves. Pode beber, mas não precisa, pois obtém das presas toda a água de que necessita.

Se reproduz durante os meses de março e abril, sendo que o cuidado parental dos filhotes é realizado tanto pela fêmea quanto pelo macho.

Tipos de raposas - Nomes e fotos - Feneco (Vulpes zerda)

Raposa-cinzenta (Urocyon cinereoargenteus)

Apesar do nome, essas raposas não são cinzentas, mas sua pelagem alterna pelos pretos e brancos, criando uma aparência de cinza. Além disso, atrás das orelhas, é possível notar um tom avermelhado. É uma das maiores espécies de raposas.

Estão distribuídas por quase todo o continente americano, do Canadá à Venezuela. Uma das características mais marcantes desta espécie de raposa é que ela é capaz de subir em árvores, graças às suas garras fortes e afiadas. Além disso, ela também pode nadar. Essas duas qualidades conferem à raposa-cinzenta uma grande capacidade de caça. Desta forma, tende a perseguir suas presas por longas distâncias, conduzindo-as em direção à água, onde será mais fácil caçá-las.

A época de reprodução ocorre durante os meses mais quentes do ano. Quando duas raposas-cinzentas se acasalam, elas o farão pelo resto de suas vidas.

Tipos de raposas - Nomes e fotos - Raposa-cinzenta (Urocyon cinereoargenteus)

Raposa-anã (Vulpes macrotis)

A raposa-anã tem uma aparência um pouco diferente dos outros tipos de raposas. Possui um corpo muito fino e esbelto, de cor cinza-avermelhada, com a ponta da cauda preta e grandes orelhas. É a menor espécie de raposa.

Está distribuída por áreas de pradaria árida no sudoeste dos Estados Unidos e do México. Uma curiosidade sobre esta raposa é que ela é um animal tanto noturno como diurno, por isso tem uma variedade maior de presas do que outras espécies de raposas que só se alimentam à noite.

Sua época de reprodução é centrada nos meses de outubro e novembro. Nesta espécie, o casal reprodutor pode acasalar por vários anos consecutivos ou mudar a cada temporada. A fêmea cuidará e alimentará os filhotes, enquanto o macho ficará encarregado de buscar a comida.

Tipos de raposas - Nomes e fotos - Raposa-anã (Vulpes macrotis)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de raposas - Nomes e fotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. The UICN Red List of Threatened Species. Vulpes. Diponible en: http://www.iucnredlist.org
Bibliografia
  • Foxesworlds. (2014). Fox facts and information. Disponible en: https://www.foxesworlds.com/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maria Clara
Existe uma espécie de raposa que vive no Brasil o nome é raposinha-do-campo
1 de 7
Tipos de raposas - Nomes e fotos