Partilhar

Gato Savannah

Atualizado: 29 maio 2019
Gato Savannah

Com uma aparência exótica e única, o gato Savannah parece um leopardo em miniatura. Mas, não se engane, é um felino doméstico que se adapta perfeitamente a convivência dentro de casa, além disso, é um gato ativo, sociável e carinhoso. Nessa ficha do PeritoAnimal vamos explicar tudo sobre o gato Savannah, a origem, os cuidados necessários e também fotografias dessa linda raça de gato, confira!

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato Savannah: origem

Esses felinos são originários dos Estados Unidos, fruto do cruzamento de diversas raças de gatos com o serval (Leptailurus serval), gatos selvagens de origem africana, que se destacam pelas grandes orelhas. Essas raízes levaram a uma grande polêmica desde que foi conhecido que estavam realizando hibridações pois, há quem considera que elas não cumprem diversos princípios éticos e premissas morais da criação de felinos. O nome desse felino é uma homenagem ao seu habitat, é um dos animais africanos da savana. Os primeiros cruzamentos foram realizados na década de 80 e, depois de várias gerações, a raça de gato Savannah foi oficialmente reconhecida pela International Cat Association (TICA) em 2012.

Nos Estados Unidos é necessário cumprir com as exigências estabelecidas pelo do Departamento de Agricultura Estatal, para adotar esse felino como animal doméstico. Nos estados como Hawaii, Georgia ou Massachusetts as leis são mais restritivas, com bastante limitações para ter esse gatos híbridos em casa. Na Austrália foi proibido a importação na ilha pois, por ser um espécie invasora que poderia afetar a preservação da fauna local.

Gato Savannah: características

De tamanho considerável, os exemplares de gato Savannah se destacam como uma das raças de gatos gigantes. Costumam pesar entre 6 e 10 quilo, um exemplar dessa raça de gato bateu o recorde de 23 quilos. Alcançam entre 50 e 60 cm na cruz, apesar de poderem ser maiores. Além disso, essa raça felina apresenta dimorfismo sexual pois, geralmente as fêmeas são menores que os machos. Normalmente o tamanho e porte desses exemplares se deve a forte presença genética dos ancestrais selvagens do que nos exemplares de tamanho mais reduzido. Alguns exemplares tem a esperança de vida de 20 anos, apesar do normal é que vivam até os 10, 15 anos.

O corpo de um Savannah é estilizado e fibroso. As extremidades são alagadas, ágeis e esbeltas, tendo todo um conjunto de porte muito elegante. A cauda é fina e de largura destacável. A cabeça é média, nariz largo e pouco pronunciada. As orelhas são uma marca que os distinguem pois são grandes, terminadas em ponta e de inserção alta. Os olhos são amendoados, de tamanho médio e costumam ter tonalidade cinza, parda ou verde.

A pelagem é curta e tupida, tem o tato suave e aveludada mas não é por isso que deixa de ser dura e resistente. Na verdade, a pelagem é o que dá a eles esse ar exótico e selvagem pois se assimila a um leopardo, devido ao padrão que é muito semelhante. A cor costuma ser uma mistura de amarelo, laranja, preto e/ou cinza.

 

Gato Savannah: personalidade

Apesar do aspecto selvagem, que faz pensar os gatos Savannah são perigosos ou ariscos, você deve saber que na verdade, são animais domésticos afetuosos e sociáveis. Criam um vínculo de apego afetivo com seus tutores e, se forem corretamente socializados, esses gatos podem conviver muito bem com crianças e outros animais. Além disso, os tutores podem ensiná-los truques ou ordens de obediência, pois são extremamente inteligentes.

É também um gato muito ativo, por isso deve proporcionar sessões de brincadeiras, incluindo especialmente atividades que ajude a desenvolve o instinto de caça, tão importante para essa espécie. A estimulação mental, mediante brinquedos que ajudam a fazer pensar e o enriquecimento ambiental também são pilares importantes para o bem estar do gato Savannah.

Gato Savannah: cuidados

O gato Savannah tem uma particularidade pois adoram brincar com água e tomar banho, especialmente se são estimulados desde filhotes mediante o reforço positivo. Podem brincar com a água da torneira, de uma mangueira ou até do banheiro sem qualquer problema. Se você decidir dar banho no seu gato, deve sempre utilizar produtos específicos para felinos, nunca shampoo de uso humano.

É necessário escovar o pelo com frequência para eliminar pelos mortos e sujeiras que podem acumular-se. Para que o pelo brilhe você pode dar quantidades específicas de ácidos graxos como omega 3 como complemento nutricional através de uma dieta rica e equilibrada. Por exemplo, oferecendo salm

Para manter saudável e limpo os olhos do gato Savannah, é recomendável limpar com regularidade utilizando uma gaze ou um limpador oftalmológico, evitando assim conjuntivite ou outros problemas oculares. Também deve limpar as orelhas com limpadores óticos específicos para gatos.

Gato Savannah: saúde

Esses felinos domésticos, por serem uma raça relativamente recente, não tem doenças hereditárias conhecidas. Ainda assim, é importante visitar um veterinário de confiança a cada 6 ou 12 meses, seguir o calendário de vacinação e de desparasitação interna e externas. Tudo isso irá mantê-los protegidos de doenças mais graves que os gatos possam sofrer e as infestações por parasitas.

Fotos de Gato Savannah

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Savannah

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Savannah

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 comentário
Dona GE
Meu gato esta sangrando pelo ânus, acho que envenenam ele, gostaria marcar uma consulta o mais rápido possível, ele está ficando fraco, tenho meu gato a pouco tempo me ajuda por favor

Gato Savannah
Foto postada por Fred:O dono da casa e do meu coração
1 de 6
Gato Savannah

Voltar ao topo da página