Dietas caseiras

Gato pode comer aveia?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 5 março 2024
Gato pode comer aveia?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O termo "aveia" se refere a várias espécies de plantas herbáceas, duas das quais são amplamente cultivadas como alimento e forragem ("Avena sativa" e "Avena bizantina"). Como cereal, é um dos ingredientes mais consumidos no café da manhã e mais utilizados na panificação tradicional, na produção de pães, biscoitos e bolos.

Atualmente, muitos tutores optam por incluir receitas caseiras na dieta de seus felinos e se perguntam se os gatos podem comer aveia. Neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos se gato pode comer aveia, quais benefícios seu consumo pode trazer e algumas precauções que devemos considerar antes de oferecer este cereal aos nossos felinos.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer pão?

Índice

  1. A aveia é boa para os gatos?
  2. Benefícios da aveia para gatos
  3. Como preparar a aveia para gatos?

A aveia é boa para os gatos?

Entre as propriedades nutricionais da aveia, destacamos o alto teor de proteínas vegetais, vitaminas, fibras e gorduras vegetais. No entanto, todas as suas variedades contêm glúten (embora em menor quantidade do que o trigo), o que pode causar reações adversas em gatos intolerantes a essa substância.

Apesar de conter carboidratos, o consumo moderado pode ser recomendado até mesmo para gatos com sobrepeso, pois seu alto teor de fibras ajuda a regular os níveis elevados de glicose e colesterol no sangue, além de proporcionar saciedade.

Portanto, a aveia é um bom alimento para gatos, desde que respeitemos as quantidades adequadas para seu tamanho, peso e estado de saúde. Em doses moderadas, sua introdução na dieta ajudará a oferecer uma nutrição completa e equilibrada aos nossos felinos. No entanto, o consumo excessivo pode levar a problemas digestivos, como diarreia ou gases.

Por essa razão, é muito importante contar com a orientação de um veterinário para saber as doses ideais de aveia que você pode oferecer ao seu gato, considerando sua idade, tamanho, peso e estado de saúde. Além disso, com a ajuda de um veterinário, você poderá detectar e descartar rapidamente a possibilidade de seu gato sofrer de alergia alimentar ou intolerância ao glúten.

Gato pode comer aveia? - A aveia é boa para os gatos?

Benefícios da aveia para gatos

Além de ser um alimento altamente nutritivo, a aveia também é considerada uma erva curativa, com propriedades benéficas para a pele e o organismo do felino.

A seguir, resumimos os principais benefícios da aveia para os gatos:

  • Suas proteínas de alto valor biológico podem ser facilmente assimiladas, permitindo que o gato as digira com facilidade e aproveite bem o seu potencial nutritivo.
  • Melhora a saúde e a aparência da pele e dos pelos, pois contém vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais como ferro e manganês. A água de aveia para gatos é uma boa solução caseira para proporcionar brilho ao seu pelo e manter sua pele saudável.
  • Suas fibras auxiliam na regulação dos níveis de colesterol e açúcares no sangue, podendo prevenir e ajudar no tratamento da diabetes em gatos.
  • É rica em ácido fólico e biotina, dois nutrientes essenciais para estimular a produção de glóbulos vermelhos no sangue, a síntese do ferro consumido na alimentação e a oxigenação dos tecidos do corpo.
  • Seu alto teor de fibras solúveis também favorece a digestão e o trânsito intestinal, sendo um excelente remédio caseiro para a constipação em gatos e problemas digestivos como diarreias, gases e vômitos.
  • A aveia também proporciona um leve efeito calmante, podendo ser oferecida de forma cozida, para aliviar ou prevenir quadros de estresse, hiperatividade, nervosismo ou ansiedade em gatos.

Como preparar a aveia para gatos?

Embora a aveia seja um bom alimento para gatos, nem sempre nossos felinos a aceitarão facilmente. A aveia crua para gatos é pouco atraente e difícil de digerir, podendo causar distúrbios digestivos.

Por isso, o melhor é oferecer a aveia cozida aos nossos felinos. Lembre-se de que o leite não é um alimento adequado para os gatos, pois a maioria dos felinos adultos não possui as enzimas necessárias para digerir a lactose. Portanto, deve-se cozinhar a aveia em água, por cerca de apenas 5 ou 6 minutos.

Essa técnica também pode ser usada para preparar uma papinha de aveia para gatos filhotes ou idosos, pois costumam ser fáceis de digerir e não exigem grande esforço de mastigação. Logicamente, não vamos adicionar açúcar, adoçantes ou outros aditivos químicos que possam prejudicar a saúde de nossos felinos.

Outra excelente ideia é incorporar a aveia em receitas caseiras que prepararmos para nossos gatos, podendo também combiná-la com outros ingredientes benéficos para os gatos, como cúrcuma ou canela. No PeritoAnimal, ensinamos a preparar algumas deliciosas receitas de petiscos que são uma das melhores opções para preparar flocos de aveia para gatos.

Quanto à quantidade recomendada de aveia para os felinos, o ideal é consultar um veterinário para identificar as doses ideais e a melhor forma de incorporar este alimento na dieta do seu gato, considerando as características e necessidades específicas do organismo dele, bem como o propósito do seu consumo.

Gato pode comer aveia? - Como preparar a aveia para gatos?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer aveia?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Gato pode comer aveia?