Partilhar

Exercício para um Akita Americano

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 7 novembro 2016
Exercício para um Akita Americano

Ficha do animal: Akita Americano

Os antepassados do Akita Americano foram utilizados para a caça de ursos e infelizmente, depois foram utilizados como cães de luta, daí a sua estrutura robusta e a sua grande resistência. No entanto, o comportamento deste cachorro também deve ser destacado, pois é absolutamente fiel, leal e protetor com a sua família humana.

Se se dedicar à educação do Akita, conseguirá um cachorro fiel como poucos, sociável e amigável com todos os habitantes da casa, também com outros pets que convivam em casa, sempre que a socialização comece o mais cedo possível.

Na educação de um cachorro destas caraterísticas o exercício físico é fundamental, apesar de ser para qualquer cachorro, é especialmente importante nesta raça. Por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe falar dos melhores exercícios para um Akita Americano.

Também lhe pode interessar: Exercícios para gatos

O passeio do Akita Americano

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao tempo que devem passear o seu cachorro. Claro que isso vai depender do próprio animal, da sua idade e do seu estado de saúde. Observar o seu cachorro durante o passeio será fundamental para determinar qual é o tempo ideal.

Passeio do Akita Americano filhote

O Akita Americano filhote encontra-se em pleno processo de socialização e os seus ossos estão se formando, por esse motivo é muito importante não o forçar a fazer exercício ou a caminhar em excesso. Recomendamos pequenas saídas de 10-15 minutos três ou quatros vezes por dia para o estimular sem ficar esgotado.

Passeio do Akita Americano adulto

O Akita Americano adulto é um cachorro muito ativo, pelo que vai precisar de passeios longos de 30-40 minutos, três vezes por dia. Deve combinar os passeios com exercício e deixá-lo andar livremente em uma zona controlada, como o seu jardim.

Exercício para um Akita Americano - O passeio do Akita Americano

Benefícios do exercício físico

O fato dos cachorros realizarem exercício físico de forma regular, é um hábito que tem múltiplos benefícios físicos e psicológicos para eles, e estes benefícios são especialmente importantes para o Akita Americano. Este cachorro obterá múltiplos benefícios com a prática de exercício, podendo destacar os seguintes:

  • O exercício físico facilita um comportamento adequado e equilibrado.
  • Melhorará a saúde do seu cachorro, estimulando a resposta do sistema imunológico, melhorando a resistência cardiovascular, aumentando o tecido muscular e protegendo ossos e articulações.
  • O exercício físico é a melhor prevenção contra a obesidade.
  • Facilita a socialização do cachorro.
  • Ajuda a estreitar laços com o dono.
  • O cachorro dormirá melhor e terá um comportamento tranquilo em casa devido a ter gasto toda essa energia através da prática desportiva.
  • Melhora os processos de aprendizagem e a obediência.

O Akita Americano precisa de exercício físico de forma mais evidente que qualquer outro cachorro, pois possui uma grande energia e uma tendência bem manifestada pela dominância e a territorialidade.

Para equilibrar este comportamento e educá-lo mais facilmente, o Akita Americano precisa de disciplina e, para além de todos os benefícios que referimos antes, podemos adicionar mais um que é especialmente importante para esta raça: o exercício físico vai atuar como um método de disciplina, sendo ainda mais importante o fato do nosso pet se disciplinar desfrutando.

Exercício para um Akita Americano - Benefícios do exercício físico

Exercícios para um Akita Americano filhote

O filhote de Akita Americano é muito enérgico e precisamos de lhe proporcionar exercício físico que lhe permita poder gerir esta energia e não sofrer de nenhum tipo de estresse, claro que se trata de exercício a esta etapa da sua vida.

Além disso, o filhote Akita gosta de brincar, no entanto deve ter em conta duas coisas: é um cachorro com uma mordida muito forte já desde pequeno e não deve realizar atividades bruscas ou que sejam necessários saltos, até não cumprir o primeiro ano de vida, pois isto poderia causar graves danos sobre as suas articulações e tendões. Propomos-lhe duas atividades ideais para realizar com o seu Akita Americano quando for filhote:

  • Tire-lhe a bola: Vai precisar de uma bola pequena e resistente, para cachorros. Tire-lhe a bola e peça-lhe que a traga. Além de realizar exercício, o seu Akita aprenderá a responder quando você o chamar e a obedecer-lhe.
  • Tirando o pano: O Akita é um apaixonado por este jogo, pegue em um pano suave e puxe de um lado impedindo que o seu filhote o leve, ele sacudirá e puxará o pano fazendo força e tentando arrancar o pano da sua mão. O mais importante deste jogo é que o seu cachorro obedeça à ordem "para", deixando de morder o pano. Se não realizar esta ordem no final do jogo, poderá observar que com o passar do tempo o seu Akita poderá mostrar agressividade e dominância.
Exercício para um Akita Americano - Exercícios para um Akita Americano filhote

Exercícios para um Akita Americano adulto

O seu cachorro precisa de exercício físico diário que lhe permita gerir toda a sua energia e equilibrar o seu caráter, de seguida mostramos-lhe diversas atividades que pode realizar com um exemplar adulto:

  • Caminhar e correr: O Akita gosta de passear, caminhar e correr. Habitue-o a fazer no mínimo um passeio longo todos os dias, serão os melhores companheiros um para o outro. É melhor que o Akita não corra sobre o asfalto, devido à sua grande estrutura óssea, que poderia se ressentir pelo impacto articular.
  • Segui-lo na bicicleta: Se gosta de sair na bicicleta, o seu cachorro pode ser o seu melhor companheiro. É importante que o habitue de forma progressiva, para o seguir ao invés de tirar da bicicleta. É preciso paciência, mas o Akita é um cachorro inteligente que aprenderá sempre que o seu dono seja constante e se comporte como um líder.
  • Agility: O agility é um esporte que tanto o seu cachorro como você irão desfrutar. Procure o clube mais próximo na sua cidade e inicie-se junto com o seu cachorro de forma progressiva, além de fortalecer a relação entre ambos, é uma excelente forma de o disciplinar. O Akita não deverá realizar saltos de altura até que tenha como mínimo a idade de 1 ano e meio.

Claro que, pode manter os brinquedos de filhote, o da bola e o do pano, lembrando que neste último é importante que o seu cachorro lhe obedeça e deixe ir o pano, sem mostrar comportamentos de resistência ou agressividade.

Exercício para um Akita Americano - Exercícios para um Akita Americano adulto

Se deseja ler mais artigos parecidos a Exercício para um Akita Americano, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário sobre Exercício para um Akita Americano

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Exercício para um Akita Americano
1 de 5
Exercício para um Akita Americano

Voltar ao topo da página