menu
Partilhar

Vitamina B para gatos - Dosagem e para que serve

 
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 7 abril 2022
Vitamina B para gatos - Dosagem e para que serve

Ver fichas de  Gatos

As vitaminas B estão envolvidas em numerosas funções corporais e são micronutrientes essenciais na dieta de qualquer gato para a manutenção da saúde e do estado fisiológico normal. Geralmente, se o gato é alimentado com uma ração completo para gatos, seja na forma sólida ou úmida ou em combinação, e obtém a quantidade mínima necessária por dia, ou seja, não está doente ou apresenta perda de apetite ou não tem problemas digestivos associados à má absorção de nutrientes, ele obterá todas as vitaminas deste complexo através de sua dieta e não precisará de suplementação extra. Entretanto, em outros momentos, vale a pena oferecer um suplemento nutricional contendo vitaminas B para gatos, bem como descobrir quais alimentos que contam com o complexo B são adequados para gatos.

Se você quiser saber os benefícios da vitamina B para gatos e quando ela deve ser dada a esses animais, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

O que é a vitamina B

As vitaminas B são um grupo de vitaminas solúveis em água, ou seja, são solubilizadas em água e seu excesso é eliminado na urina, ao contrário das vitaminas solúveis em gordura, que podem causar intoxicação quando se acumulam no corpo porque não podem ser solubilizadas em líquidos. Em geral, as vitaminas do complexo B estão envolvidas no sistema imunológico, no cérebro, no metabolismo de gordura e proteínas, na visão, na aparência do cabelo, no crescimento e desenvolvimento, na gravidez e na lactação, e no alívio do estresse.

As vitaminas do complexo B, são:

  • Vitamina B1 ou tiamina: envolvida nas funções do sistema nervoso e aumenta o apetite.
  • Vitamina B2 ou riboflavina: essencial para uma boa visão e um casaco saudável.
  • Vitamina B3 ou niacina: também melhora o apetite e facilita a digestão.
  • Vitamina B5 ou ácido pantotênico: ajuda no metabolismo da gordura.
  • Vitamina B6 ou piridoxina: é uma vitamina importante no metabolismo de proteínas.
  • Vitamina B8 ou biotina: está envolvida na boa aparência do cabelo e facilita o metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas.
  • Vitamina B9 ácido fólico: previne malformações fetais e é importante durante a gravidez, bem como na formação de novas células.
  • Vitamina B12 ou cobalamina: está envolvida na formação de células sanguíneas, tais como glóbulos vermelhos ou eritrócitos.

Para que serve a vitamina B em gatos?

As vitaminas B, como acabamos de mencionar, estão envolvidas em numerosas funções vitais e na manutenção das estruturas corporais de nossos pequenos felinos. Além disso, as vitaminas tiamina (B1), piridoxina (B6), ácido fólico (B9) e cobalamina (B12) são essenciais para o bom funcionamento cognitivo e desenvolvimento neurológico dos gatos, pois estão envolvidas na transformação do aminoácido homocisteína em outras substâncias utilizáveis pelo organismo felino. Se por acaso o gato for deficiente nessas vitaminas, a homocisteína se acumularia no sangue, o que poderia levar a problemas cardiovasculares ou cognitivos.

Além disso, as vitaminas B para gatos são importantes para o seguinte:

  • Eles estão envolvidos na diferenciação celular.
  • Eles estimulam o metabolismo.
  • Eles são importantes para a pele e o cabelo.
  • Eles estimulam o sistema imunológico.
  • Eles estão envolvidos com a bioquímica do sistema nervoso.
  • Eles ajudam a combater o estresse.

Neste outro artigo falamos sobre as vitaminas para gatos desnutridos.

Deficiência de vitamina B em gatos

Uma deficiência de vitaminas B é rara em gatos alimentados com uma dieta nas proporções corretas e na quantidade diária, mas pode ocorrer em gatos com má absorção digestiva ou em gatos mais velhos. Quando um felino tem má absorção digestiva, deixa de absorver nutrientes essenciais como essas vitaminas, especialmente a vitamina B12, cuja absorção depende do bom funcionamento do pâncreas e da mucosa do intestino delgado, reduzindo a meia-vida dessa vitamina de 13 para 5 dias, de modo que doenças digestivas ou intestinais (doença inflamatória intestinal, pancreatite, colangite, colangiohepatite ou linfoma intestinal) fazem com que os gatos desenvolvam um déficit dessa vitamina.

Por outro lado, foi estudado que os níveis desta vitamina são reduzidos em gatos mais velhos (especialmente nas fêmeas), independentemente da dieta do gato. Por esta razão, a suplementação de vitamina B12 é recomendada em todos os gatos com doença gastrointestinal ou onde os níveis de vitamina B12 são inferiores a 300 ng/L.

Dosagem de vitamina B para gatos

Quando se trata de suplementos, a dosagem dessas vitaminas dependerá do fabricante e da apresentação, e elas podem ser encontradas em forma de comprimidos ou pastilhas, embora também existam aquelas em pasta ou injetáveis. A dosagem dependerá das necessidades individuais de cada gato e pode ser suplementada com todas as vitaminas B ou apenas algumas delas, sendo a suplementação com uma única vitamina B12 para gatos ou cobalamina particularmente comum em felinos com doenças digestivas ou em gatos mais velhos. Nunca ofereça ao gato suplementos dessas vitaminas feitos para pessoas e procure sempre aconselhamento veterinário antes de dar ao pequeno felino qualquer suplemento.

Quanto aos alimentos com vitamina B, a quantidade dependerá da alimentação que o gato segue, já que não é a mesma coisa incluir alimentos naturais como uma dieta baseada principalmente em ração seca, ração úmida ou uma dieta 100% caseira. Mais uma vez, consulte um veterinário especializado em nutrição.

Como dar vitamina B para um gato?

Como dar vitaminas B a um gato dependerá da apresentação do produto e das necessidades do gato, exigindo um ou dois comprimidos, a quantidade indicada de pasta ou injeções. Entretanto, como são vitaminas solúveis em água, por isso devem ser administradas todos os dias, pois não se acumulam no corpo do gato.

Em gatos com deficiência cognitiva, pode ser utilizado um suplemento de vitamina B que também inclui L-carnitina e L-triptofano, que suportam a comunicação e o metabolismo das células cerebrais e células nervosas.

Alimentos com vitamina B para gatos

Além disso, também podemos oferecer aos gatos, em certas ocasiões e sempre como suplemento de sua dieta regular, uma série de alimentos naturais que contêm altos níveis de vitamina B. Estes alimentos são os seguintes:

  • Carnes de órgãos de animais, como fígado e rim.
  • Carne suína
  • Carne de frango ou de peru
  • Carne de coelho
  • Sardinhas
  • Robalo marinho
  • Salmão
  • Atum
  • Ovos

Se o felino segue uma alimentação caseira, então não haverá problema em incluir esses alimentos como parte dela, já que a proteína animal deve ocupar 80-90% da dieta diária, já que o gato é um carnívoro rigoroso. Mais uma vez, porém, recomendamos consultar um veterinário especializado em nutrição felina para evitar déficits nutricionais. Falamos sobre isto neste artigo: "O que os gatos comem".

Outros alimentos como castanhas, vegetais, levedura de cerveja, cereais e produtos lácteos também são fontes importantes dessas vitaminas, mas como os gatos são carnívoros e para evitar envenenamento, esses alimentos nunca devem ser oferecidos a pequenos felinos, ou pelo menos não de forma regular ou em grandes quantidades. Os legumes, por exemplo, não devem exceder 5-10% da dieta diária total, como explicado neste vídeo:

Efeitos colaterais da vitamina B para gatos

As vitaminas B são geralmente seguras porque não se acumulam no corpo e é pouco provável que sejam tóxicas. Entretanto, doses altas ou prolongadas de piridoxina ou vitamina B6 podem causar fraqueza muscular e incoordenação.

Outra situação que pode produzir efeitos colaterais é a rápida administração intravenosa dessas vitaminas, que pode causar vômitos, mal-estar ou náusea. Reações alérgicas também podem ocorrer, embora estas sejam raras.

Agora que você já sabe os benefícios e viu como oferecer vitamina B12 para gatos e também as outras vitaminas do complexo B, não perca este artigo sobre vitaminas para gatos idosos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vitamina B para gatos - Dosagem e para que serve, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • L. P. Case, D. P. Carey. (2001). Nutrición Canina y Felina. Ediciones Harcourt, S.A.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Vitamina B para gatos - Dosagem e para que serve
Vitamina B para gatos - Dosagem e para que serve

Voltar ao topo da página