Partilhar

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 novembro 2018
Ensinar o gato a usar o vaso sanitário

Ver fichas de  Gatos

Pensa que ensinar o seu gato a usar o vaso sanitário é impossível? Que é apenas coisa de filmes? Então temos uma boa notícia para você: é possível ensinar o seu gato a usar o banheiro sim. Não é fácil, nem rápido e também não o vai conseguir em dois dias, mas seguindo o nosso guia poderá conseguir que o seu gato seja o mais higiênico da sua rua.

Antes de começar, queremos esclarecer que é muito mais fácil conseguir que um gato adestrado o faça do que um que não tenha sido adestrado. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda a ensinar o seu gato a usar o vaso sanitário.

Também lhe pode interessar: Ensinar o gato a dar a pata
Passos a seguir:
1

Coloque a caixa de areia no banheiro: A primeira coisa que deve fazer é ter a caixa de areia do gato perto do vaso sanitário. Tem que ir habituando a gato a entrar no banheiro, por isso nada melhor que deixar a sua caixa de areia aí. O normal é que neste passo não hajam problemas. O gato irá ao banheiro fazer as suas necessidades sem problema e não vai precisar mais do que dois dias de adaptação.

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário - Passo 1
2

Coloque a caixa mais alta: Há um problema de altura entre a caixa de areia, que está ao nível do solo, e o vaso sanitário que está mais alto. Como resolver isto? Educando pouco a pouco o seu gato a ir subindo. Um dia coloca um livro embaixo da caixa de areia, noutro algo um pouco mais alto que o livro e assim sucessivamente até que o gato se habitue a saltar praticamente à altura do vaso sanitário.

Certifique-se que a caixa está bem segura em cima do que colocou por baixo, podendo ser revistas, pedaços de madeira ou qualquer outro material. Uma má ou instável colocação pode fazer com que o gato salte, a caixa caía e o nosso companheiro pense "para aqui não salto mais". Isso iria fazer com que o gato ficasse com mais medo na hora de subir para a caixa de areia.

3

Aproxime a caixa do vaso sanitário: Já tem a caixa de areia no banheiro e a uma altura idêntica ao do vaso sanitário, agora tem de a aproximar. Aproxime-a todos os dias mais um pouco, lembre-se que é um processo gradual, por isso deve empurrá-la um pouco mais dia após dia. No final, quando já tiver a caixa mesmo junto ao vaso sanitário, o que deve fazer é colocá-la em cima. É importante se certificar que não há nenhum problema de instabilidade, caso contrário irá deixar o gato traumatizado.

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário - Passo 3
4

Reduza o nível de areia: O gato já está fazendo as suas necessidades em cima do vaso sanitário, mas na caixa. Agora tem de o ir habituando à areia e à caixa, pelo que deverá tirar-lhe cada vez mais areia. Pouco a pouco deverá reduzir a quantidade de areia, até ficar uma pequena camada com menos de 2 centímetros de altura.

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário - Passo 4
5

Substitua a caixa por um recipiente: Agora tem que mudar a mentalidade do gato. Deve passar de fazer as suas necessidades na caixa a fazê-las diretamente no vaso sanitário. Existem diferentes opções para o fazer, desde caixas de treinamento que se vendem nas próprias lojas de animais até um simples recipiente de plástico que tiver em casa. Pode criar a sua própria caixa com um recipiente que colocará no vaso sanitário e um papel resistente que possa suportar o peso do gato debaixo da tampa. Além disso, pode adicionar um pouco de areia para que o gato continue tendo uma lembrança da sua caixa de areia e a relacione.

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário - Passo 5
6

Faça um buraco no papel e tire o recipiente: Quando já estiver há uns dias habituado a fazer as suas necessidades nesse recipiente e no papel, deve tirá-lo e fazer um buraco no papel para as fezes começarem a cair na água. Esta fase pode ser complicada, mas devemos levá-la com calma até que o gato consiga fazê-lo de forma cômoda. Quando vir que está cômodo, vá alargando o buraco até que não fique praticamente nada. À medida que for alargando o tamanho do buraco, tem que ir retirando a areia que vai colocando em cima do papel. O seu gato tem que se habituar a fazer as suas necessidades sem areia, pelo que a deverá reduzir gradualmente. Nesta fase já deverá ter conseguido que ele faça as suas necessidades no vaso sanitário, mas falta ainda reforçar esse comportamento.

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário - Passo 6
7

Puxe a descarga e recompense o seu gato: Os gatos não gostam de defecar ou urinar sobre a sua própria urina. Além disso, não é higiênico deixar as suas necessidades no vaso sanitário porque o seu cheiro é bastante forte. Por isso, terá de puxar a descarga cada vez que o gato utilizar o vaso sanitário, tanto pela nossa higiene como por essa "mania" dos gatos. Para reforçar o comportamento, deve dar um prêmio ao gato cada vez que urinar ou defecar no vaso sanitário. Isto vai fazer com que o gato pense que fez algo de bom e que da próxima vez vai voltar a fazê-lo para receber a sua recompensa. E se chegou até aqui... parabéns! Conseguiu que o seu gato aprendesse a usar o vaso sanitário. Foi difícil? Tem outro método para o fazer? Se sim, então conte-nos qual foi o seu método.

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário - Passo 7

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar o gato a usar o vaso sanitário, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação avançada.

Escrever comentário sobre Ensinar o gato a usar o vaso sanitário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Báh
Gostei do artigo e quero ler sobre educação avançada. No próximo mês, receberei meu gatinho q está na fase do desmame.
A sua avaliação:
Antonia Silva
Porque o meu gota só faz a suas necessidades no chão não sei o que fazer mim ajude.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Antonio! Você já tentou as dicas do artigo?
Priscila
Comece a colocar alguns tipos de areia diferentes para ele escolher qual gosta. Não é todo tipo de areia que o bichinho gosta ou ele até pode ter algum problema ou sentir dor ao fazer cocô ou xixi, tem que investigar, pq se colocar a areia é instinto o gato fazer suas necessidades e enterrar.
Joanina Araujo Bispo
Achei boa a matéria e como foi explicado o passo a passo.
Com certeza irei tentar com o meu gato.😁
Porém, achei complicado o fato de colocar areia sobre um papel em cima do vaso sanitário.

Um grande abraço a equipe.
Greice
Olá eu estou tentando habituar meu gatinho a usar vaso, já estou a três meses ensinando e ainda estamos na primeira fase, onde não há nenhum buraco no adestrador que comprei. Toda vez que tento ir para fase 2 o gato passa a fazer xixi pela casa.

O meu gatinho também no início passou a segurar e não fazer suas necessidades.

Fiquei com medo dele ficar doente com problemas urinários.

Quem quiser tentar é necessário bastante para paciência, o banheiro vai ficar cheio de areia, pois gato derrubar no chão, sem falar do vaso sanitário cai bastante areia dentro do vaso.
Maria
É bom ter duas opções para um gato, caso tenha mais precisa se mais uma, então você pode adestrar e deixar uma outra caixa para ele se sentir mais avontade e a outra dica é comprar aquelas caixas que sao mais altas ou até mesmo que são cobertas, que são um banheiro para o gato usar, pela internet deve ser bem mais em conta e não coloquei muita areia, só o necessário para forrar o fundo. E limpe pelo menos a caixa com água quente, uma vez por dia, gato é um animal muito limpo, eles não gostam de caixa que fique com cheiro de xixi ou cocô, e usar luvas para limpar a caixa.
Teresa Lopes
Bom dia. Já usei essa técnica com uns adaptadores que se vendem. A gata desde inicio se habituou. O gato apartir do momento em que deixa de haver areia, não faz. Inclusive deixou de urinar e tivemos de o levar ao veterinario. Há alguma tecnica?
Rafael campos
Quais os riscos essa pratica pode trazer a saude humana ?
AA
Quais riscos isso poderia trazer? O gato vai estar fazendo as necessidades de qualquer maneira, você só o estaria ensinando a fazer isso no vaso.
Isabella Emilly
Ola!
Desculpa, nao entendi direito essa parte do papel e do recipiente em cima do vaso, nao consegui visualizar. Pode me explicar melhor?
Obrigada! Seus artigos sao otimos, aprendo muita coisa!
Maria
Eu também não entendi.

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário
1 de 7
Ensinar o gato a usar o vaso sanitário

Voltar ao topo da página