Educação avançada

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 25 agosto 2020
Ensinar o gato a usar o vaso sanitário
Imagem: YouTube
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Pensa que ensinar o seu gato a usar o vaso sanitário é impossível? Que é apenas coisa de filmes? Então temos uma boa notícia para você: é possível ensinar o seu gato a usar o banheiro sim. Não é fácil, nem rápido e também não o vai conseguir em dois dias, mas seguindo o nosso guia poderá conseguir que o seu gato seja o mais higiênico da sua rua.

Antes de começar, queremos esclarecer que é muito mais fácil conseguir que um gato adestrado o faça do que um que não tenha sido adestrado. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda a ensinar o seu gato a usar o vaso sanitário.

Também lhe pode interessar: Como ensinar o cachorro a deitar

Passos a seguir:

1

Coloque a caixa de areia no banheiro: A primeira coisa que deve fazer é ter a caixa de areia do gato perto do vaso sanitário. Tem que ir habituando a gato a entrar no banheiro, por isso nada melhor que deixar a sua caixa de areia aí. O normal é que neste passo não hajam problemas. O gato irá ao banheiro fazer as suas necessidades sem problema e não vai precisar mais do que dois dias de adaptação.

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário - Passo 1
2

Coloque a caixa mais alta: Há um problema de altura entre a caixa de areia, que está ao nível do solo, e o vaso sanitário que está mais alto. Como resolver isto? Educando pouco a pouco o seu gato a ir subindo. Um dia coloca um livro embaixo da caixa de areia, noutro algo um pouco mais alto que o livro e assim sucessivamente até que o gato se habitue a saltar praticamente à altura do vaso sanitário.

Certifique-se que a caixa está bem segura em cima do que colocou por baixo, podendo ser revistas, pedaços de madeira ou qualquer outro material. Uma má ou instável colocação pode fazer com que o gato salte, a caixa caía e o nosso companheiro pense "para aqui não salto mais". Isso iria fazer com que o gato ficasse com mais medo na hora de subir para a caixa de areia.

3

Aproxime a caixa do vaso sanitário: Já tem a caixa de areia no banheiro e a uma altura idêntica ao do vaso sanitário, agora tem de a aproximar. Aproxime-a todos os dias mais um pouco, lembre-se que é um processo gradual, por isso deve empurrá-la um pouco mais dia após dia. No final, quando já tiver a caixa mesmo junto ao vaso sanitário, o que deve fazer é colocá-la em cima. É importante se certificar que não há nenhum problema de instabilidade, caso contrário irá deixar o gato traumatizado.

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário - Passo 3
4

Reduza o nível de areia: O gato já está fazendo as suas necessidades em cima do vaso sanitário, mas na caixa. Agora tem de o ir habituando à areia e à caixa, pelo que deverá tirar-lhe cada vez mais areia. Pouco a pouco deverá reduzir a quantidade de areia, até ficar uma pequena camada com menos de 2 centímetros de altura.

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário - Passo 4
5

Substitua a caixa por um recipiente: Agora tem que mudar a mentalidade do gato. Deve passar de fazer as suas necessidades na caixa a fazê-las diretamente no vaso sanitário. Existem diferentes opções para o fazer, desde caixas de treinamento que se vendem nas próprias lojas de animais até um simples recipiente de plástico que tiver em casa. Pode criar a sua própria caixa com um recipiente que colocará no vaso sanitário e um papel resistente que possa suportar o peso do gato debaixo da tampa. Além disso, pode adicionar um pouco de areia para que o gato continue tendo uma lembrança da sua caixa de areia e a relacione.

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário - Passo 5
6

Faça um buraco no papel e tire o recipiente: Quando já estiver há uns dias habituado a fazer as suas necessidades nesse recipiente e no papel, deve tirá-lo e fazer um buraco no papel para as fezes começarem a cair na água. Esta fase pode ser complicada, mas devemos levá-la com calma até que o gato consiga fazê-lo de forma cômoda. Quando vir que está cômodo, vá alargando o buraco até que não fique praticamente nada. À medida que for alargando o tamanho do buraco, tem que ir retirando a areia que vai colocando em cima do papel. O seu gato tem que se habituar a fazer as suas necessidades sem areia, pelo que a deverá reduzir gradualmente. Nesta fase já deverá ter conseguido que ele faça as suas necessidades no vaso sanitário, mas falta ainda reforçar esse comportamento.

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário - Passo 6
7

Puxe a descarga e recompense o seu gato: Os gatos não gostam de defecar ou urinar sobre a sua própria urina. Além disso, não é higiênico deixar as suas necessidades no vaso sanitário porque o seu cheiro é bastante forte. Por isso, terá de puxar a descarga cada vez que o gato utilizar o vaso sanitário, tanto pela nossa higiene como por essa "mania" dos gatos. Para reforçar o comportamento, deve dar um prêmio ao gato cada vez que urinar ou defecar no vaso sanitário. Isto vai fazer com que o gato pense que fez algo de bom e que da próxima vez vai voltar a fazê-lo para receber a sua recompensa. E se chegou até aqui... parabéns! Conseguiu que o seu gato aprendesse a usar o vaso sanitário. Foi difícil? Tem outro método para o fazer? Se sim, então conte-nos qual foi o seu método.

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário - Passo 7

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar o gato a usar o vaso sanitário, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação avançada.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
A sua avaliação:
thiago xavier
Onde eu compro esse acessorio que se acopla na privada? não acho em lugar nenhum, se puderem me ajudar ficarei gratoi
A sua avaliação:
Sheila
Eu tenho 5 gatos, nao tenho coragem de deixar eles usarem o meu vaso sanitário.
A sua avaliação:
juliana.russini@gmail.com
Tenho 8 gatas e uso 3 caixas de areia, aprsar do correto ser uma por gato, elas se habituaram bem a compartilhar as caixas. Gostaria muito de que aprendessem a usar o vaso ( até porque as caixas ficam no meu banheiro). Na verdade não acho que vou conseguir eliminar todas as caixas, mas se reduzisse 2 ja ajudaria bastante.. mas tenho ainda muitas dúvidas sobre o processo..
1 - não pode o gato passar a segurar para não fazer no vaso?
2- Sendo vários gatos, como deixar que a velocidade de aprendizagem de todas se igualem para ir reduzindo a areia?
3-Qual areia pode ser utilizada que não vá entupir o vaso, na fase de treinamento?
4- Meus gatos quase todos vieram em momentos inesperados, sendo resgatados de rua ..Como faria se chegasse um gato bebê para que aprenda sem que as outras parem de usar o vaso?( no caso de eu conseguir eliminar todas as caixas)..
5- Comportamentalmente gatos enterram as nescessidades para afastar o cheiro de predadores. Mesmo dando descarga ele não pode desenvolver um problema comportamental por não poder enterrar?
6- Apartir do momento que eu consiga que um gato aprenda, tende por imitação as outras aprender com mais facilidade?
Obrigada
A sua avaliação:
Eliz
Meus gatos faziam muita bagunça com a areia e resolvi tirar a areia e a caixa.
Eles continuam fazendo xixi e coco no box que eu pego e jogo no caso e logo jogo uma mistura de água com água sanitária no chão e está tudo bem por enquanto... Só quando eles têm verme que fica complicado.
Mateus
Não é muito legal colega, eles podem passar as patas diretamente nas fezes e urina tentando enterrar com o "pó" imaginário que eles enxergam em volta.
A sua avaliação:
Karen
Olá, a minha gatinha tem 10 anos. Vocês acham que teria como educa-lá a usar o vaso sanitário?
A sua avaliação:
Pricila Eller
O meu usa, mas para beber água! Kkkk
A sua avaliação:
Natalia Back
Como fazer para a casa não ter cheiro de cachorro?
Cláudia
O meu gato nem precisou ser ensinado, um dia fui surpreendida com ele fazendo xixi no vaso sanitário, desde então ele tanto faz na caixa de areia, como no vaso do banheiro.
Báh
Gostei do artigo e quero ler sobre educação avançada. No próximo mês, receberei meu gatinho q está na fase do desmame.
A sua avaliação:
Antonia Silva
Porque o meu gota só faz a suas necessidades no chão não sei o que fazer mim ajude.
Luísa Savala
Oi Antonio! Você já tentou as dicas do artigo?
Priscila
Comece a colocar alguns tipos de areia diferentes para ele escolher qual gosta. Não é todo tipo de areia que o bichinho gosta ou ele até pode ter algum problema ou sentir dor ao fazer cocô ou xixi, tem que investigar, pq se colocar a areia é instinto o gato fazer suas necessidades e enterrar.
Joanina Araujo Bispo
Achei boa a matéria e como foi explicado o passo a passo.
Com certeza irei tentar com o meu gato.😁
Porém, achei complicado o fato de colocar areia sobre um papel em cima do vaso sanitário.

Um grande abraço a equipe.
Greice
Olá eu estou tentando habituar meu gatinho a usar vaso, já estou a três meses ensinando e ainda estamos na primeira fase, onde não há nenhum buraco no adestrador que comprei. Toda vez que tento ir para fase 2 o gato passa a fazer xixi pela casa.

O meu gatinho também no início passou a segurar e não fazer suas necessidades.

Fiquei com medo dele ficar doente com problemas urinários.

Quem quiser tentar é necessário bastante para paciência, o banheiro vai ficar cheio de areia, pois gato derrubar no chão, sem falar do vaso sanitário cai bastante areia dentro do vaso.
Maria
É bom ter duas opções para um gato, caso tenha mais precisa se mais uma, então você pode adestrar e deixar uma outra caixa para ele se sentir mais avontade e a outra dica é comprar aquelas caixas que sao mais altas ou até mesmo que são cobertas, que são um banheiro para o gato usar, pela internet deve ser bem mais em conta e não coloquei muita areia, só o necessário para forrar o fundo. E limpe pelo menos a caixa com água quente, uma vez por dia, gato é um animal muito limpo, eles não gostam de caixa que fique com cheiro de xixi ou cocô, e usar luvas para limpar a caixa.
Teresa Lopes
Bom dia. Já usei essa técnica com uns adaptadores que se vendem. A gata desde inicio se habituou. O gato apartir do momento em que deixa de haver areia, não faz. Inclusive deixou de urinar e tivemos de o levar ao veterinario. Há alguma tecnica?
Rafael campos
Quais os riscos essa pratica pode trazer a saude humana ?
AA
Quais riscos isso poderia trazer? O gato vai estar fazendo as necessidades de qualquer maneira, você só o estaria ensinando a fazer isso no vaso.
Isabella Emilly
Ola!
Desculpa, nao entendi direito essa parte do papel e do recipiente em cima do vaso, nao consegui visualizar. Pode me explicar melhor?
Obrigada! Seus artigos sao otimos, aprendo muita coisa!
Maria
Eu também não entendi.
Clara
Eu também não entendi
Imagem: YouTube
1 de 7
Ensinar o gato a usar o vaso sanitário