Ensinar o gato a usar o vaso sanitário

Ensinar o gato a usar o vaso sanitário
Imagem: YouTube

Pensa que ensinar o seu gato a usar o vaso sanitário é impossível? Que é apenas coisa de filmes? Então temos uma boa notícia para você: é possível ensinar o seu gato a usar o banheiro sim. Não é fácil, nem rápido e também não o vai conseguir em dois dias, mas seguindo o nosso guia poderá conseguir que o seu gato seja o mais higiênico da sua rua.

Antes de começar, queremos esclarecer que é muito mais fácil conseguir que um gato adestrado o faça do que um que não tenha sido adestrado. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda a ensinar o seu gato a usar o vaso sanitário.

Passos a seguir:
1

Coloque a caixa de areia no banheiro: A primeira coisa que deve fazer é ter a caixa de areia do gato perto do vaso sanitário. Tem que ir habituando a gato a entrar no banheiro, por isso nada melhor que deixar a sua caixa de areia aí. O normal é que neste passo não hajam problemas. O gato irá ao banheiro fazer as suas necessidades sem problema e não vai precisar mais do que dois dias de adaptação.

2

Coloque a caixa mais alta: Há um problema de altura entre a caixa de areia, que está ao nível do solo, e o vaso sanitário que está mais alto. Como resolver isto? Educando pouco a pouco o seu gato a ir subindo. Um dia coloca um livro embaixo da caixa de areia, noutro algo um pouco mais alto que o livro e assim sucessivamente até que o gato se habitue a saltar praticamente à altura do vaso sanitário.

Certifique-se que a caixa está bem segura em cima do que colocou por baixo, podendo ser revistas, pedaços de madeira ou qualquer outro material. Uma má ou instável colocação pode fazer com que o gato salte, a caixa caía e o nosso companheiro pense "para aqui não salto mais". Isso iria fazer com que o gato ficasse com mais medo na hora de subir para a caixa de areia.

3

Aproxime a caixa do vaso sanitário: Já tem a caixa de areia no banheiro e a uma altura idêntica ao do vaso sanitário, agora tem de a aproximar. Aproxime-a todos os dias mais um pouco, lembre-se que é um processo gradual, por isso deve empurrá-la um pouco mais dia após dia. No final, quando já tiver a caixa mesmo junto ao vaso sanitário, o que deve fazer é colocá-la em cima. É importante se certificar que não há nenhum problema de instabilidade, caso contrário irá deixar o gato traumatizado.

4

Reduza o nível de areia: O gato já está fazendo as suas necessidades em cima do vaso sanitário, mas na caixa. Agora tem de o ir habituando à areia e à caixa, pelo que deverá tirar-lhe cada vez mais areia. Pouco a pouco deverá reduzir a quantidade de areia, até ficar uma pequena camada com menos de 2 centímetros de altura.

5

Substitua a caixa por um recipiente: Agora tem que mudar a mentalidade do gato. Deve passar de fazer as suas necessidades na caixa a fazê-las diretamente no vaso sanitário. Existem diferentes opções para o fazer, desde caixas de treinamento que se vendem nas próprias lojas de animais até um simples recipiente de plástico que tiver em casa. Pode criar a sua própria caixa com um recipiente que colocará no vaso sanitário e um papel resistente que possa suportar o peso do gato debaixo da tampa. Além disso, pode adicionar um pouco de areia para que o gato continue tendo uma lembrança da sua caixa de areia e a relacione.

6

Faça um buraco no papel e tire o recipiente: Quando já estiver há uns dias habituado a fazer as suas necessidades nesse recipiente e no papel, deve tirá-lo e fazer um buraco no papel para as fezes começarem a cair na água. Esta fase pode ser complicada, mas devemos levá-la com calma até que o gato consiga fazê-lo de forma cômoda. Quando vir que está cômodo, vá alargando o buraco até que não fique praticamente nada. À medida que for alargando o tamanho do buraco, tem que ir retirando a areia que vai colocando em cima do papel. O seu gato tem que se habituar a fazer as suas necessidades sem areia, pelo que a deverá reduzir gradualmente. Nesta fase já deverá ter conseguido que ele faça as suas necessidades no vaso sanitário, mas falta ainda reforçar esse comportamento.

7

Puxe a descarga e recompense o seu gato: Os gatos não gostam de defecar ou urinar sobre a sua própria urina. Além disso, não é higiênico deixar as suas necessidades no vaso sanitário porque o seu cheiro é bastante forte. Por isso, terá de puxar a descarga cada vez que o gato utilizar o vaso sanitário, tanto pela nossa higiene como por essa "mania" dos gatos. Para reforçar o comportamento, deve dar um prêmio ao gato cada vez que urinar ou defecar no vaso sanitário. Isto vai fazer com que o gato pense que fez algo de bom e que da próxima vez vai voltar a fazê-lo para receber a sua recompensa. E se chegou até aqui... parabéns! Conseguiu que o seu gato aprendesse a usar o vaso sanitário. Foi difícil? Tem outro método para o fazer? Se sim, então conte-nos qual foi o seu método.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar o gato a usar o vaso sanitário, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação avançada.