Dicas para evitar que um gato entre no seu jardim

Dicas para evitar que um gato entre no seu jardim

São muitas as pessoas que ao chegar a casa observam fezes ou plantas arrancadas no seu jardim. Podem até encontrar um gato estranho repousando tranquilamente no seu jardim. O gato é um mamífero independente e ousado que não hesitará utilizar o seu gramado como banheiro ou arranhador de tamanho XL. Se este é o seu problema, então continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos dar dicas para evitar que um gato entre no seu jardim.

Repelentes naturais para o gato

Se o gato do seu vizinho tem por hábito utilizar o seu jardim para diferentes finalidades, será muito difícil espantá-lo de forma amigável. O gato considera que o seu jardim é uma zona confortável onde pode fazer as suas necessidades ou deixar algum pássaro morto como presente. Mas é possível afastar o gato das suas plantas!

Se está cansado desta situação, a melhor opção será tentar utilizar repelentes naturais fáceis de aplicar e inofensivos para evitar que o gato entre no seu jardim:

  • Água: Os gatos não são precisamente amigos da água. Instalar aspersores ou regar habitualmente o seu jardim irá causar desagrado no gato. Existem à venda aparelhos eletrônicos com sensor de movimentos que lançam jatos de água.
  • Cítricos: Os cheiros cítricos como o limão ou a laranja são especialmente incômodos para os gatos. Evite que entre no seu jardim enchendo uma garrafa spray com o suco destes frutos. Também pode deixar as cascas pelas zonas que habitualmente usa mudando-as a cada 2 ou 3 dias.
  • Cuidado com os alimentos: Se suspeita que vai à sua casa em busca de comida, feche bem os sacos de lixo que pode ter na rua.
  • Lavanda e tomilho: Plantar este tipo de plantas não só deixará o seu jardim mais bonito, como também é um extra que converterá um passeio pela sua propriedade irritante para o gato.
  • Café moído: Espalhar o pó pelo jardim é uma boa recomendação segundo muitas pessoas que também já sofreram deste mesmo problema.

A combinação destes repelentes naturais pode livrá-lo das visitas incômodas e evitar que o gato entre no seu jardim. Se depois de utilizar todos estes truques, continua com o mesmo problema, continue lendo.

Outros repelentes para o gato

Recomendamos-lhe a utilização de produtos naturais, uma vez que muitos repelentes comerciais ou de outro tipo podem causar sérios problemas na saúde do gato e causar também infertilidade no seu jardim.

Se mesmo assim estiver decidido a acabar com a presença de gatos, uma vez que nenhum dos remédios anteriores funcionaram, pode usar algumas destas ideias para evitar que o gato entre no seu jardim:

  • Pimenta preta, de caiena, tabasco ou chili: Estes elementos são de origem natural, mas mesmo assim no PeritoAnimal não recomendamos a sua utilização pois se entrarem em contato com os olhos do gato, podem ocorrer graves feridas e perda de visão.
  • Rugosidades do terreno: Se o gato tem uma zona preferida pode adicionar ao redor pedras, folhas de visco ou outro material que dificulte o acesso.
  • Repelentes comerciais: Em lojas poderá encontrar diversos tipos de repelentes para gatos, cachorros, ratos... É importante que se informe de como os deve utilizar.

Faça você mesmo o repelente mais forte para evitar que o gato continue entrando no seu jardim, seguindo estes passos:

  1. Consiga uma caixa de papelão ou idêntica.
  2. Faça pequenos buracos por toda a superfície.
  3. Introduza no interior bolas anti-traças, dentes de alho, cascas de laranja e repelentes comerciais.
  4. Feche de forma adequada a caixa com fita adesiva.
  5. Utilize uma ou várias caixas nas zonas mais transitadas do gato.

Utilizar cercas elétricas, ultrassons ou produtos tóxicos está totalmente desaconselhado e deveria não ser permitido. Pode acontecer que algum destes elementos acabe não só magoando o animal como também uma criança.

Lembre-se que um gato não entende como um humano o que é ou não correto e, sem o seu meio natural devem se adaptar a grandes urbanizações, vilas e cidades.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para evitar que um gato entre no seu jardim, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.