Doenças parasitárias

DAPP em cães - O que é, sintomas e tratamentos

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 20 dezembro 2023
DAPP em cães - O que é, sintomas e tratamentos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Vários tipos de parasitas podem infestar os cães, como vermes, pulgas, carrapatos, piolhos e ácaros, causando grande desconforto ao animal e desencadeando doenças. Pulgas são parasitas externos muito comuns em cães e gatos, causando uma reação de hipersensibilidade capaz de fazer o animal se automutilar de tanta coceira.

Conhecida como Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas (DAPP), essa doença é causada por uma reação alérgica muito intensa à saliva da pulga. Para o animal que é alérgico, basta um ou outro parasita para desencadear a reação de hipersensibilidade. A coceira pode variar em intensidade, de leve a gravíssima, a depender do nível de sensibilidade de cada cachorro. O incômodo causado pela coceira não é só do animal, pois o tutor também se sente incomodado com a inquietude do seu pet.

Algumas lesões podem indicar que se trata de DAPP, como pelos tonsurados (cortados pelos dentes devido ao ato de se coçar com a boca, mordiscando os pelos), lesões em regiões como a base da cauda, que podem variar de crostas, até feridas mais graves. O tratamento é baseado na eliminação dos parasitas causadores da reação alérgica, além de medicação para atenuar os sintomas da doença. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre a DAPP, seus sintomas e tratamentos, não perca este artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Sarna em cães - Sintomas e tratamento

Índice

  1. O que é DAPP em cães?
  2. Causas de DAPP em cães?
  3. Como desparasitar cães para prevenir a DAPP?
  4. Sintomas de DAPP em cães
  5. Como tratar DAPP em cães

O que é DAPP em cães?

A Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas é uma reação de hipersensibilidade causada pela saliva das pulgas. A pulga é um ectoparasita hematófago, ou seja, é um parasita externo do cão, gato e outros animais, que se alimenta de sangue. Quando pica o cachorro para se alimentar, este inseto perfura a pele e inocula saliva com propriedades anticoagulantes, que pode causar reações de hipersensibilidade de gravidade variável.

A saliva da pulga possui algumas substâncias capazes de induzir uma reação de hipersensibilidade, que resulta em muita coceira nos cães e gatos. Se não tratada de imediato, pode resultar em lesões graves de pele, com feridas contaminada por bactérias e fungos. Devido às condições climáticas brasileiras, a doença pode ocorrer o ano todo, pois as pulgas conseguem se proliferar durante todas as estações do ano.

Causas de DAPP em cães?

A DAPP ocorre porque as pulgas, durante seu repasto sanguíneo (alimentação) no animal, injetam saliva, com propriedades anticoagulantes, na pele do hospedeiro. A proteína presente na saliva estimula o sistema imunológico do animal. Os pacientes alérgicos reagem contra essa proteína, desencadeando uma reação de hipersensibilidade.

Para o animal que tem alergia a picada de pulgas, bastam poucos parasitas para desencadear a reação de hipersensibilidade, sendo a gravidade dos sintomas variável em cada animal, de acordo com a sua tolerância à coceira. Além de se preocupar com a inquietude e com a estética do cachorro, prejudicada pelas lesões de pele, o ato de se coçar gera também um desconforto psicológico-social em que os tutores passam se sentir constrangidos ou pré-julgados.

Quando uma pessoa visita uma casa que possui um cachorro com lesões de pele e que se coça o tempo todo, pode ter a impressão de que o animal não está sendo bem cuidado e que o tutor não possui bons hábitos de higiene, pois existe um preconceito de que quando o animal tem pulgas, o ambiente é sujo e o tutor é desleixado com a saúde do animal e com a sua também.

Como desparasitar cães para prevenir a DAPP?

O uso de medicação contra pulgas é de extrema importância para evitar a DAPP, principalmente quando já se sabe que o cão é alérgico à picada de pulgas. Existem vários produtos no mercado que possuem grande eficiência para tal. Ainda falaremos mais sobre esses produtos neste artigo.

Sintomas de DAPP em cães

O sintoma mais comum é a coceira intensa. Devido a isso, o animal pode se ferir ao se coçar, resultando em lesões contaminadas por bactérias ou fungos secundários. Lesões aparecem inicialmente no dorso do animal, quase na base da cauda, podendo se espalhar para o resto do corpo rapidamente. As feridas podem estar na área da coxa, da cauda, principalmente em sua base, no abdômen, flancos e pescoço.

A lesão inicial é uma pápula, como se fosse uma espinha, com prurido intenso, queda de pelos, endurecimento da pele, crostas e escurecimento. Pode haver contaminação secundária por bactérias do tipo Staphylococcus intermedious e por fungo Malassezia pachydermatis, com odor desagradável. Nem sempre as pulgas são encontradas no cachorro, pois elas podem apenas picar o animal e voltar para o ambiente, deixando o diagnóstico um pouco mais difícil.

Como tratar DAPP em cães

O tratamento da DAPP consiste em eliminar a causa principal, ou seja, as pulgas, e tratar as complicações secundárias, como a contaminação bacteriana e fúngica. O uso de antibióticos, antifúngicos e antialérgicos será necessário nesses casos mais complicados.

A eliminação do parasita pode ser realizada com o uso de medicamentos tópicos, em sua maioria apresentados em pipetas a serem aplicadas no dorso do animal. O tratamento do ambiente é extremamente importante, visto que as pulgas realizam parte de seu ciclo de vida fora do animal. O cachorro é o alimento, mas elas utilizam o ambiente para colocar seus ovos. Citaremos alguns produtos que auxiliam na eliminação das pulgas no cachorro:

  1. Front Line: produto à base de fipronil, deve ser aplicado no dorso do cachorro, de acordo com o seu peso. Indicam-se aplicações mensais, mas em caso de infestação intensa, podem ser quinzenais.
  2. Revolution: produto à base de selamectina. Vem embalado em uma pipeta, que deverá ser aplicada no dorso do cachorro. O produto elimina as pulgas adultas nos cães e gatos por um período de um mês após a sua administração. Além disso, os ovos de pulgas expostos à dosagem recomendada e ao programa de tratamento mensal com Revolution® 6% tornam-se inviáveis e o ciclo de reprodução das pulgas é, desta maneira, interrompido. Por matar as pulgas adultas, Revolution® 6% controla os sintomas de infestação por pulgas, incluindo a dermatite alérgica por picadas de pulgas.
  3. Bravecto: comprimido para administração por via oral, para o tratamento de infestações por carrapatos e pulgas em cães, proporcionando 12 semanas de proteção. Esse produto veterinário é um inseticida e acaricida sistêmico com longa duração de ação que promove eficácia imediata e persistente por 12 semanas contra carrapatos (formas adultas e jovens de Ixodes ricinus, Ixodes hexagonus, Ixodes scapularis, Ixodes holocyclus, Dermacentor reticulatus, Dermacentor variabilis e Rhipicephalus sanguineus) e pulgas (Ctenocephalides felis e Ctenocephalides canis).

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a DAPP em cães - O que é, sintomas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Bibliografia
  • Dermatite alérgica à picada de pulgas. Jornada do Conhecimento TECSA – Diagnóstico Pet. Disponível em https://www.tecsa.com.br/assets/pdfs/DERMATITE%20AL%C3%89RGICA%20A%20PICADA%20DE%20PULGAS.pdf. Acesso em 18/12/2023.
  • Silva, N.C. et al. Dermatite Alérgica à Picada de Pulga – Diagnóstico Clínico. Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/399/o/NARA_CRISTINA_SILVA.pdf. Acesso em 18/12/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
DAPP em cães - O que é, sintomas e tratamentos