Curiosidades do mundo animal

Como o urso polar sobrevive no frio

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 3 novembro 2016
Como o urso polar sobrevive no frio
Ursos

Ver fichas de  Ursos

Os ursos polares não são apenas um dos mais animais bonitos do mundo, como também são um dos mais interessantes cientificamente. Estes ursos vivem no círculo polar Ártico, sobrevivendo a um dos climas mais extremos do nosso mundo.

Aí está a dúvida: como o urso polar sobrevive no frio do polo Ártico. Os cientistas passaram muitos anos investigando como este animal consegue conservar o calor. Neste artigo do PeritoAnimal vamos-lhe apresentar as diferentes teorias que foram surgindo para dar resposta a este enigma.

Também lhe pode interessar: Onde vivem os ursos polares?

Índice

  1. O urso polar
  2. Como sobrevive ao frio
  3. Teorias sobre como o urso polar sobrevive no frio graças ao seu pelo

O urso polar

O urso polar, conhecido também como urso branco, é um mamífero carnívoro da família dos Ursidae, mais concretamente, Ursus maritimus.

Trata-se de um urso com um corpo mais alongado e umas patas mais formadas. O peso dos machos oscila entre os 300 e 650 quilos, embora se conheçam casos que chegaram a um peso muito maior.

As fêmeas pesam muito menos, cerca de metade. No entanto, quando estão prenhas devem se esforçar em armazenas grandes quantidades de gordura, visto que será dessa gordura que sobrevive durante a gestação e os primeiros meses de vida das crias.

Embora também possa caminhar, faz isso de uma forma desajeitada, pois o urso polar sente-se melhor nadando. De fato, podem chegar a nadar centenas de quilômetros.

Como dissemos antes, os ursos polares são carnívoros. Das poucas vezes que sobem à superfície, costuma ser para caçar. As suas presas mais habituais são as focas, belugas morsas ou exemplares jovens de morsas.

Como o urso polar sobrevive no frio - O urso polar

Como sobrevive ao frio

Como pode imaginar, um dos fatores para que o urso polar consiga sobreviver no frio é o seu pelo. Embora esta explicação seja demasiado simples.

Debaixo da pele dos ursos polares encontra-se uma camada grossa de gordura que os protege do frio. Depois, como em outros mamíferos desta zona, o seu pelo está dividido em duas camadas: uma inferior e outra exterior. A camada exterior é mais forte para proteger a camada interior mais fina e densa. No entanto, como poderemos ver depois, o pelo dos ursos polares considera-se uma maravilha quanto à captação e retenção do calor.

Outro fator da sua morfologia que ajuda a conservar o calor são as suas orelhas compactas e a sua pequena cauda. Ao ter essa estrutura e forma conseguem evitar uma perda de calor desnecessária.

Como o urso polar sobrevive no frio - Como sobrevive ao frio

Teorias sobre como o urso polar sobrevive no frio graças ao seu pelo

Não está demonstrado com exatidão como os ursos polares conseguem superar essas temperaturas tão extremas, embora quase todas as teorias estejam relacionadas com:

  • A captação do calor
  • A retenção

Um estudo sustenta que o pelo do urso polar é oco, além de transparente. Vemos o pelo branco ao refletir-se neste pelo o ambiente que o rodeia. É curioso, uma vez que, em contrapartida, a sua pele é preta.

Em um primeiro momento, o pelo captaria os raios infravermelhos do sol, depois não se saberia muito bem como, transmitia-os para a pele. A função do pelo seria a de reter o calor. Mas existem mais teorias:

  • Uma delas afirma que o pelo agarra as bolhas de ar que há no ambiente. Estas bolhas se convertem em uma camada protetora que o protegeria do frio.
  • Outra refere que a pele do urso polar emite ondas eletromagnéticas que aqueceriam o urso.

Mas claro que, são tudo teorias. Algo em que os cientistas estão de acordo é que os ursos polares têm mais problemas com o sobreaquecimento do que com a congelação. Daí que uma das grandes ameaças para esta espécie seja o aquecimento do nosso planeta pela contaminação.

Se é um amante dos ursos e quer saber mais sobre outras espécies deste maravilhoso mamífero, não perca o nosso artigo que fala sobre a alimentação do urso panda.

Como o urso polar sobrevive no frio - Teorias sobre como o urso polar sobrevive no frio graças ao seu pelo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como o urso polar sobrevive no frio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
OIII
o que ACONTECE COM OS URSOS POLARES NAS ESTAÇÕES DO ANO
Letícia Domingues de Carvalho
#somostodosADV
1 de 4
Como o urso polar sobrevive no frio