Como ensinar o cachorro a dar a pata

Como ensinar o cachorro a dar a pata

Quem é que não quer que o seu cachorro aprenda alguns truques? É normal que um dono de um cachorro queira ver o seu cachorro a rodar sobre si mesmo, a deitar-se ou a fazer-se de morto. Mas o melhor de tudo é que com isso, não está favorecendo apenas a sua inteligência, como também está reforçando o seu adestramento e também o vosso relacionamento.

Um dos truques mais populares para cachorros é dar a pata. Mas não sabe como o ensinar a fazer isso? Então veio ao sítio certo!

Neste artigo do PeritoAnimal vamos-lhe explicar passo a passo como ensinar o cachorro a dar a pata.

Truques para ensinar a um cachorro

Todos os cachorros (e inclusive cães adultos) têm a capacidade de aprender, pode ter a certeza disto. É verdade que alguns cachorros aprendem mais rápido que outros, mas com constância e carinho de certeza que o seu pet também irá aprender.

A primeira coisa que deve ter claro é que deve ter paciência. Não desespere se o seu cachorro não aprender logo nas primeiras sessões. Se ficar frustrado, o seu pet irá notar e ficará frustrado também. Aprender deve ser algo divertido para os dois:

  • Sessões de adestramento curtas: Procure um lugar calmo no qual esteja em silêncio e evite todas as distrações possíveis. A sessão de adestramento do cachorro deve durar entre 5 e 10 minutos, nunca esteja mais de 15 minutos, pois com isso conseguirá apenas aborrecer o seu cachorro. Pode praticar entre duas e três vezes por dia tendo brincadeiras, passeio e refeições entre as sessões de adestramento.
  • A base de um bom adestramento é o reforço positivo, a repetição e o carinho. Não deve repreender o seu cachorro porque ainda não aprendeu o truque, pois assim ficará desmotivado. Além disso, estaria a ser injusto, lembre-se que ninguém nasce ensinado.

O seu cachorro deve estar sentado

O seu pet ainda não se sabe sentar? Não podemos começar uma casa pelo telhado, por isso primeiro ensine o seu cachorro a sentar, depois já poderá continuar o adestramento ensinando-o a dar a pata.

Prepare uma boa dose de guloseimas

Existe à venda uma grande variedade de guloseimas para cachorros, mas tenha cuidado para não sobrealimentar o seu cachorro. É importante evitar a obesidade, por isso procure sempre guloseimas que pode partir em pequenos pedaços.

Escolha a palavra e o gesto adequado

Todas as ordem devem estar relacionadas com uma palavra, o ideal é que seja apenas uma. Neste caso, a mais lógica seria "pata". Tenha também cuidado e use sempre a mesma mão, pois se a alternar poderá confundir o seu cachorro. Além disso, depois de o ensinar a dar uma pata, pode começar com a outra.

Também pode utilizar outras palavras como "toca aqui" ou "dá a pata".

Ensinar o cachorro a dar a pata

Método 1

  1. Diga ao seu cachorro para se sentar e pegue-lhe numa pata ao mesmo tempo que diz a palavra da ordem. Utilize sempre um tom de voz agradável.
  2. Dê-lhe logo depois uma guloseima.
  3. No início, o seu pet vai olhar para você como se não estivesse entendendo nada. Mas isso é normal, com o tempo você vai ver como ele vai compreendendo.
  4. Repita o exercício utilizando o mesmo método para se lembrar.
  5. Não se exceda com as sessões de treino, elas devem ser curtas.

Método 2

  1. Pegue num pedaço de guloseima e deixe o seu cachorro cheirá-la.
  2. Depois, com a guloseima na sua mão, aproxime a sua mão de um dos lados do seu focinho.
  3. O mais normal é que o seu cachorro tente abrir-lhe a mão com a sua pata.
  4. Assim que o cachorro tentar fazê-lo, abra a mão e deixe que o seu cachorro coma a guloseima.
  5. Nem todos os cachorros vão agir da mesma forma, embora seja preferível utilizá-lo para fomentar a inteligência do cachorro e a autoaprendizagem.

Para os dois métodos lembre-se sempre de felicitar o seu pet cada vez que realizar a ação pretendida.

Vá eliminando as guloseimas

Depois de ter repetido a ordem de forma correta algumas vezes, elimine as guloseimas, ou pelo menos tente não basear todo o processo de adestramento nelas. Utilize o reforço com carícias, isso também é válido e, de certeza que o seu cachorro irá gostar.

O passo seguinte já será ver se o seu pet obedece à ordem sem ter de reforçar o comportamento. No entanto, de vez em quando é bom que reforce a aprendizagem, por esse motivo aconselhamos você a dedicar um tempo por dia (ou apenas em alguns dias) a praticar truques já aprendidos.

Se já ensinou o cachorro a dar a pata direita, não se esqueça de ensinar a dar a esquerda. Neste caso, existem pessoas que utilizam palavras mais compridas. Por exemplo "Choca aí!" ou "Dá-me 5!", seja criativo e divirta-se com o seu cão.

Ensinar este comando ao cachorro é muito útil para aplicar os devidos cuidados com as patas do cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ensinar o cachorro a dar a pata, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.