Com que idade os gatos perdem os dentes de leite?

Com que idade os gatos perdem os dentes de leite?

Você sabia que os gatos também mudam os dentes à medida que vão crescendo? Se você tem um filhote felino em casa e um desses dias encontrar um dos pequenos, mas afiados, dentinhos dele, não se assuste! É perfeitamente normal.

Tal como acontece com os humanos, a substituição dos dentes acontece num momento específico da vida que você deve conhecer para saber como facilitar o processo ao seu pequenino. Continue lendo este artigo do Perito animal que vai responder à pergunta: Com que idade os gatos perdem os dentes de leite?

Gatos possuem dentes de leite?

Os gatos nascem sem dentes e durante as primeiras semanas de vida alimentam-se exclusivamente do leite materno. Os chamados "dentes de leite" surgem por volta da terceira semana de vida, desde o dia 16 você já poderá observar os primeiros dentinhos surgindo.

Primeiro aparecem os incisivos, logo depois os caninos e por último os pré-molares, até ter um total de 26 dentes ao chegar à oitava semana de vida. Embora pequenos, estes dentes são muito afiados, por isso pouco a pouco a gata vai deixar de amamentar os filhotes que a começam machucando. Quando o desmame começa, é a altura ideal para você começar a disponibilizar um pouco de comia sólida, mas mole.

Com quantos meses os gatos mudam os dentes?

Os dentes de leite não são definitivos. Por volta dos 3 ou 4 meses de idade o gatinho começa a mudar as dentes para os chamados permanentes. O processo de mudança é muito mais lento do que o aparecimento dos primeiro dentes, podendo demorar até ao 6º ou 7º mês de vida. Por esse motivo, não é de estranhar que você repare que caiu um dente do gato durante esse período de tempo.

Primeiro surgem os incisivos, logo os caninos, depois os pré-molares e por último, os molares, até completar 30 dentes. Como já referimos, durante a muda é possível que você encontre algum dos dentes por casa, mas se o seu gatinho se encontra entre as idades assinaladas, você não tem nada com que se preocupar.

O processo consiste em que os dentes permanentes fiquem "escondidos" na gengiva, e começam pressionando os dentes de leite para se desprenderem e ocuparem o lugar deles. É um processo natural mas em algumas ocasiões é possível que apareça uma complicação, como um dente retido.

Dizemos que um dente está retido quando o dente de leite não consegue soltar mesmo com pressão que o dente permanente exerce sobre ele. Quando isto acontece, toda a dentadura sofre problemas porque os dentes se movem do lugar que lhes corresponde devido à força da compressão que se exerce sobre eles. Esta situação requer uma visita ao médico veterinário para determinar qual é a melhor opção para que todos os dentes consigam sair corretamente.

A mudança causa dor de dente no gato?

A substituição dos dentes de leite por dentes permanentes provoca muito desconforto, parecido com o que sentem as crianças quando nascem os primeiros dentinhos. É possível que o seu gato:

  • Sinta dor
  • Inflame a gengiva
  • Se babe em excesso
  • Tenha mau hálito
  • Se mostre irritado
  • Bata na boca com as próprias patas.

Devido a todos estes fatores, é possível que o gato se recuse a comer porque sente dores mas tentará morder tudo o que encontrar ao alcance dele para aliviar a irritação da gengiva.

Para evitar que o gato destrua todos os móveis de sua casa, recomendamos que adquira brinquedos próprios para gatos feitos de um plástico suave ou borracha. Deste modo, o gatinho pode mastigar tudo aquilo que ele precisar! Retire do alcance do gato qualquer objeto de valor ou que o possa machucar se ele morder. Ofereça para ele brinquedos e reforce positivamente com carinhos quando ele morder esses brinquedos para ele perceber que são esses os objetos que deve morder.

Para além disso, umedeça a comida que lhe oferece para facilitar a mastigação. Pode também optar por comida enlatada temporariamente.

Características dos dentes permanentes dos gatos

Como já referimos, os gatos substituem os dentes de leite por dentes permanentes de forma definitiva por volta dos 6 ou 7 meses de idade. Estes são os dentes que o gato vai ter para o resto da vida dele. Por esse motivo, os especialistas recomendam diferentes métodos para conservar a dentição em bom estado, nomeadamente escovar os dentes e oferecer comida seca formulada para cuidar da dentição.

Os dentes permanentes são duros e resistentes. Os caninos são os que ficam maiores, enquanto os molares são mais largos em comparação com os outros dentes. Você deve fazer uma visita anual ao médico veterinário para revisar a dentição do seu gato e, desse modo, detectar qualquer problema ou doença e tratar a tempo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que idade os gatos perdem os dentes de leite?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.