Partilhar

Clamidiose em papagaios - Sintomas e tratamento

Clamidiose em papagaios - Sintomas e tratamento

Os papagaios são aves exóticas, mas cada vez mais assumem o papel de animais de estimação. Devido aos seus inúmeros atributos que os tornam animais de estimação excepcionais, como a sua simpatia, inteligência e a sua necessidade de companhia.

Como os papagaios são, atualmente, adotados como animais de estimação têm despertado grande interesse na saúde deles, porque sabemos que, independente da natureza do nosso amigo bicho, ele requer cuidados para garantir uma boa saúde e qualidade de vida excepcional.

Neste artigo do PeritoAnimal falamos sobre Clamidiose em papagaios - Sintomas e tratamento, uma doença que se espalha rapidamente e pode ser transmitida aos humanos.

O que é clamidiose em papagaios?

A clamidiose, também conhecida como psitacose, ornitose ou febre dos papagaios é uma doença geralmente causada pela bactéria Chlamydiophila Psitacci. Ela afeta especialmente os papagaios e periquitos-australianos, embora também possa afetar outras aves e por ser uma zoonose pode ser transmitida aos seres humanos através dos animais infectados.

Esta doença merece atenção especial, pois, é altamente contagiosa, espalha-se com muita rapidez e atua diminuindo as defesas do animal, o que resulta em outras infecções que mascaram os sintomas da clamidiose.

Clamidiose em papagaios - Sintomas e tratamento - O que é clamidiose em papagaios?

Clamidiose em papagaios: transmissão

A principal via de transmissão da clamidiose ou psitacose ocorre pela inalação de poeira proveniente das fezes ou penas das aves infectadas, embora também seja possível o contágio direto através dos olhos e secreções respiratórias do animal doente ou através do contato com superfícies infectadas.

O estresse é um fator fundamental para que a clamidiose em aves possa se desenvolver, já que, às vezes, as aves carregam essa bactéria e apresentam um bom estado de saúde (embora possam disseminar a infecção), elas não manifestam a doença a menos que sofram uma condição de estresse.

Veja também: Clamidiose em calopsita - tratamento, sintomas e diagnóstico

Clamidiose em papagaios - Sintomas e tratamento - Clamidiose em papagaios: transmissão

Clamidiose em papagaios: sintomas

Os sintomas de clamidiose ou ornitose em papagaios não são específicos dessa doença, ou seja, não correspondem apenas a essa doença, mas, podem pertencer ao quadro clínico de múltiplas patologias. Isto se deve, em parte, ao fato de que a clamidiose diminui as defesas do animal, ocasionando uma maior suscetibilidade à disseminação de outras múltiplas doenças.

Às vezes clamidiose em aves pode causar a morte súbita do nosso animal de estimação, por isso, é importante reconhecer os sintomas que podem ser indicativos desta doença:

  • Sinusite;
  • Inchaço ao redor dos olhos;
  • Conjuntivite;
  • Secreções oculares;
  • Secreções nasais;
  • Espirros;
  • Diarreia verde-amarela;
  • Desânimo;
  • Perda de peso.

Na presença destes sinais, é de grande importância ir com urgência ao veterinário para que ele possa estabelecer um diagnóstico e prescrever o tratamento apropriado.

Fique em alerta: Alimentos proibidos para papagaios

Clamidiose em papagaios - Sintomas e tratamento - Clamidiose em papagaios: sintomas

Clamidiose em psitacosis: diagnóstico

O diagnóstico de clamidiose ou psitacose pode ser complexo, já que no caso específico desta bactéria, os testes laboratoriais que podem ser utilizados não apresentam 100% de confiabilidade.

Para diagnosticar a clamidiose em papagaios, o veterinário realizará um exame físico exaustivo, considerando o histórico clínica do animal de estimação. Em nível de medições laboratoriais, podemos encontrar dois testes:

  • Detecção de antígenos: consiste em detectar a presença das bactérias através dos excrementos do animal ou das secreções nasais e oculares;
  • Detecção de anticorpos: consiste em detectar no sangue, os anticorpos que o sistema de defesa gerou especificamente contra essa bactéria.
Clamidiose em papagaios - Sintomas e tratamento - Clamidiose em psitacosis: diagnóstico

Como tratar clamidiose em papagaio

O tratamento da clamidiose, também conhecida como ornitose, em papagaios, bem como a sua eficácia e o prognóstico da doença, podem variar dependendo do estado geral de saúde da ave, a sua idade e a presença de infecções secundárias. Sempre será necessário isolar o animal e proceder à administração de antibióticos por um período mínimo de 45 dias. As vias de administração podem ser as seguintes:

  • Administração oral;
  • Administração injetável;
  • Administração através do alimento.

Uma vez terminado o período de tratamento, o veterinário pode sugerir a realização de novos exames em laboratório para verificar a eficácia do tratamento, além de recomendar que as aves que estiveram em contato com o papagaio infectado também realizem tratamento farmacológico.

Clamidiose em papagaios - Sintomas e tratamento - Como tratar clamidiose em papagaio

Clamidiose em papagaio passa para humano?

O contágio da clamidiose de uma ave para uma pessoa é raro e não acarreta seriedade, manifestando sintomas na pessoa afetada, similares a uma gripe ou resfriado, no entanto, pode ter consequências fatais em crianças, idosos, gestantes e imunodeprimidos.

Para evitar que o papagaio sofra clamidiose e que possa contagiar uma pessoa, é muito útil seguir os seguintes conselhos:

  • A gaiola deve ser mantida em ótimas condições de higiene;
  • Não fique em um espaço fechado onde há pássaros;
  • As aves não devem ser adotadas sem o correspondente certificado sanitário;
  • Se seu papagaio tiver clamidiose é importante tomar precauções de higiene, usar luvas e lavar bem as mãos após cada manipulação.

O contágio de clamidiose entre aves e humanos pode ser evitado se tomarmos medidas higiênicas simples, por isso, é importante considerar as recomendações descritas acima.

Saiba também: Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa

Clamidiose em papagaios - Sintomas e tratamento - Clamidiose em papagaio passa para humano?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Clamidiose em papagaios - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.

Escrever comentário sobre Clamidiose em papagaios - Sintomas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Zenilda
Ola, gostaria de informação tenho um papagaio e alguns dias ele apareceu com as penas altas em volta do pescoço e ao analisar parece que ele esta cheio de ar. O que pode ser tem tratamento?
A sua avaliação:
João Paulo
Acho que estou com clamisiose humana....

Clamidiose em papagaios - Sintomas e tratamento
1 de 7
Clamidiose em papagaios - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página