Medicamentos

Ampicilina para cachorro: para que serve, doses, efeitos colaterais

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 27 março 2025
Ampicilina para cachorro: para que serve, doses, efeitos colaterais
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Doenças infecciosas sempre foram um flagelo para as pessoas. E não só para elas, mas para os animais também. Um dos grandes marcos para a humanidade foi a descoberta da penicilina, que se deu ao acaso por Alexander Fleming, pesquisador da Universidade de Cambridge, que contaminou acidentalmente uma placa contendo Staphylococcus com um fungo (Penicillium), resultando na morte das bactérias ali presentes.

A introdução dos antibióticos na prática médica iniciou-se na década de 1940, sendo uma das intervenções mais importantes na clínica para controle de doenças e aumento de expectativa de vida da população, além do amplo uso durante a Segunda Guerra Mundial. Com o passar do tempo, as bactérias foram criando resistência aos antibióticos, sendo necessário o desenvolvimento de novas moléculas para o combate desses microrganismos.

Na medicina veterinária, o uso de antibióticos em animais domésticos já havia alcançado grandes avanços no início do século XX, mas somente nos anos 90 que as empresas de saúde animal desviaram o olhar de animais de grande porte e posicionaram o foco das pesquisas em animais de companhia.

Atualmente, a ampicilina, um tipo de penicilina, é muito utilizada em animais de companhia, seja para tratar infecções causadas por bactérias Gram-positivas (como infeções estreptocócicas), como algumas bactérias Gram-negativas (como infecções meningocócicas). Neste artigo, o PeritoAnimal tratará do assunto para levar ao leitor informações a respeito da ampicilina para cachorros, com tópicos como uso do medicamento, doses e reações adversas. Fique atualizado e por dentro do assunto! Boa leitura!

Índice
  1. Para que serve a ampicilina para cachorro?
  2. Como dar a ampicilina para cachorro?
  3. Doses da ampicilina para cachorro
  4. Efeitos colaterais da ampicilina em cachorros

Para que serve a ampicilina para cachorro?

A ampilicila é um antibiótico utilizado para combater diversos tipos de infecções causadas por microrganismos sensíveis a seus efeitos. Incluem infecções do sistema urinário, do sistema digestório e biliar, do sistema respiratório, infecções localizadas ou sistêmicas, infecções bucais, extração de dentes e outros procedimentos cirúrgicos. Geralmente é utilizada para combater Pasteurella multocida, Proteus mirabilis, Clostridium tetani, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Streptococcus zooepidemicu.

Uma observação importante é que o uso de antimicrobianos deverá sempre ser prescrito pelo médico veterinário, que saberá qual o melhor medicamento a ser utilizado em caso de infecções. O uso indiscriminado de antibióticos pode causar resistência e colocar a vida do animal em risco caso seja administrado de forma e por tempo inadequados.

Ampicilina para cachorro: para que serve, doses, efeitos colaterais - Para que serve a ampicilina para cachorro?

Como dar a ampicilina para cachorro?

A ampicilina pode ser administrada por via oral ou injetável, dependendo da prescrição do médico veterinário. A medicação oral pode ser dada com o auxílio de uma seringa dosadora, que deverá ser introduzida na boca do cachorro e o remédio lentamente injetado, tendo o cuidado de não jogar o líquido de uma só vez, para que o cachorro não engasgue. A aspiração do medicamento pode causar pneumonia caso o líquido entre nas vias respiratórias, sendo uma complicação bastante grave.

A forma injetável da ampicilina deverá ser administrada pelo médico veterinário em casos estritamente necessários, sendo a decisão de seu uso de acordo com a gravidade da doença. A injeção de tri-hidrato de ampicilina é administrada sob a pele ou no músculo, mas não deve ser administrada na veia, pois isso pode causar morte súbita.

Se estiver administrando injeções subcutâneas em casa, use uma agulha e seringa novas para cada injeção e descarte a agulha e a seringa em um recipiente adequado para descarte de objetos cortantes. A ampicilina sódica é administrada no hospital por injeção intravenosa. A dose e duração do tratamento deverão ser definidas de acordo com a patologia a ser combatida, sempre sob orientação do profissional.

Ampicilina para cachorro: para que serve, doses, efeitos colaterais - Como dar a ampicilina para cachorro?

Doses da ampicilina para cachorro

A dose usual da ampicilina para cães é de 25mg por quilo de peso corporal, a cada 8 horas, por 7 dias. No entanto, cada tratamento deverá ser individualizado, com doses prescritas de acordo com a doença a ser combatida. A duração do tratamento também pode variar, sendo maior do que 7 dias.

Ampicilina para cachorro: para que serve, doses, efeitos colaterais - Doses da ampicilina para cachorro

Efeitos colaterais da ampicilina em cachorros

A ampicilina pode causar reações como náusea, vômitos, diarreia, diminuição do apetite, alergias (como urticária) e feridas na boca. Ainda pode ocorrer incoordenação motora, que está associada a doses muito altas. Aumento na frequência respiratória, problemas respiratórios, inchaços, aumento dos batimentos cardíacos e valores elevados de algumas enzimas hepáticas no sangue também podem acontecer.

Para evitar que esses efeitos indesejados aconteçam, deve-se administrar a dose recomendada pelo médico veterinário e respeitar a duração do tratamento prescrito. Tratamentos interrompidos antes do tempo podem causar resistência bacteriana, sendo posteriormente um problema para o combate à doença.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ampicilina para cachorro: para que serve, doses, efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos.

Bibliografia
  • Macedo, M.A., Gherardi, S.R.M., Almeida, J.C. Aplicação dos antimicrobianos na Medicina Veterinária: histórico, evolução, uso indiscriminado e resistência. Revista Biodiversidade, v.22, n.1, 2023. Disponível em file:///C:/Users/carla/Downloads/mkimura,+BIODIVERSIDADE+2023+V22+N1+-+Formatado-131-144-APLICA%C3%87%C3%95ES+DOS+ANTIMICROBIANOS+.pdf. Acesso em 24/02/2025.
  • Bula do Ampicilina para Cães e Gatos. Disponível em https://consultaremedios.com.br/ampicilina-para-caes-e-gatos/bula#:~:text=%C3%89%20indicado%20para%20c%C3%A3es%20e,Klebsiella%20pneumoniae%20e%20Streptococcus%20zooepidemicu. Acesso em 24/02/2025.
  • Rached, R.Z., Grotto, D. Uso de antibióticos na medicina veterinária brasileira: situação e regulamentação. Revista Contribuiciones a las Ciencias Sociales, 2023. Disponível em file:///C:/Users/carla/Downloads/195+Contrib..pdf. Acesso em 24/02/2025.
Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Ampicilina para cachorro: para que serve, doses, efeitos colaterais