Partilhar

Cachorro pode comer maçã?

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. 13 fevereiro 2019
Cachorro pode comer maçã?

Ver fichas de  Cachorros

Você quer saber se pode dar maçã para cachorro? Na verdade, este é uma dos frutas mais recomendadas para os cachorros, pelos múltiplos benefícios que oferece e pelos diferentes usos que podemos dar. No entanto, devemos considerar alguns conselhos ao oferecer esta deliciosa fruta, que mencionaremos a seguir.

Continue lendo este artigo do Perito Animal e descubra se cachorro pode comer maçã, quais os benefícios que ela oferece e a sua dose recomendada. Não perca!

Cachorro pode comer maçã?

Sim! A maçã é uma fruta boa e recomendada para cães devido à sua enorme quantidade de benefícios para a saúde. Ainda assim, é um alimento que os cães devem consumir com moderação, devido ao seu teor de açúcar.

Podemos oferecer a maçã diretamente, crua, como se fosse um prêmio, embora também possa ser usada em diferentes receitas caseiras e para preparar guloseimas em casa, como deliciosos biscoitos de maçã e cenoura que servirão como prêmios.

Naturalmente, as sementes da maçã são muito prejudiciais para os cães, pelo seu conteúdo de amigdalina (composto de açúcar, ácido cianídrico e benzaldeído). Acreditava-se que esse composto poderia ser benéfico para a saúde, no entanto, vários estudos [1] [2] [3] mostraram que se trata de um glicosídeo potencialmente tóxico.

Maçã faz bem para cachorro?

A maçã é uma das frutas mais populares, tanto para humanos quanto para cães, principalmente devido aos múltiplos benefícios e usos que ela oferece. A seguir, no Perito Animal, vamos explicar os 10 benefícios e usos da maçã para os cães:

  1. Ajuda a hidratar o seu cão, pois é composta principalmente de água.
  2. É uma fruta depurativa, indicada para cães com excesso de peso ou para aqueles que sofrem de problemas renais. Neste caso, é aconselhável consultar o veterinário.
  3. É rica em vitamina C, carotenoides, vitamina A e ácido fólico, o que garantirá uma pelagem e uma derme muito mais saudáveis.
  4. Suas conhecidas propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir e retardar problemas de saúde como o câncer ou o envelhecimento cerebral canino.
  5. Possui alto teor de potássio, essencial para a atividade neuromuscular, equilíbrio hidro-eletrolítico e para a transmissão de impulsos nervosos.
  6. Também contém outros minerais como fósforo, magnésio e cálcio, essenciais para o bom funcionamento do corpo.
  7. Ao contrário de outros alimentos, a maçã geralmente não causa alergias ou hipersensibilidade, por isso, é indicada para cães que sofrem desses males.
  8. Você pode substituir os lanches dentais pela maçã, pois elas fortalecem e limpam os dentes, além de manter o seu cão entretido.
  9. Contém taninos, compostos com propriedades anti-inflamatórias, que atuam diretamente na mucosa gástrica irritada.
  10. Ao oferecer este alimento à noite, ajudará o seu cão a descansar melhor.

Estas são algumas das propriedades da maçã, razões pelas quais podemos incluir este alimento em sua dieta ou como um suplemento ocasional a uma dieta baseada em ração. A seguir oferecemos algumas dicas para você saber como e quanta maçã deve oferecer ao seu cão, bem como o seu uso no tratamento da diarreia ou constipação.

Frequência e dose recomendada

Embora a maçã seja um bom fruto e benéfica para os cães, é um alimento que não deve ser oferecido em exagero. Se revisamos a composição de uma maçã, ela consiste principalmente de água, minerais e carboidratos, destacando-se: frutose, glicose, sacarose e açúcares.

O alto consumo de açúcar pode favorecer o aparecimento de diabetes canina, gerando a necessidade de injeções de insulina, uma mudança na dieta, sendo que o veterinário poderia, inclusive, sugerir a esterilização do animal.

O ideal é fazer da maçã uma recompensa ou suplemento alimentar específico que pode ser oferecido de duas a três vezes por semana. Uma maçã pequena, com casca, mas sem sementes, é suficiente para o seu melhor amigo desfrutar e se divertir.

Se o seu cão não se mostra animado com respeito a frutas e legumes, existem outras opções, como batatas, brócolis, couve de Bruxelas, abobrinha, coco ou melão. Lembre-se que os cães não são carnívoros estritos, eles também podem consumir todas as variedades de frutas e vegetais benéficos.

Cachorro pode comer maçã? - Frequência e dose recomendada

Pode dar maçã para cachorro com diarreia?

A maçã é um dos remédios caseiros para a diarreia de cachorro mais populares. É um excelente regulador intestinal devido a pectina, um tipo de fibra que possui. Porém, o mais surpreendente sobre a maçã é que ela também é um alimento indicado para constipação, neste caso, deve ser oferecida crua.

A pectina está presente em muitas frutas e vegetais, como cenouras, feijões e até a spirulina, uma alga muito popular atualmente. Esta fibra presente na maçã pode absorver os sucos gástricos, eliminando as toxinas e o colesterol prejudicial.

Por estas razões, a maçã é indicada em diversos problemas intestinais como gastrite, inflamação intestinal ou colite.

Como dar maçã a um cachorro com diarreia

Para tratar a diarreia, o mais aconselhável é cozinhar a maçã no vapor, em água ou assar, assim os cães podem digerir e assimilar a fruta mais facilmente.

Também recomendamos a inclusão da casca (pois contém vitaminas), porém, retire as sementes, já que são tóxicas. Após cozinhar a maçã, recomendamos amassá-la até que ela tenha uma textura semelhante à da compota.

Finalmente, se o seu cão parece não aceitar a pasta de maçã, você pode tentar misturá-la com pedaços de frango cozido (sem sal ou especiarias) para aumentar a palatabilidade e tornar a comida mais apetecível.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer maçã?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Referências
  1. Ellison, NM; Byar, DP; Newell, GR "Special report on Laetrile: the NCI Laetrile Review. Results of the National Cancer Institute's retrospective Laetrile analysis". N. Engl. J. Med., 299, 10 setembro de 1978
  2. Moertel CG, Ames MM, Kovach JS, Moyer TP, Rubin JR, Tinker JH «A pharmacologic and toxicological study of amygdalin». JAMA, 245, 6 Fevereiro 1981
  3. Moertel, CG; Fleming, TR; Rubin, J «A clinical trial of amygdalin (Laetrile) in the treatment of human cancer». New England Journal of Medicine, vol. 306, n°4, Janeiro de 1982

Escrever comentário sobre Cachorro pode comer maçã?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Lionel
pode dar maça com casca para cachorro?
Sônia Cristina
Amei o artigo nos ajuda a cuidarmos melhor dos nossos amigos peludos

Cachorro pode comer maçã?
1 de 2
Cachorro pode comer maçã?

Voltar ao topo da página