Remédios caseiros

Como fazer o cachorro parar de comer fezes?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 25 janeiro 2024
Como fazer o cachorro parar de comer fezes?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O cão é um dos animais de convivência mais antiga com o homem, não havendo dúvidas que essa relação de amizade seja benéfica para ambos. Os cachorros nos proporcionam melhoras no aspecto físico e psicológico. Mas será que fazemos o mesmo bem a eles? Será que nossa influência sobre o comportamento deles não pode gerar distúrbios, como a ingestão de fezes?

Se você observa este comportamento no seu companheiro peludo, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que falamos sobre como fazer o cachorro parar de comer fezes, além das causas e soluções. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para cachorro vomitando

Índice

  1. Como fazer o cachorro parar de comer fezes?
  2. Por que meu cachorro come fezes?
  3. O que significa quando o cachorro come fezes?
  4. Por que meu cachorro come fezes de outros animais?
  5. Existe remédio caseiro para cachorro parar de comer fezes?

Como fazer o cachorro parar de comer fezes?

A primeira atitude a ser tomada para fazer o cachorro parar de comer vezes é levá-lo para uma avaliação com o veterinário. Devem ser excluídas as doenças que predisponham o animal à coprofagia. Se for constatada alguma patologia, deverá ser tratada de imediato. Além disso, deve ser avaliado se a alimentação do cãozinho está adequada à sua fase de vida (cada fase possui uma exigência diferente de nutrientes), se a matéria-prima da ração é de qualidade e se está recebendo a quantidade adequada de alimento por dia e em várias refeições.

Caso seja verificado que a coprofagia é apenas um hábito, algumas medidas podem ser tomadas como remédio caseiro:

  1. Colocar as vasilhas de comida distantes do local destinado à defecação;
  2. Estimular o cachorro a fazer suas necessidades durante os passeios, para que não fique em contato com suas fezes por muito tempo;
  3. Impedir o acesso do cão à caixa de areia do gato (cães sempre comerão fezes de gatos e isso é um comportamento normal);
  4. Aumentar a frequência da alimentação, várias vezes ao dia, evitando períodos longos de privação;
  5. Enriquecer o ambiente com brinquedos e evitar que o cachorro fique muito tempo sozinho e ocioso;
  6. Separar de forma adequada os espaços de comer, dormir e defecar. Cães com pouco espaço tendem a comer suas fezes;
  7. Em último caso, borrifar nas fezes produtos que causem aversão nos cães, como limão, vinagre ou produtos com arnica.

Por que meu cachorro come fezes?

A coprofagia é o ato de comer fezes, podendo ser dividida em autocoprofagia (comer as próprias fezes) ou alocoprofagia (comer fezes de outros animais). Esse comportamento pode ser visto em vários animais, como nos equinos, esquilos, coelhos, pandas e coalas, sendo considerado normal para a maioria dos cães, apesar de causar repulsa nas pessoas.

Ao considerarmos o processo evolutivo dos cães, lembrando que são animais carnívoros, observamos que eles devoram suas presas começando pelas vísceras, que ainda possuem fezes (alocoprofagia). Esse comportamento fornece uma alimentação mais completa, devido à ingestão de nutrientes ainda aproveitáveis nas fezes e micro-organismos benéficos para a fauna intestinal.

O que significa quando o cachorro come fezes?

Existem duas hipóteses sobre a causa da coprofagia em cães, mas nenhuma delas consegue sanar todas a dúvidas: fisiológica e comportamental. A cadela recém-parida, por exemplo, costuma comer as fezes de seus filhotes para manter o ninho limpo e evitar que o cheiro atraia predadores. Vamos listar diversas situações em que esse comportamento possui origem fisiológica:

  1. O animal recebe apenas uma alimentação diária em grande quantidade, resultando em sobrecarga do sistema digestório. O resultado é a produção de fezes com produtos alimentares não digeridos e um cão com fome na maior parte do dia, que tentará suprir suas necessidades alimentares comendo as próprias fezes.
  2. Competição entre cachorros: o animal dominante vai comer a maior parte do alimento, deixando o outro cão com fome. As fezes do cão que comeu mais terão maior quantidade de nutrientes, servindo de fonte alimentar para o mais fraco.
  3. Alimentação deficiente, com baixos níveis proteicos, ingredientes de má qualidade ou oferecida em quantidade insuficiente para o cão: o animal tentará suprir suas carências nutricionais comendo as próprias fezes.
  4. Filhotes podem se alimentar das fezes da mãe, na tentativa de formar uma fauna bacteriana própria e suprir deficiências em vitaminas e minerais.
  5. Rações com grande quantidade de carboidratos: resulta em maiores quantidades de fezes e com cheiro atrativo para os cães.
  6. Em casos de doenças como a insuficiência pancreática exócrina, verminoses e deficiência de tiamina.

Quando a coprofagia acontece até os 8 meses de idade, é considerada normal, pois o cão está buscando nutrientes nas fezes. E quando o cachorro continua comendo fezes e já está adulto? Caso a sua alimentação esteja balanceada e seja de boa qualidade, teremos os distúrbios de comportamento:

  1. O animal está se adaptando a um novo ambiente, o que causa ansiedade. Diante disso, o cachorro tende a explorar tudo à sua volta, mexendo no lixo da casa, farejando os lugares e até mesmo comendo fezes.
  2. Alguns cães ficam muito tempo sozinhos ou sem atividade física, ficando entediados. A falta de brinquedos pode levá-lo a mexer em suas fezes, inicialmente como um passatempo, podendo virar um alimento mais tarde.
  3. A coprofagia pode ser uma forma de chamar a atenção do tutor, mesmo que a atenção solicitada seja uma bronca.
  4. Cães que foram severamente punidos por terem defecado em locais indevidos podem apresentar o comportamento coprofágico, na tentativa de esconder do tutor suas fezes.
Como fazer o cachorro parar de comer fezes? - O que significa quando o cachorro come fezes?

Por que meu cachorro come fezes de outros animais?

As fezes de outros animais podem conter alimentos não digeridos que despertam interesse nos cães. Quem convive com gatos e cachorros no mesmo ambiente sabe a dificuldade que é não deixar o cão ter acesso à caixa de areia do gato. As fezes dos gatos possuem odor atrativo, pois contêm grande quantidade de proteínas. Isso para o cachorro é um belo petisco!

Existe remédio caseiro para cachorro parar de comer fezes?

Infelizmente, não existe nenhum remédio caseiro para inibir a coprofagia. No entanto, há várias formulações comerciais disponíveis no mercado, com promessas de eliminar esse comportamento. Algumas delas suprem carências nutricionais e outras alteram o odor das fezes, deixando-as menos apetitosas aos nossos amigos peludinhos.

Quanto às fezes de gatos, não existem remédios caseiros e nem comerciais. O cão sempre se sentirá atraído pela caixa de areia do gato, só restando a opção de impedir seu acesso.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o cachorro parar de comer fezes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Bibliografia
  • Meyer, R.L. et al. Coprofagia como distúrbio comportamental em cães: Revisão de literatura. Ver. Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias, v.9, n.1, p.49-55, 2014. Disponível em: https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/campodigital/article/view/1677/588. Acesso em 18/07/2022.
  • Silva, A.P., Prezoto, H.H.S. Coprofagia canina: uma questão fisiológica ou comportamental? Artigo do Curso de Ciências Biológicas, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/alvar/Downloads/3019-6629-1-SM.pdf. Acesso em 18/07/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como fazer o cachorro parar de comer fezes?