Bicho-de-pé em gatos - Sintomas e como tirar
Ver fichas de Gatos
A tungíase, ou bicho-de-pé, é uma ectoparasitose da pele causada pela pulga Tunga penetrans. Em algumas localidades, pode constituir um problema de saúde pública. Os parasitas, machos e fêmeas, são hematófagos, ou seja, alimentam-se de sangue, parasitando pessoas, cães, gatos, ratos e preferencialmente porcos.
A fêmea fecundada da Tunga penetrans consegue penetrar na derme, causando intensa resposta inflamatória, dor e coceira. Qualquer parte do corpo pode ser parasitado, mas as partes mais afetadas geralmente são as regiões dos pés e entre os dedos.
Assim como as pessoas, os gatos podem sofrer com essa parasitose, que causa muito desconforto, além de ser um potencial foco de infecção. Quer saber tudo sobre o bicho-de-pé em gatos, seus sintomas e como tirá-lo? Então continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer mais sobre o assunto. Boa leitura!
Gato pode pegar bicho-de-pé?
Sim, gatos podem pegar bicho-de-pé. Assim como os cachorros, ratos, pessoas, porcos e outros animais. Apesar de os felinos possuírem o hábito de se higienizar continuamente, a penetração da pulga na pele do gato pode acontecer rapidamente, não havendo tempo para que ele retire o parasita de seu corpo.
Sintomas de bicho-de-pé em gatos
Na maioria das vezes, a tungíase é assintomática, mas podem acontecer complicações. Assim, os sintomas de bicho-de-pé em gatos, são:
- Perda de unha
- Feridas infectadas
- Edema
- Dor
- Pústula
- Supuração
- Úlceras
- Infecções bacterianas
- Deformidade dos dedos e infestação grave, fazendo com que o gato tenha dificuldades para caminhar.
Outro sintoma comum é o ato de lamber as patas o tempo todo, onde se encontra o parasita. A lambedura pode piorar a infecção ou evoluir para uma mutilação, pois o gato não entende o que está acontecendo e acaba arrancando pedaços da pele para se livrar do incômodo causado pelo parasita.
Como tirar bicho-de-pé do gato?
Caso não seja uma infestação, a retirada manual pode ser uma opção, lembrando que o gato sentirá um incômodo e pode não permitir o procedimento. É sempre bom saber que a retirada em casa possui o risco de o parasita se partir e deixar restos ou ovos na pele, o que pode causar inflamação e infecção. A seguir apresentamos um passo a passo sobre como tirar bicho-de-pé do gato:
- O primeiro passo é higienizar a pele da região com álcool 70% ou clorexidine;
- Com uma agulha fina e esterelizada, deve-se destacar a pele ao redor do casulo, até que ele seja retirado por inteiro. Caso o casulo se rompa, os ovos podem se espalhar e nascerem vários bichos-de-pé novos.
- Onde estava a pulga, inserida na pele do animal, ficará um “buraco”, que deverá ser tratado com antibiótico tópico para que não se torne um foco de infecção.
- Objetos como tesouras, palitos, pinças, grampos de cabelo ou agulhas de costura não devem ser utilizados para retirar o bicho-de-pé, pois não são instrumentos adequados para isso e nem são estéreis.
- Em casos de infestação intensa, o ideal é utilizar medicamentos sistêmicos, como a ivermectina, por exemplo. O remédio matará o bicho e seus ovos, que serão absorvidos pelo corpo posteriormente.
- Feridas infeccionadas devem ser tratadas com antibióticos tópicos ou sistêmicos, que só poderão ser prescritos pelo médico veterinário.
Outros casos mais graves, com perda de unhas, deformação de dedos e infecções graves, devem ser tratados com orientação profissional, pois causam muita dor e desconforto ao animal.
Neste outro artigo falamos sobre os diferentes problemas nas unhas dos gatos.
Remédios caseiros para matar bicho-de-pé em gatos
O tratamento caseiro para bicho-de-pé em gatos não é capaz de eliminar o parasita, mas pode trazer alívio ao bichano e evitar o desenvolvimento de uma infeção. Aqui citamos duas opções de tratamento caseiro:
1. Lavar o pé afetado com vinagre e calêndula
O objetivo é obter uma ação antisséptica e antimicrobiana, mantendo a pele limpa e saudável.
- Você deve fazer uma mistura de 4 colheres de sopa de flores secas de calêndula (previamente colocadas em água fervente)
- 60 ml de vinagre
- 100ml de água.
- Umedeça um algodão com essa mistura e limpe o local da lesão. Esse procedimento pode ser repetido várias vezes ao dia, até que o parasita seja retirado.
2. Própolis
O segundo tratamento pode ser realizado em conjunto com o primeiro, descrito acima.
- Aplique própolis diretamente na região afetada
- Cubra com um esparadrapo. Isso ajudará na desinfecção da ferida.
Pessoas podem pegar o bicho-de-pé dos gatos?
Sim, as pessoas podem pegar o bicho-de-pé dos gatos, pois se trata do mesmo parasita. Mas para que isso aconteça, a pessoa terá que entrar em contato direto com o casulo do parasita que se encontra no gato, na hora da retirada. Por isso, é aconselhável o uso de luvas quando for retirar o bicho-de-pé do gato.
Em ambiente muito contaminados, a pulga pode se alojar no pelo dos animais, pois é muito pequena, infectando as pessoas que tiverem contato com esses bichanos.
Neste outro artigo falamos sobre as doenças transmitidas por gatos e seus sintomas.
O que acontece se não tirar o bicho-de-pé do gato?
Se o bicho-de-pé do gato não for retirado, pode ser tornar foco de infecção, gerando vários transtornos ao animal. O ciclo de vida do bicho-de-pé dura cerca de três semanas, com o casulo aumentando de tamanho à medida que a fêmea coloca seus ovos. Após esse período, a pulga morre e os ovos começam a eclodir, liberando larvas de novos animais, que podem se espalhar pelo corpo do animal ou pelo ambiente, infectando novos animais ou pessoas.
Como prevenir bicho-de-pé em gatos?
A prevenção da tungíase é um desafio, principalmente em regiões muito contaminadas. Os ovos, larvas e pupas das pulgas podem sobreviver no ambiente por semanas ou até meses, preferencialmente em solo seco, arenoso e com pouca luminosidade, como próximo a chiqueiros, a montes de esterco e em locais perto das casas (jardins e hortas). A disseminação do parasita é maior nos períodos de estiagem.
A melhor forma de prevenir que o gato pegue bicho-de-pé é evitando que o bichano caminhe por locais sabidamente contaminados ou com histórico de criação de porcos. O controle do ambiente com inseticidas também é importante, para que haja a interrupção da cadeia epidemiológica e da transmissão do parasita.
Agora que você já sabe o que é, sintomas e como tirar bicho-de-pé de gatos, não perca o vídeo a seguir no qual apresentamos algumas curiosidades sobre as patas dos gatos:
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Bicho-de-pé em gatos - Sintomas e como tirar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.
- Oliveira, I.S. et al. Tungíase, Atualidades Clínicas. JBM, Novembro/Dezembro, 2014, v.102, n. 6. Disponível em http://files.bvs.br/upload/S/0047-2077/2015/v102n6/a4554.pdf. Acesso em 23/06/2023.
- Como tirar o bicho-de-pé e tratamento caseiro. Disponível em https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-bicho-de-pe/. Acesso em 23/06/2023.