Curiosidades do mundo animal

Animais que enxergam no escuro

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 22 novembro 2023
Animais que enxergam no escuro

Os olhos são órgãos que fazem parte do sistema visual dos animais. Assim como muitas outras estruturas, eles evoluíram ao longo do tempo, mantendo uma estreita relação com o habitat no qual as diferentes espécies se desenvolvem. Dessa forma, existem diversos tipos de olhos no mundo, que se diferem tanto anatomicamente quanto fisiologicamente de acordo com necessidades específicas de cada espécie.

Muitos animais têm hábitos noturnos e, portanto, necessitam de uma visão especializada para se movimentar e realizar suas atividades básicas. Você gostaria de saber quais são os animais que enxergam no escuro e como isso é possível? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra.

Também lhe pode interessar: Animais que brilham no escuro

Índice

  1. Por que alguns animais enxergam no escuro?
  2. Como os animais enxergam no escuro?
  3. Quais animais enxergam no escuro?

Por que alguns animais enxergam no escuro?

Nem todos os animais conseguem enxergar da mesma forma no escuro, e alguns têm um desempenho melhor do que outros. Na verdade, diversos tipos de animais possuem uma visão noturna muito mais aguçada do que os seres humanos. Isso se deve ao fato de que esses animais têm olhos adaptados tanto anatomicamente quanto fisiologicamente para criar imagens com pouca luz, ao contrário de nós, humanos, que precisamos de níveis mais elevados de luz para que nosso cérebro possa formar a imagem que estamos vendo.

A visão noturna na natureza é essencial para muitos animais, uma vez que sua capacidade de caçar, escapar de predadores, reproduzir-se e se locomover adequadamente depende dela, especialmente em condições de baixa intensidade de luz.

Como os animais enxergam no escuro?

Muitos animais vertebrados e invertebrados possuem células especializadas em seus olhos para detectar a luz do ambiente, atuando como fotorreceptores. Essas células se dividem em dois tipos:

  • Cones: são usados principalmente durante o dia e são ativados quando os fótons de luz incidem sobre eles. Quando isso acontece, eles enviam sinais para o cérebro, que processa esses sinais para formar a imagem observada. Cones permitem a formação de uma visão em cores de alta qualidade devido à sua ativação diurna, mas não respondem da mesma forma na ausência de luz, como é o caso em humanos;
  • Bastonetes: ao contrário dos cones, os bastonetes atuam em condições de pouca iluminação e na escuridão. No entanto, eles não são capazes de diferenciar cores.

A capacidade dos animais de enxergar na escuridão está diretamente relacionada ao tipo de olho que possuem, à sua estrutura e à relação entre as estruturas oculares e o cérebro. As células fotorreceptoras especializadas são capazes de captar pequenas quantidades de luz e criar imagens nítidas, eliminando o que é conhecido como "sinais luminosos ruidosos," que são interferências na captura adequada da imagem.

No geral, a visão de vertebrados e invertebrados apresenta algumas diferenças:

  • Todos os animais vertebrados têm uma estrutura ocular básica que inclui uma pupila, que pode dilatar ou contrair para regular a quantidade de luz que entra no olho. Eles também possuem uma lente que ajuda a focar a luz na retina, que é sensível à luz, e um conjunto de nervos para transmitir informações ao cérebro;
  • Os animais invertebrados podem ter olhos simples, chamados ocelos, ou olhos compostos. Embora os ocelos sejam menos complexos, eles permitem que os animais percebam formas e movimentos. Os olhos compostos, mais desenvolvidos, proporcionam uma visão mais ampla, e alguns invertebrados desenvolveram uma excelente visão comparável à dos vertebrados.

Muitos animais podem enxergar na escuridão devido a adaptações específicas, como olhos grandes, às vezes tubulares, com pupilas que se ajustam ao tamanho do olho. Além disso, fisiologicamente, eles são capazes de captar a pouca luminosidade devido à maior quantidade de bastonetes em relação aos cones, o que permite a formação de imagens nítidas.

Outra estrutura que auxilia muitos animais a terem uma boa visão noturna é conhecida como "tapetum lucidum", um tecido localizado atrás da retina que funciona como um espelho, ajudando a aproveitar melhor a escassa luz que entra no olho. Isso aumenta a disponibilidade de fotorreceptores. O funcionamento é simples: ele absorve uma grande quantidade de luz para refleti-la quando há escuridão. Este é o caso dos felinos, como os gatos domésticos, razão pela qual têm boa visão noturna, como explicado neste post: "Como os gatos enxergam?". Como exemplo, mostramos uma imagem da anatomia do olho do gato para visualizar com maior clareza a localização desse tecido.

O brilho nos olhos de alguns animais na escuridão, quando expostos a uma fonte de luz, como um flash, uma lanterna ou os faróis de um carro, ocorre devido à presença do tapetum lucidum, que atua como um espelho refletindo a luz. A cor do brilho pode variar entre os animais que possuem essa membrana e se deve aos pigmentos que a constituem.

Animais que enxergam no escuro - Como os animais enxergam no escuro?

Quais animais enxergam no escuro?

Agora que sabemos por que existem animais que enxergam no escuro e como isso é possível, vamos ver a seguir alguns exemplos de animais que têm essa capacidade:

  • Corujas: animais noturnos e excelentes caçadoras, confiando em sua audição aguçada, voo silencioso e excelente visão noturna. Possuem olhos notavelmente grandes em proporção ao crânio, com formato tubular. Elas não conseguem mover os olhos, então movem suas cabeças em todas as direções;
  • Felinos: possuem uma excelente visão noturna, o que os torna caçadores proficientes. Seus olhos são grandes, com visão binocular, e pertencem ao grupo de animais que possuem o tapetum lucidum e uma alta quantidade de bastonetes;
  • Canídeos: entre os animais com visão noturna, podemos mencionar os canídeos, como raposas, lobos e cães. Seus olhos se adaptam bem à escuridão graças ao tapetum lucidum;
  • Insetos: os invertebrados, como insetos, possuem olhos diferentes dos vertebrados, mas existem espécies muito bem adaptadas para enxergar à noite. Um exemplo é uma espécie de abelha sudorípara chamada Megalopta genalis, que sai à noite para se alimentar devido às adaptações visuais que a tornam mais de vinte vezes sensível à baixa luminosidade. Também podemos mencionar as mariposas, do grupo dos lepidópteros, muitas das quais são noturnas e até mesmo capazes de distinguir as cores amarelo e azul. Alguns besouros também possuem boa visão noturna;
  • Sapos: estes animais demonstraram ser capazes de distinguir a presença de luz escassa que até mesmo os seres humanos não conseguem perceber. Além disso, conseguem diferenciar entre as cores azul e verde, tendo preferência pela última, aparentemente devido ao comprimento de onda ser mais longo, semelhante à luz das estrelas que eles usam como guia para se deslocar durante a noite;
  • Peixes: possuem olhos semelhantes aos de outros vertebrados, com cones e bastonetes, mas suas lentes são mais esféricas. Muitos peixes conseguem distinguir cores, luz polarizada e até ultravioleta. Devido ao fato de diversas espécies viverem em profundidades onde a luz é escassa, eles se adaptaram para enxergar na escuridão graças à presença do tapetum e pigmentos especializados.

Você conhecia esses animais que enxergam no escuro? Quais deles o surpreenderam? Deixe seu comentário!

Animais que enxergam no escuro - Quais animais enxergam no escuro?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que enxergam no escuro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web (2013). Disponible en: https://animaldiversity.org/
  • Dance, A. (2019). Animals Use Brain Tricks to See in the Dark. Disponible en: https://www.scientificamerican.com/article/animals-use-brain-tricks-to-see-in-the-dark/
  • Shen, L. (2012). Night Vision: How Animals See in the Dark. Disponible en: https://northernwoodlands.org/outside_story/article/night-vision-how-animals-see
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Animais que enxergam no escuro