PARTILHAR

Porque olho de gato brilha no escuro

Aline Nunes
Por Aline Nunes. Atualizado: 26 abril 2023
Porque olho de gato brilha no escuro
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os olhos de muitos predadores do reino animal brilham no escuro e o do seu gato não é uma exceção. Sim, o seu doce amigo peludo, o mesmo das almofadas nas patinhas, também herdou essa habilidade dos seus ancestrais felinos de maior tamanho e você deve estar se perguntando porque os olhos dos gatos brilham no escuro.

Encontrar um gato com os olhos brilhando no meio da noite pode ser assustador e essa qualidade tem sido objeto de mitos e lendas desde os tempos do Antigo Egito. Você quer descobrir sobre Por que olho de gato brilha no escuro? Não perca este artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Animais que enxergam no escuro

Olho de gato: de onde vem o brilho

O olho dos gatos é muito semelhante aos olhos dos seres humanos. Para entender de onde vem o brilho, precisamos rever, basicamente, como o processo de visão ocorre nos gatos:

A luz é o elemento mais importante porque reflete sobre os objetos que estão ao redor e essa informação atravessa a córnea do olho do gato. Uma vez lá, atravessa a íris e, em seguida, a pupila, que aumenta ou reduz o seu próprio tamanho de acordo com a quantidade de luz que existe no ambiente (quanto mais luminosidade, menor tamanho a pupila requer, ao passo que aumentam as suas dimensões na presença de pouca luz).

Posteriormente, o reflexo da luz segue o seu curso até a lente, que é responsável por focar o objeto e logo passa para a retina que se encarrega de enviar as informações para o cérebro sobre aquilo que o olho percebeu. Quando essa informação atinge o cérebro, o sujeito se conscientiza do que vê. Todo o processo, claro, ocorre em uma fração de segundo.

Isso acontece exatamente da mesma forma em ambos, seres humanos e gatos, com a diferença que o olho do gato tem uma estrutura adicional, chamada tapetum lucidum, que é responsável do porquê os olhos dos gatos brilham no escuro.

Porque olho de gato brilha no escuro - Olho de gato: de onde vem o brilho

Olho do gato: o que é o tapetum lucidum

É uma membrana situada na parte de trás do olho do gato, responsável por refletir a luz (portanto, a imagem percebida) na retina, proporcionando maior oportunidade de capturar até mesmo o menor raio de luz presente no ambiente. Assim, a capacidade de visão é aprimorada. No escuro, o gato precisa capturar a maior quantidade de luz possível, de modo que as suas pupilas, que permanecem como fendas em áreas brilhantes, se dilatem até quase o tamanho externo do seu olho, para reter qualquer resquício de luminosidade presente no ambiente.

Ao refletir a luz, o tapetum lucidum faz com que os olhos do gato brilhem, entendemos que este brilho é apenas o produto da própria luz que o olho do gato foi capaz de perceber no exterior, a membrana multiplica essa quantidade de luz até cinquenta vezes. Essa é a resposta do porquê os olhos dos gatos brilham no escuro e como conseguem enxergar no escuro muito melhor que os seres humanos, além de ser por isso que a maioria dos animais se tornam uma presa. Devido a isso, os gatos e seus parentes maiores se converteram em grandes caçadores noturnos.

É importante esclarecer que os gatos não podem enxergar na escuridão absoluta, uma vez que o processo explicado anteriormente só ocorre quando existe alguma reflexão de luz, ainda que seja muito escassa. Em ocasiões em que essa condição não é satisfeita, os felinos usam os seus outros sentidos, também agudos, para se orientarem e saberem o que está acontecendo ao seu redor.

Veja também: Por que os gatos tem olhos de cores diferentes?

Olho de gato: brilho de cores distintas

Isso mesmo, nem todos os gatos brilham os olhos no mesmo tom e isso tem a ver com a composição do tapetum lucidum, que contém riboflavina e zinco. De acordo com a menor ou maior quantidade desses elementos, a cor será uma ou outra.

Além disso, a raça e as características físicas do felino também influenciam, isto é, está ligado ao fenótipo. Desta forma, ainda que o reflexo esverdeado predomine em muitos gatos, pode ocorrer um brilho que tende a ser avermelhado, em felinos com pelagem muito clara e olhos azulados, por exemplo, enquanto outros apresentam um brilho amarelado.

Confirma mais informações sobre como é o comportamento dos gatos à noite nesse artigo do PeritoAnimal.

Porque olho de gato brilha no escuro - Olho de gato: brilho de cores distintas

Olho do gato e o flash das fotos

Agora que você sabe de tudo isso, entende porquê o seu gato aparece com aquele brilho terrível nos olhos quando tira uma foto. De fato, recomendamos que você evite tirar fotos com flash do seu gato, porque este brilho repentino pode ser bastante incômodo para o animal, além de ser difícil obter um resultado que não envolva olhos brilhantes.

No entanto, se você não consegue resistir e quer uma foto em que seu gato saia bem, recomendamos focar o gato por baixo ou tentar o modo sequência rápida, no qual o flash apontará uma vez e o resto serão fotografias iluminadas, mas sem o flash direto.

Confira também: Por que os gatos tem a língua áspera?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque olho de gato brilha no escuro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Josefa Mendes
amei saber porque olho de gato brilha
Luísa Savala
Oi Josefa! Que bom! Continue nos acompanhando 😻
Porque olho de gato brilha no escuro
1 de 3
Porque olho de gato brilha no escuro

Voltar ao topo da página ↑