Curiosidades do mundo animal

Como os porquinhos-da-índia enxergam?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 14 outubro 2022
Como os porquinhos-da-índia enxergam?
Porquinho-da-índia

Ver fichas de  Porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia, por sem as presas para muitos animais carnívoros, têm a visão um pouco limitada. Seus olhos estão posicionados nas laterais com a finalidade de terem uma visão mais ampla, que lhes permita observar grande parte do seu ambiente. Entretanto, a sua percepção de profundidade é bastante inferior à dos animais predadores.

Quer saber mais sobre como os porquinhos-da-índia enxergam? Se sim, não deixe de nos acompanhar no seguinte artigo do PeritoAnimal, no qual falaremos sobre o sentido da visão desses pequenos roedores.

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre porquinhos-da-índia

Índice

  1. Como são os olhos dos porquinhos-da-índia?
  2. Como os porquinhos-da-índia enxergam?
  3. Quais cores os porquinhos-da-índia enxergam?

Como são os olhos dos porquinhos-da-índia?

Os olhos dos porquinhos-da-índia não são, em sua maioria, diferentes dos olhos de outros roedores. Na verdade, eles são compostos por três camadas sobrepostas:

  • Túnica fibrosa: é a camada mais externa. É formada pela córnea (transparente) e pela esclerótica (branca).
  • Túnica vascular ou úvea: é a camada intermediária. É composta pela íris, pelos corpos ciliares e pela coroide. A maioria dos porquinhos-da-índia têm uma íris preta ou castanha. Com menos frequência, podem ser encontrados porquinhos-da-índia com olhos vermelhos/rosas ou azuis.
  • Túnica nervosa ou retina: é a camada mais externa, que se conecta com o nervo óptivo através do disco óptico. A retina é irrigada por uma série vasos sanguíneos que se estendem desde o disco óptico. Na maioria dos mamíferos, o padrão que esses vasos retinianos seguem é o "holangiótico". Contudo, nos porquinhos-da-índia, esse padrão é o "paurangiótico". Isso faz com que os vasos retinianos só possam ser observados ao se realizar um exame de fundo de olho, o que pode levar a se diagnosticar erroneamente uma atrofia de retina, quando, na verdade, é a imagem normal da retina de um porquinho-da-índia.

Normalmente, os porquinhos-da-índia produzem uma secreção ocular leitosa, de cor esbranquiçada, que eles usam para se limpar. Às vezes, pode-se observar uma pequena gota desse líquido leitoso na região lacrimal. Porém, essa secreção muitas vezes passa despercebida pelos tutores, já que os porquinhos-da-índia costumam espalhá-la rapidamente com as patas.

Como curiosidade, vale mencionar que os porquinhos-da-índia desenvolveram a capacidade de dormir com os olhos abertos. Embora tenham pálpebras móveis que lhes permitem fechar os olhos, alguns porquinhos-da-índia dormem sempre de olhos abertos, e outros fazem isso com menos frequência. Isso nada mais é que um mecanismo de defesa que lhes permite reagir com rapidez diante de qualquer situação de risco, inclusive quando estão dormindo.

Neste outro artigo destacamos 10 animais que dormem com um olho aberto.

Como os porquinhos-da-índia enxergam?

Você deve saber que a posição dos olhos de um animal indica se ele é um predador ou uma presa. Os predadores, como os cachorros ou gatos, têm os olhos na parte frontal da cara, o que diminui um pouco a sua amplitude visual, mas lhes dá uma visão binocular muito boa. Isso faz com que os predadores tenham, em geral, uma grande acuidade visual. Por outro lado, as presas têm os olhos em uma posição mais lateral, o que lhes confere uma visão mais ampla para poder abarcar um maior ângulo de controle.

Os porquinhos-da-índia, sendo as presas que são, têm olhos laterais, que lhes dão um ângulo de visão de 340º. Isso significa que eles têm uma amplitude visual quase completa, o que é realmente impressionante. Eles têm apenas dois pontos cegos: um na parte anterior, bem na frente do nariz, e outro na parte posterior.

Por outro lado, a disposição lateral dos seus olhos faz com que tenham uma acuidade visual inferior e que a percepção de profundidade seja bem pior que a dos predadores. Tanto é assim, que eles só conseguem ver com clareza o que se encontra a um metro ou um metro e meio de distância deles. Além disso, também não são capazes de ver o que se encontra debaixo do seu nariz. Essas características impedem que os porquinhos-da-índia calculem as distâncias e alturas corretamente. Por isso, não é recomendado deixar os porquinhos-da-índia em lugares altos, nem deixar que eles vivam num local com muitos níveis, já que podem cair com facilidade.

Os porquinhos-da-índia percebem cerca de 33 imagens por segundo, diferentemente das 22 imagens por segundo que o olho humano é capaz de processar. Isso permite que eles tenham um tempo de reação muito pequeno diante de qualquer perigo, e, ao mesmo tempo, evita que fiquem com a visão borrada quando giram a cabeça rapidamente.

Os porquinhos-da-índia enxergam no escuro?

Quanto ao fato de os porquinhos-da-índia enxergarem ou não no escuro, há certa controvérsia. É certo que alguns roedores têm uma visão relativamente boa de noite, porém parece que os porquinhos-da-índia não se encontram nesse grupo. Na verdade, não são animais noturnos, mas crepusculares. Ou seja, são ativos especificamente de manhã e de fim da tarde, e costumam dedicar o restante do dia para descansar. Contudo, o fato de não terem uma boa visão noturna não quer dizer que eles não consigam se defender direito à noite. Isso se deve:

  • Ao fato de, basicamente, eles terem uma memória muito boa. De fato, têm uma grande capacidade de memorizar os ambientes que habitam e mapeá-los na cabeça. Esse é o motivo principal para eles conseguirem percorrer seus recintos com precisão, até mesmo de noite.
  • Além disso, têm outros sentidos bem desenvolvidos (como a audição e o olfato), o que lhes ajuda a se orientar quando há pouca luz.

Se, depois de descobrir que eles têm uma excelente memória, você estiver se perguntando quanto tempo vive um porquinho-da-índia, neste outro post você encontrará a resposta.

Quais cores os porquinhos-da-índia enxergam?

Naturalmente, os humanos têm uma visão tricromática, o que significa que podemos diferenciar as três cores primárias (amarelo, azul e vermelho). Contudo, a retina dos porquinhos-da-índia só é capaz de perceber duas das três cores primárias.

Por isso, podemos afirmar que os porquinhos-da-índia enxergam em cores, embora sua visão seja um pouco mais pobre que a nossa. No caso deles, percebem basicamente tonalidades azuis, violetas e ligeiramente esverdeadas.

Agora que você sabe como os porquinhos-da-índia enxergam, continue navegando nos nossos artigos para aprender mais sobre eles e oferecer melhores cuidados ao seu pequeno companheiro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como os porquinhos-da-índia enxergam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Jacobs, G., Deegan, J. (1994). Spectral sensitivity, photopigments and color vision in the guinea pig (Cavia porcellus). Behavioral neuroscience; 108(5):993-1004
  • Williams, D. (2012). The guinea pig eye. En Opthalmology of Exotic Pets, Chapter 5.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como os porquinhos-da-índia enxergam?