Curiosidades do mundo animal

Animais do México

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 4 setembro 2023
Animais do México

O México é um país famoso por sua comida e sua particular celebração do Dia dos Mortos. Sabia que lá também vivem diversas espécies de animais? Algumas delas são exclusivas do território mexicano, ou seja, não podem ser encontradas em outras partes do mundo!

Você quer conhecer os animais do México? A seguir, no PeritoAnimal, te mostramos uma lista com os exemplos mais representativos, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Animais extintos no México

Índice

  1. Lista com nomes de animais do México
  2. Axolote
  3. Sardinha yucateca
  4. Peixe com franjas do Golfo do México
  5. Gaio-anão
  6. Iguana-de-cauda-espinhosa-mexicana
  7. Lebre de Tehuantepec
  8. Vaquita
  9. Cascavel pigmeu mexicana
  10. Cão da pradaria mexicano
  11. Coelho-zacatuche
  12. Guaxinim-pigmeu
  13. Escorpião-mexicano
  14. Lagarto ajolote mexicano
  15. Charal de Alchichica
  16. Caburé-de-tamaulipas
  17. Pardal de Sierra Madre
  18. Mixcoatlus barbouri
  19. Tartaruga-de-caixa
  20. Morcego bananeiro
  21. Gambá-pintado-pigmeu
  22. Outros animais do México
Ver mais >>

Lista com nomes de animais do México

A fauna do México é extremamente rica e o país conta com diversas espécies endêmicas, ou seja, há vários animais que só podem ser encontrados no México. Entre eles destacamos:

  • Axolote
  • Sardinha yucateca
  • Peixe com franjas do Golfo do México
  • Gaio-anão
  • Iguana-de-cauda-espinhosa-mexicana
  • Lebre de Tehuantepec
  • Vaquita
  • Cascavel pigmeu mexicana
  • Cão da pradaria mexicano
  • Coelho-zacatuche
  • Guaxinim-pigmeu
  • Escorpião-mexicano
  • Lagarto ajolote mexicano
  • Charal de Alchichica
  • Caburé-de-tamaulipas
  • Pardal de Sierra Madre
  • Mixcoatlus barbouri
  • Tartaruga-de-caixa
  • Morcego bananeiro
  • Gambá-pintado-pigmeu

Continue lendo para conhecer características, curiosidades e ver fotos destes animais mexicanos.

1. Axolote

O axolote (Ambystoma mexicacum) é um dos animais do México mais característicos. A espécie é endêmica do vale de Xochimilco, onde vive em lagos e canais de baixa profundidade. Se alimenta de peixes, minhocas e crustáceos. Para conhecer todos os detalhes deste animais mexicanos, não perca o artigo com os diferentes tipos de axolotes que existem.

Animais do México - 1. Axolote

2. Sardinha yucateca

A sardinha yucateca (Fundulus persimilis) é uma espécie endêmica das águas que rodeiam a península de Yucatán. Mede somente 15 centímetros de comprimento, se alimenta de mudas de plantas, invertebrados e pequenos peixes.

Se conhece pouco sobre os hábitos de vida e reprodução da sardinha de yucateca, no entanto, se encontra ameaçada de extinção devido a contaminação e à pesca indiscriminada.

Neste outro artigo falamos sobre os animais extintos no México.

3. Peixe com franjas do Golfo do México

Entre os exemplos de espécies endêmicas do México se encontra o peixe com franjas (Gymnachirus texae), uma espécie que habita nas areias macias do solo marinho. Se caracteriza por apresentar um corpo ovalado com franjas escuras, traço que dá nome a este peixe curioso.

São poucas as informações que se têm dessa espécie de animal mexicano, já que sua população não é abundante nem representa um perigo para o ser humano. No entanto, em algumas ocasiões o pescado pode servir de alimento, embora isso seja pouco frequente.

Animais do México - 3. Peixe com franjas do Golfo do México
Imagem: Instituto Smithsonian de Investigações Tropicais

4. Gaio-anão

O gaio-anão (Cyanolyca nana) é outro dos típicos animais do México. Mede cerca de 24 centímetros e pesa 40 gramas, se distribui pelos bosques úmidos de Xalapa e entre Oaxaca e Caripán.

A espécie se caracteriza por apresentar uma plumagem azul escura com áreas pretas e o peito em cor clara. Faz parte das aves passeriformes, ordem na qual pertencem mais da metade dos pássaros do mundo, já que se distinguem por serem cantores.

Animais do México - 4. Gaio-anão
Imagem: ebird.org

5. Iguana-de-cauda-espinhosa-mexicana

Esta espécie de iguana (Ctenosaura acanthura) habita a zona norte do México, onde vive em áreas arborizadas com árvores e pedras. Se alimenta de folhas e frutos que encontra.

A iguana-de-cauda-espinhosa-mexicana é um animal mexicano diurno que adora tomar sol, como as demais espécies de iguanas. É fácil de reconhecer por seu corpo escuro coberto com escamas pontiagudas na área do lombo.

Animais do México - 5. Iguana-de-cauda-espinhosa-mexicana
Imagem: naturalista.mx

6. Lebre de Tehuantepec

Outro dos animais do México é a lebre de Tehuantepec (Lepus flavigularis), uma espécie que habita as savanas do Oaxaca e o golfo de Tehuantepec. Se caracteriza por apresentar uma pelagem brilhante no dorso, abdômen branco e duas listras pretas que vão das suas orelhas até o pescoço.

Pouco se sabe sobre o número de exemplares que existem ou seu período de reprodução, mas se trata de uma das maiores lebres do México. No entanto, a UICN indica que se trata de uma espécie ameaçada de extinção.

Animais do México - 6. Lebre de Tehuantepec
Imagem: iucnredlist.org

7. Vaquita

A vaquita (Phocoena sinus) é um cetáceo endêmico do Golfo da Califórnia, localizado nas águas que rodeiam os estados de Sinaloa e Sonora. A espécie mede 1,5 metro e pesa somente 50 quilos. Se alimenta de diferentes peixes e lulas. Este animal mexicano também é conhecido como marsuíno-do-golfo-da-califórnia, toninha-do-golfo, boto-do-pacífico e cochito.

Esta espécie se encontra entre os animais característicos do México, pois somente é possível encontrá-la nessa reduzida área do golfo. Existem diversos programas nacionais destinados a sua conservação, já que se encontra em perigo crítico de extinção, sendo um dos animais marinhos mais ameaçados do mundo.

Animais do México - 7. Vaquita

8. Cascavel pigmeu mexicana

Outro dos exemplos de espécies de animais do México é a cascavel pigmeu mexicana (Croatalus ravus). É uma cobra venenosa que habita as montanhas que rodeiam Tehuantepec, além de Veracruz, Morelos, Guerrero, Puebla e Oaxaca, entre outras áreas. Se você quer conhecer outras cobras venenosas, não perca este artigo: "As cobras mais venenosas do Brasil".

A espécie deste animal mexicano alcança 70 centímetros de comprimento e apresenta uma cor de pele variada, embora sejam comuns 4 anéis ao redor da parte final da cauda.

Animais do México - 8. Cascavel pigmeu mexicana

9. Cão da pradaria mexicano

O cão da pradaria mexicano (Cynomys mexicanus) é outro dos animais do México, uma espécie de roedor que se localiza somente na área entre Coahuila de Zaragoza e Matehuala. É uma espécie que se alimenta, em sua maioria, de plantas e ervas, mas em algumas ocasiões também consome insetos.

O cão da pradaria foi considerado durante muito tempo como uma praga para as colheitas, por isso que nesse momento se encontra em perigo de extinção. É chamado por muitos como um dos roedores grandes do México.

Animais do México - 9. Cão da pradaria mexicano

10. Coelho-zacatuche

O coelho-zacatuche ou o coelho dos vulcões (Romerolagus diazi) habita as terras altas vulcânicas do México, nas densas pastagens que crescem ao redor. Sua dieta é herbívora e vive em grupos de até 6 indivíduos.

Esta espécie de animal do México se distingue por medir 30 centímetros e pesar pouco mais de meio quilo. Apresenta uma pelagem amarela e preta com áreas ocre.

Animais do México - 10. Coelho-zacatuche

11. Guaxinim-pigmeu

O guaxinim-pigmeu ou guaxinim de Cozumel (Procyon pygmaeus) é outro dos animais do México que são endêmicos. Habita somente a ilha de Cozumel, próxima da península de Yucatán.

Trata-se de uma espécie que se alimenta de lagartixas, insetos e pequenos animais marinhos, mas também consome frutas e frutos. Pesa somente 4 quilos e apresenta uma pelagem castanha com uma franja preta sobre os olhos. O guaxinim-pigmeu é um dos animais mexicanos mais icônicos do país.

Animais do México - 11. Guaxinim-pigmeu

12. Escorpião-mexicano

O escorpião-mexicano (Vaejovis mexicanus) é uma espécie que se encontra na cidade do México e Tlaxcala, onde prefere viver em troncos, entre rochas e tocas.

A espécie se caracteriza por apresentar uma cor castanha escura com pinças mais leves. Sua picada, embora pontiaguda, não representa um perigo para o ser humano. Mede somente 5 centímetros e se alimenta de outros insetos menores.

Animais do México - 12. Escorpião-mexicano

13. Lagarto ajolote mexicano

O lagarto ajolote (Bipes biporus) é um dos animais do México de aparência mais curiosa. É um réptil de corpo alongado e fino, similar à uma lombriga, mas que apresenta duas patas dianteiras que o ajudam a se movimentar no solo rochoso.

É distribuído entre o Cabo de San Lucas e a Bahía de Sebastián Vizcaíno. É um animal carnívoro, que se alimenta de insetos, lombrigas e lagartixas.

Animais do México - 13. Lagarto ajolote mexicano

14. Charal de Alchichica

O charal de Alchichica (Poblana Alchichica) é um peixe que habita as águas doces do planalto central mexicano. É difícil conhecer sua distribuição exata, pois se desconhece o número de sua população ou muitos de seus hábitos de vida. Por isso, a UICN considera a espécie em estado crítico de extinção.

Este animal típico do México é um peixe que vive em grupo e mede de 3 a 5 cm de comprimento, pois é de um tamanho muito pequeno.

Animais do México - 14. Charal de Alchichica
Imagem: naturalista.mx

15. Caburé-de-tamaulipas

O caburé-de-tamaulipas (Glaucidium sanchezi) se distribui em uma pequena área, nas florestas que estão entre Tamaulipas e Tamazunchale. É uma coruja que mede somente 13 centímetros e pesa aproximadamente 60 gramas.

A espécie se alimenta de outros animais menores, como roedores e lagartixas. Apresenta uma plumagem castanha com algumas áreas mais escuras.

Animais do México - 15. Caburé-de-tamaulipas

16. Pardal de Sierra Madre

O pardal de Sierra Madre (Xenospiza baileyi) é uma ave cantora que faz parte da lista dos animais típicos do México. Sua distribuição exata é incerta, pois se encontra em perigo de extinção. Sabe-se que habita as áreas altas da Sierra Madre e algumas áreas vulcânicas.

O pardal se caracteriza por apresentar uma plumagem avermelhada com áreas brancas no centro, além de diversas listas que percorrem seu corpo.

Animais do México - 16. Pardal de Sierra Madre

17. Mixcoatlus barbouri

Outro exemplo de animal do México, a Mixcoatlus barbouri é uma cobra terrestre que se distribui pelas áreas altas do estado de Guerrero.

A espécie se caracteriza por apresentar um corpo alargado de 50 centímetros com escamas avermelhadas que exibem um padrão listrado mais escuro e inclusive preto em alguns exemplares.

18. Tartaruga-de-caixa

A tartaruga-de-caixa aquática (Terrapene coahuila) habita as áreas úmidas da Coahuila de Zaragoza, embora atualmente se desconheça o número exato de sua população. De fato, se considera que estão em perigo de extinção.

Esta espécie de animal mexicano pode viver até 50 anos e se alimenta de caracóis, insetos, lombrigas, flores, fungos e bagas.

Animais do México - 18. Tartaruga-de-caixa

19. Morcego bananeiro

O morcego bananeiro (Musonycteris harrisoni) é uma espécie que se distribui entre as florestas e as cavernas que se encontram entre Michoacán, Guerrero, Morelos e Colima.

Esta espécie animal endêmica do México se alimenta de insetos, néctar e pólen de flores. Se encontra em perigo de extinção devido à destruição do seu habitat. Para conhecer mais tipos de morcegos, consulte este outro artigo: "Tipos de morcegos e suas características".

Animais do México - 19. Morcego bananeiro
Imagem: iucnredlist.org

20. Gambá-pintado-pigmeu

O gambá-pintado-pigmeu (Spilogale pygmaea) é uma espécie que habita as áreas bucosas que rodeiam a costa pacífica mexicana. É um animal noturno que se alimenta de bagas, insetos, frutas, pássaros pequenos e lagartos.

Esta espécie mexicana se caracteriza por apresentar uma pelagem preta com franjas brancas em cima dos olhos, dorso e laterais.

Animais do México - 20. Gambá-pintado-pigmeu
Imagem: imagenesmy.com

Outros animais do México

Embora os anteriores sejam os animais endêmicos do México mais representativos, o certo é que não são os únicos. A seguir mostraremos outros exemplos de espécies endêmicas do México:

  • Caranguejo canyon (Pseudothelphusa dugesi)
  • Lagostim real (Procambarus regiomontanus)
  • Mariposa esperança (Papilio esperanza)
  • Caral de Almoloya (Poblana ferdebueni)
  • Caral de Quechulac (Poblana squamata)
  • Rana da Sierra Madre Ocidental (Lithobates sierramadrensis)
  • Sapo de crista grande (Bufo cristatus)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais do México, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Red List UICN. Tehuantepec Jackrabbit. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/11790/3306162>. Acesso em 3 de janeiro de 2023.
  • Moriana, L. (2018, julio 2). Qué especies endémicas hay en México con ejemplos. EcologíaVerde. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/que-especies-endemicas-hay-en-mexico-con-ejemplos-1367.html.>. Acesso em 3 de janeiro de 2023.
  • Red List UICN. Vaquita. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/17028/50370296.>. Acesso em 3 de janeiro de 2023.
  • Red List UICN. Crotalus ravus. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/64330/12771045.>. Acesso em 3 de janeiro de 2023.
  • Red List UICN. Mexican Prairie Dog. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/6089/22260873.>. Acesso em 3 de janeiro de 2023.
  • Red List UICN. Alchichica Silverside. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/17762/7463041>. Acesso em 3 de janeiro de 2023.
  • Red List UICN. Coahuila Box Turtle. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/21642/97428806>. Acesso em 3 de janeiro de 2023.
  • Red List UICN. Musonycteris harrisoni. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/14003/22099002>. Acesso em 3 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Instituto Smithsonian de Investigações Tropicais
Imagem: ebird.org
Imagem: naturalista.mx
Imagem: iucnredlist.org
Imagem: naturalista.mx
Imagem: iucnredlist.org
Imagem: imagenesmy.com
1 de 19
Animais do México