menu
Partilhar

Curiosidades sobre as raposas

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 24 maio 2022
Curiosidades sobre as raposas

Ver fichas de  Raposas

Os canídeos são um grupo diversificado de mamíferos que pertencem à ordem dos carnívoros. Dentro deles existem diferentes gêneros e alguns são comumente conhecidos como raposas, porém, é o gênero Vulpes que contém as verdadeiras raposas.

As raposas têm uma série de características e peculiaridades que as distinguem dos outros membros da família, então neste artigo do PeritoAnimal te apresentamos algumas das curiosidades sobre as raposas que você provavelmente não conhecia. Descubra!

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre as gaivotas

1. São os menores canídeos que existem

Uma das características das raposas é que, em geral, são os animais com menores tamanhos entre os canídeos e, de fato, a menor espécie da família Canidae é encontrada no grupo. O feneco (Vulpes zerda) mede entre 0,5 e 0,7 metro de comprimento e pesa em média 0,8 kg para as fêmeas e 1,5 kg para os machos.

Em contraste, a raposa-vermelha (Vulpes vulpes) é a maior espécie de raposa, variando em tamanho de 0,7 a 1,5 metro e pesando cerca de 3-15 kg.

Curiosidades sobre as raposas - 1. São os menores canídeos que existem

2. Têm um cabeça dinstintiva

Embora as raposas se assemelhem em aparência a um cão, uma das curiosidades sobre as raposas está em seu crânio que é distinto, pois é mais achatado e o focinho é peculiarmente pontiagudo, assim como as orelhas, que, embora diferindo em tamanho de acordo com a espécie, são verticais e também pontiagudas. Assim, as raposas têm uma cabeça típica e bem característica entre os canídeos.

3. Apresentam marcas únicas

Outra das peculiaridades das raposas que permitem distingui-las é a presença de manchas escuras ou negras entre os olhos e o nariz em forma triangular. Além disso, a ponta da cauda tem uma cor diferente do resto da pelagem ou da ponta da cauda.

Curiosidades sobre as raposas - 3. Apresentam marcas únicas

4. Utilizam a cauda para regular a temperatura

A cauda das raposas é única, pois é grossa com muita pelagem e ocupa cerca de um terço do comprimento total do corpo, o que a torna bastante longa, dando ao animal uma aparência maior. Por outro lado, em alguns casos, eles a utilizam para regular a temperatura corporal quando vivem em áreas frias, por isso a envolvem em torno de seus corpos.

Curiosidades sobre as raposas - 4. Utilizam a cauda para regular a temperatura

5. Caçam dando saltos

Em geral, esses animais são bons caçadores, mas têm uma maneira típica de capturar certas presas, como roedores, que consiste em saltar, cair com força e verticalmente sobre a vítima, o que a deixa sem vida. Esta técnica é aprendida por raposas desde tenra idade e é uma das curiosidades sobre as raposas mais interessantes.

6. Não são carnívoras estritas

Outra das curiosidades sobre as raposas é que, embora pertençam à ordem dos carnívoros, elas não comem uma dieta estritamente carnívora, mas são na verdade onívoras. Seu comportamento alimentar é bastante oportunista e eles aproveitam muitos recursos presentes em seu habitat. Alimentam-se de uma variedade de vertebrados e invertebrados, carniça, ovos, frutos diversos, bagas, sementes, folhas e raízes.

7. Podem viver em habitats muito diversos

As raposas são distribuídas principalmente no hemisfério norte, na América, Europa e Ásia, embora elas também ocorram na África. Dentro desta gama, prosperam dependendo das espécies em uma grande variedade de habitats, como por exemplo:

  • Desertos
  • Semi-desertos
  • Tundras
  • Savanas
  • Florestas
  • Áreas marítimas
  • Áreas cultivadas
  • Planície
  • Montanhas acima de 4 mil metros de altura.

Se você quer saber mais sobre os tipos de raposas, acesse este outro artigo.

Curiosidades sobre as raposas - 7. Podem viver em habitats muito diversos

8. São bons pais

Estes canídeos são considerados bons pais, pois tanto as fêmeas quanto os machos investem um tempo significativo no cuidado e criação de seus descendentes. Para o parto, a fêmea se abriga em uma toca subterrânea, do qual normalmente não sai antes dos 3 meses de idade de seu filhote, quando ocorre o desmame. Durante este tempo, o macho levará comida à sua parceira e quando os filhotes começam a desmamar, o pai também compartilha a comida com eles.

Por outro lado, a saída da toca é algo feito em família e os pais começam a ensinar aos filhotes técnicas de caça para que eles aprendam a se defender sozinhos. Outra das curiosidades sobre as raposas é que elas são capazes de fornecer suporte e proteção para filhotes que não são seus.

Curiosidades sobre as raposas - 8. São bons pais

9. Emitem vocalizações muito peculiares

Ao contrário de outros tipos de canídeos, as raposas não vocalizam em grupos, mas emitem uma variedade de sons única para cada indivíduo para se comunicar e se manter em contato com outros membros da família. Assim, eles podem emitir "latidos" de três "sílabas", que se pensa serem para identificação; latidos de uma "sílaba" alto para anunciar o risco; o som conhecido como "gekkering", que é descrito como uma espécie de som gaguejante emitido da garganta e usado para a época de acasalamento ou em conflito com outras raposas; e, finalmente, um gemido típico usado exclusivamente para indicar a prontidão para o acasalamento.

10. São muito velozes

Em geral, as raposas são animais rápidos, atingindo velocidades de cerca de 50 km/h. No entanto, a espécie que é particularmente rápida dentro do grupo é a raposa-veloz (Vulpes velox), que pode exceder este índice. Além disso, estes animais podem saltar obstáculos de cerca de 2 metros de altura, como no caso da raposa-vermelha, o que é outra curiosidade sobre as raposas, especialmente a raposa-vermelha, o que é realmente surpreendente.

11. Vivem pouco tempo em estado selvagem

As raposas não são muito longevas na natureza em comparação com outros animais. Eles vivem apenas 2 a 4 anos, enquanto que em cativeiro podem viver de 10 a 12 anos. Como fato curioso, a raposa que viveu mais tempo em cativeiro viveu pouco mais de 21 anos.

Curiosidades sobre as raposas - 11. Vivem pouco tempo em estado selvagem

12. Todas as espécies têm o mesmo estado de conservação

Outra curiosidade sobre as raposas, e uma grande vantagem, é que todas as doze espécies de raposas são classificadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) na categoria de menor preocupação, embora em alguns países possam ser encontradas classificações diferentes para impactos particulares.

No entanto, as raposas não estão isentas de ameaças. Além da caça direta e dos impactos da mudança de habitat, durante muito tempo sua maior ameaça foi a indústria de peles, que utilizou milhares desses animais para comercializar suas peles, como a raposa-vermelha e a raposa-do-ártico (Vulpes lagopus). Estima-se que, após o vison-americano (Neovison vison), as raposas são os animais que mais foram utilizados nesta terrível indústria. No PeritoAnimal sempre incentivamos nossos leitores a não comprar nenhum tipo de peça de vestuário ou objeto que seja feito de partes do corpo de animais.

E aí, você conhece outra curiosidade sobre raposas? Conte para nós nos comentários!

Curiosidades sobre as raposas - 12. Todas as espécies têm o mesmo estado de conservação

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre as raposas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Myers, P., R. Espinosa, CS Parr, T. Jones, GS Hammond y TA Dewey. (2022). La Web de Diversidad Animal. Disponível em: <https://animaldiversity.org/search/?q=Vulpes&feature=INFORMATION>. Acesso em 11 de maio de 2022.
  • UICN (2022). La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN. Versión 2021-3. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org>. Acesso em 11 de maio de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Curiosidades sobre as raposas
1 de 8
Curiosidades sobre as raposas

Voltar ao topo da página