Curiosidades do mundo animal

Tipos de águias - Características, nomes e fotos

 
María Luz Thomann
Por María Luz Thomann, Bióloga e ornitóloga. 31 janeiro 2023
Tipos de águias - Características, nomes e fotos

O nome águia agrupa várias espécies que compartilham características anatômicas e ecológicas e que sempre nos chamaram a atenção por serem animais majestosos. Essas aves de rapina diurnas são conhecidas por serem caçadoras e predadoras, logo alimentam-se de carne, embora algumas complementem a sua dieta com outros alimentos ou tenham uma dieta mais específica. Distribuem-se por todo o mundo, exceto na Antártida. Pertencem à ordem dos Accipitriformes, que engloba uma grande diversidade de gêneros e espécies que caracterizam-se por possuir bicos em forma de gancho, garras fortes com as quais caçam e capturam suas presas, bem como o sentido da visão altamente desenvolvido.

Existe aproximadamente 60 espécies de águias ao redor do mundo, inclusive, muitas delas em perigo de extinção. Devido a sua grande diversidade, destacaremos as espécies mais conhecidas e representativas. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer alguns tipos de águias, assim como outras características dessas maravilhosas aves e as mais representativas.

Índice

  1. Águia-de-cabeça-branca (Haliaeetus leucocephalus)
  2. Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti)
  3. Águia-real (Aquila chrysaetos)
  4. Águia-perdigueira (Aquila fasciata)
  5. Harpia (Harpia harpyja)
  6. Gavião-bicolor (Spizaetus isidori)
  7. Águia-marinha-gigante (Haliaeetus pelagicus)
  8. Águia-coroada (Stephanoaetus coronatus)
  9. Águia-rabalva (Haliaeetus albicilla)
  10. Águia-audaz (Aquila audax)
  11. Águia-filipina (Pithecophaga jefferyi)
  12. Águia-marcial (Polemaetus bellicosus)
  13. Quais águias existem no Brasil?
  14. O que diferencia as águias do resto das aves de rapina diurnas?
Ver mais >>

Águia-de-cabeça-branca (Haliaeetus leucocephalus)

Iniciamos nossa lista de tipos de águia com esta espécie, também conhecida como águia-careca, é nativa da América do Norte e extende-se desde o sul do Canadá até o norte do México. A águia-de-cabeça-branca é bastante versátil quanto aos ambientes que ocupa, uma vez que pode ser encontrada em florestas, pântanos, rios, áreas montanhosas e desertos. As fêmeas da espécie podem pesar mais de 7 kg e atingir uma envergadura de quase dois metros. É muito característica por sua cabeça completamente branca e resto do corpo de cor castanha. Esta é uma espécie de águia mais representativa e conhecida popularmente.

Tipos de águias - Características, nomes e fotos - Águia-de-cabeça-branca (Haliaeetus leucocephalus)

Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti)

Este tipo de águia é uma espécie endêmica da Península Ibérica, principalmente Portugal e Espanha, ocupando desde ambientes costeiros até montanhosos. Seu tamanho varia entre 70 e 80 cm e sua envergadura pode atingir cerca de dois metros de longitude. Sua plumagem é de cor parda. Trata-se de uma espécie de vida longa e que atualmente se encontra na categoria de vulnerável, razão pela qual é protegida dentro da península.

Caso tenha interesse em conhecer outros animais de vida longa, dê uma olhada neste outro artigo do PeritoAnimal sobre os animais que vivem mais tempo.

Tipos de águias - Características, nomes e fotos - Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti)

Águia-real (Aquila chrysaetos)

É uma espécie de águia quase cosmopolita e distribui-se na América do Norte, Europa, Ásia e África. É uma ave bastante generalista no que diz respeito às presas, e pode habitar florestas, áreas de montanha e cultivo, sendo encontrada principalmente nas regiões montanhosas e falésias, locais onde constroem seus ninhos (nidificação). A coloração de sua plumagem varia em tons castanhos e dourados na parte da cabeça. A fêmea da espécie atinge mais de dois metros de envergadura e pode pesar mais de 6 kg. Junto com a águia-careca, é outra das espécies de águia mais representativas que existem.

Tipos de águias - Características, nomes e fotos - Águia-real (Aquila chrysaetos)

Águia-perdigueira (Aquila fasciata)

Este tipo de águia é uma espécie é distribuída desde a bacia do Mediterrâneo até o sudeste asiático, onde habita em zonas montanhosas. Possui em média 70 cm de longitude, uma envergadura de aproximadamente 180 cm e sua plumagem é um marrom-castanho com riscos marrons bem característicos no peito. A espécie é categorizada como em perigo de extinção na Espanha, sendo ameaçada pela caça ilegal, as linhas elétricas (que causam muitas mortes dessa espécie), a perda de seu habitat e a diminuição de suas presas (o coelho do campo), entre outras causas.

Neste outro artigo trazemos outros animais da Espanha.

Tipos de águias - Características, nomes e fotos - Águia-perdigueira (Aquila fasciata)

Harpia (Harpia harpyja)

Trata-se de uma espécie neotropical que habita selvas e florestas tropicais com árvores altas e bem preservadas. Estas aves distribuem-se desde a América Central até o norte da Argentina. É considerada uma das maiores e mais poderosas águias que existem atualmente, sendo que a fêmea pode alcançar mais de 1 metro de longitude e mais de dois metros de envergadura. Sua plumagem é de cor branco-acinzentada e têm fileiras de penas em forma de crista. Suas garras medem mais de 14 cm de longitude e seu bico é igualmente poderoso, o qual usam para capturar suas presas. A espécie se encontra categorizada como próxima à ameaça, devido principalmente à destruição de seu habitat.

Caso se interesse em saber mais sobre estes animais, leia este outro artigo sobre quantos anos vive uma águia?

Tipos de águias - Características, nomes e fotos - Harpia (Harpia harpyja)

Gavião-bicolor (Spizaetus isidori)

O gavião-bicolor ou gavião-andino é nativo da América do sul e se distribui dese a Venezuela ao noroeste da Argentina, onde habitam selvas andinas com árvores altas. Este tipo de águia pode atingir aproximadamente 80 cm de longitude e tem por característica sua plumagem escura e ocre com riscos pretos no peito e uma crista na cabeça. Além disso, sua íris é de cor laranja, o que a torna uma ave bastante chamativa. Essa é outra espécie que se encontra próxima à ameaça de extinção, já que depende das árvores para formarem seus ninhos e a destruição dos ambientes naturais onde vivem são uma ameaça gravíssima.

Tipos de águias - Características, nomes e fotos - Gavião-bicolor (Spizaetus isidori)

Águia-marinha-gigante (Haliaeetus pelagicus)

Também chamada pipargo-gigante, essa espécie de águia de grande porte é distribuída pelo noroeste asiático, onde se alimenta e vive nas costas. É considerada, junto com a harpia, uma das maiores e mais poderosas, chegando a medir mais de um metro de longitude e 2,5 metros envergadura, sendo assim uma espécie impotente. Sem dúvida, sua característica mais notável é o seu bico enorme e robusto de cor amarela, junto a suas patas (de mesma cor) que utiliza para pescar, já que se trata de uma espécie marinha. Sua plumagem é marrom escura com detalhes brancos na testa, asas e coxas. É uma espécie que se encontra como vulnerável devido à pesca excessiva, que limita sua fonte de alimento, e à contaminação das águas, entre outras causas.

Tipos de águias - Características, nomes e fotos - Águia-marinha-gigante (Haliaeetus pelagicus)

Águia-coroada (Stephanoaetus coronatus)

É uma águia nativa da África subsaariana, onde vive em floresta densas. Essa espécie é considerada menor do que o resto das outras águias, porém, é a mais forte de seu habitat, atingindo mais de 90 cm de longitude com uma envergadura de 180 cm. Sua plumagem é um avermelhado escuro com manchas de cor creme, e suas asas se destacam por seu formato, já que são arredondadas e curtas, típicas de espécies caçam dentro de florestas e selvas, por permitirem uma excelente manobra dentro da vegetação. É também considerada uma espécie muito importante e está protegida, uma vez que controla as populações de mamíferos que podem ser nocivos para atividades como a agricultura, por exemplo.

Tipos de águias - Características, nomes e fotos - Águia-coroada (Stephanoaetus coronatus)

Águia-rabalva (Haliaeetus albicilla)

Também chamada pipargo-europeia, essa espécie de águia distribui-se pelas costas do norte da Europa e Ásia. Ocupa o mesmo nicho ecológico da águia-marinha-gigante, porém em diferentes regiões, já que também se trata de uma águia marinha. A longitude deste tipo de águia é de 90 cm e possui uma envergadura bastante ampla, de quase 2,5 metros. Tem uma coloração café com tons mais claros na cabeça, sendo uma ave grande, assim como seu bico robusto e forte. Trata-se de uma espécie longeva, podendo alcançar mais de 25 anos de idade.

Tipos de águias - Características, nomes e fotos - Águia-rabalva (Haliaeetus albicilla)

Águia-audaz (Aquila audax)

Também é conhecida como águia-de-cauda-em-forma-de-cunha, e distribui-se pela Austrália e sul da Nova Guiné. É uma espécie que ocupa uma diversidade de ambientes, mas que para construir seus ninhos precisa de árvores altas (de até mesmo mais de 30 metros) ou, na ausência destas, nidifica nas bordas das falésias. Como explícito no nome, possui uma inconfundível cauda em forma de cunha. Além do mais, é um tipo de águia de grande porte, com mais de um metro de altura e mais de dois metros de envergadura. Sua plumagem é de cor castanho-avermelhada que escurece com a idade. A espécie era muito perseguida antigamente porque acreditava-se que atacava as criações de gado, porém, hoje em dia é protegida por lei na Austrália.

Tipos de águias - Características, nomes e fotos - Águia-audaz (Aquila audax)

Águia-filipina (Pithecophaga jefferyi)

Essa espécie de águia é endêmica das florestas das Filipinas. Sua plumagem é de cor marrom e branca, com penas mais claras na cabeça que formam uma crista erétil e dão a ela um aspecto arredondado. Além disso, sua íris de cor cinza-azulada é bastante chamativa. Mede cerca de 1 metro de altura e sua envergadura é de mais de dois metros. Este tipo de águia é conhecida também por águia-pega-macaco, já que sua principal fonte de alimento são esses animais, embora também consuma outros mamíferos de médio porte. Essa águia está classificada como em perigo crítico de extinção por conta da contaminação, caça ilegal e mineração, entre outros, sendo que atualmente é passível de prisão qualquer dano causado à espécie.

Tipos de águias - Características, nomes e fotos - Águia-filipina (Pithecophaga jefferyi)

Águia-marcial (Polemaetus bellicosus)

Nativa da África subsaariana, essa espécie ocupa ambientes tais como savanas, florestas e áreas semiabertas, a depender da abundância de alimento. Sua plumagem é marrom-escura nas partes superiores, e mais clara no peito e nos membros. Mede cerca de um metro de longitude e sua envergadura é de mais de 2,6 metros, sendo uma espécie de grande porte e considerada a maior da África, uma vez que pode caçar presas muito maiores do que ela mesma, como pequenos antílopes. Além do mais, este tipo de águia pode atacar ao gado doméstico, sendo muito perseguida pelos humanos. Devido a isso, se encontra como vulnerável.

Tipos de águias - Características, nomes e fotos - Águia-marcial (Polemaetus bellicosus)

Quais águias existem no Brasil?

Existem no Brasil 9 espécies de águias. A maior delas é a harpia ou gavião-real (Harpia harpyja), que tem até 1,05 metro de comprimento e pode pesar até 9 quilos, sendo considerada a águia mais poderosa do mundo. Outro tipo de águia encontrada no Brasil é a a águia-pescadora (Pandion haliaetus) que, na verdade, é uma ave de rapina da América do Norte que migra para o Brasil entre os meses de setembro e abril para fugir do frio do inverno do hemisfério norte. Vamos conhecer então as águias do Brasil:

  1. Harpia ou gavião-real (Harpia harpyja)
  2. Águia-solitária (Urubitinga solitaria), que habita as florestas montanhosas de Roraima.
  3. Águia-cinzenta (Urubitinga coronata)
  4. Águia-serrana (Geranoaetus melanoleucus)
  5. Águia-pescadora (Pandion haliaetus)
  6. Uiraçu ou gavião-real-falso (Morphnus guianensis)
  7. Gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus)
  8. Gavião-pato (Spizaetus melanoleucus)
  9. Gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus).
Tipos de águias - Características, nomes e fotos - Quais águias existem no Brasil?

O que diferencia as águias do resto das aves de rapina diurnas?

As águias se diferenciam das outras aves de rapina diurnas, como falcões, gaviões ou milhafres, por várias características. Além de pertencer à outra ordem (muitas das demais espécies são da ordem Falconiforme), suas diferenças são sobretudo anatômicas, uma vez que todas essas aves compartilham a mesma maneira de se alimentarem e várias delas nos mesmos nichos ecológicos. As principais diferenças são as seguintes:

  • As águias são maiores: seus tamanhos as diferenciam sem problemas, pois as águias atingem tamanhos muito maiores do que o resto das aves de rapina diurnas, tendo em média de 60 a 80 cm de largura, enquanto que os falcões, por exemplo, em média têm entre 30 e 40 cm de longitude.
  • As águias são mais robustas: o corpo das águias é muito mais robusto do que o do resto das aves de rapina Falconiformes.
  • A forma das asas: as águias possuem asas maiores e mais largas, com penas primárias que se assemelham a dedos nas pontas das asas e permite que realizem grandes vôos em grande altitudes. O que difere dos falcões, por exemplo, que têm asas longas e pontas de forma cônica que terminam nas pontas.
  • O formato do bico: o bico das águias é em formato de gancho, sendo que a diferença, entre os falcões, por exemplo, está nestes não possuírem bordas irregulares no mesmo.
  • A velocidade: as águias estão entre as maiores e mais fortes aves de rapina, e embora sejam rápidas e capazes de caçar em voo, os falcões as superam, uma vez que são os mais velozes do grupo, podendo alcançar mais de 300 km/hora.

Agora que você conheceu os diferentes tipos de águias, não perca o artigo a seguir em que listamos uma série de nomes de pássaros de A a Z.

Texto em colaboração com: Aerton Guimarães

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de águias - Características, nomes e fotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Carmona, R., Mendoza, L. F., Molina, D., Ortega, L., Miramontes, E., & Cruz, M. (2017). Presencia espacial y temporal de aves rapaces diurnas (aves: accipitriformes, falconiformes) en marismas nacionales. Nayarit-Sinaloa, México. Acta zoológica mexicana, 33(1), 27-38.
  • Manzanares, A. (1991). Guía de campo de las aves rapaces de España. Omega.
  • Monsalvo, J. A. B., Heming, N. M., & Marini, M. Â. (2018). Breeding biology of Neotropical Accipitriformes: current knowledge and research priorities. Ornithology Research, 26(2), 151-186.
  • Nagy, J., & Tökölyi, J. (2014). Phylogeny, historical biogeography and the evolution of migration in accipitrid birds of prey (Aves: Accipitriformes). Ornis Hungarica, 22(1), 15-35.
  • Aves de Rapina Brasil. Águis brasileiras. Disponível em: <http://www.avesderapinabrasil.com/>. Acesso em 23 de janeiro de 2023.
  • G1. Harpia é a maior águia encontrada no Brasil e corre o risco de desaparecer. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/2015/09/harpia-e-maior-aguia-encontrada-no-brasil-e-corre-o-risco-de-desaparecer.html>. Acesso em 23 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 14
Tipos de águias - Características, nomes e fotos