Animais perigosos em Bali
Bali é uma das províncias da Indonésia, localizada no extremo oeste das Ilhas Menores da Sonda e é um dos maiores destinos turísticos da região. Esta ilha tem pouco mais de 5.500 km2, com uma geografia que inclui grandes montanhas, vulcões ativos, florestas montanhosas e de monções, manguezais, rios, savanas, além de ecossistemas de corais que circundam a ilha e áreas com importante desenvolvimento agrícola. Esta província possui uma importante biodiversidade, influenciada principalmente pela Ásia, e neste artigo do PeritoAnimal apresentamos os animais perigosos de Bali, entre os quais podemos destacar o peixe-pedra, a píton reticulada, a moreia gigante, o polvo de anéis azuis, o Komodo dragão e a cobra-real, entre outros. Venha descobrir como é a perigosa fauna de Bali!
- Cobra-real (Ophiophagus hannah)
- Píton reticulada (Malayopython reticulatus)
- Monitor de agua asiático (Varanus salvator)
- Moreia gigante (Gymnothorax javanicus)
- Dragão de Komodo (Varanus komodoensis)
- Peixe-pedra (Synanceia verrucosa)
- Krait malayo (Bungarus candidus)
- Polvo maior de anéis azuis (Hapalochlaena lunulata)
- Cobra cuspidora do sul da Indonésia (Naja sputatrix)
- Tigre de Sumatra (Panthera tigris sondaica)
- Outros animais perigosos de Bali
Cobra-real (Ophiophagus hannah)
A cobra-real (Ophiophagus hannah) é uma espécie de cobra nativa da Ásia encontrada em países como Bangladesh, Butão, China, Índia, Indonésia, Filipinas, entre outros. É sem dúvida um dos animais mais perigosos de Bali. Apesar do nome comum e da semelhança com as cobras, ela não pertence realmente a esse grupo, mas é considerada a cobra venenosa mais longa do mundo. Aqui você encontra "As cobras mais venenosas do Brasil", se também tiver curiosidade sobre o assunto.
Mede um pouco mais de 3 metros, mas foram registrados exemplares desses animais perigosos de Bali até cerca de 5 m. A coloração varia entre amarelo, marrom, preto ou verde, geralmente com barras transversais no corpo. Seu veneno é muito poderoso, causando, entre outros efeitos, quadros neurológicos e necrose da área afetada, e em apenas 30 minutos, as toxinas podem ser letais; é classificada como Vulnerável.
Píton reticulada (Malayopython reticulatus)
A píton reticulada (Malayopython reticulatus) é nativa da Ásia e, entre outras regiões, pode ser encontrada em Bangladesh, Camboja, Índia, Laos, Cingapura e Indonésia, incluindo as Ilhas Menores da Sonda. Pode medir cerca de 6 m, mas indivíduos acima deste tamanho são raros. Porém, é a cobra mais longa da Ásia, pesando até cerca de 75 kg.
A coloração deste animal mais perigoso de Bali é variada, entre amarelo, marrom, preto, com padrões em forma de diamante. Embora a píton reticulada não seja uma cobra venenosa, ela é considerada um dos animais perigosos de Bali porque uma cobra adulta é capaz de sufocar e matar um humano, aliás, há relatos desses incidentes. Seu estado de conservação é de menor preocupação.
Monitor de agua asiático (Varanus salvator)
O monitor de água asiático (Varanus salvator) é outro animal perigoso de Bali. É um lagarto da região asiática que prospera na Indonésia, China, Camboja e Vietnã, entre outras regiões. O tamanho e o peso giram em torno de 1,5 m e 19,5 kg, embora possam crescer um pouco mais. É sem dúvida um lagarto grande e musculoso, de cor marrom escuro com manchas claras ou amareladas.
Anteriormente, acreditava-se que esses lagartos não tinham veneno e que sua saliva estava carregada de bactérias que afetavam as vítimas. Porém, neste gênero foi comprovada a presença de toxinas perigosas e, embora sua picada não injete diretamente o veneno, se ele se misturar com a saliva e entrar na vítima, irá afetá-la. Se se sentir ameaçado não hesitará em atacar uma pessoa, causando ferimentos consideráveis. É classificado como de menor preocupação.
Moreia gigante (Gymnothorax javanicus)
A moreia gigante (Gymnothorax javanicus) é uma espécie de peixe que, embora tenha presença na América e na África, é mais limitada. No entanto, é na Ásia que existe uma maior distribuição, incluindo as zonas marítimas da Indonésia.
Esta moreia, sendo um dos animais mais perigosos de Bali, pertence ao grupo das enguias, com comprimento até 3 m e cerca de 30 kg. A cor é acastanhada com manchas pretas. Se se sentirem ameaçados, podem morder, mas geralmente não é uma mordida agressiva.
No entanto, incluímo-lo na nossa lista de animais perigosos em Bali porque, tal como outros animais marinhos, acumula toxinas chamadas ciguatoxinas, que são encontradas em maiores proporções em animais carnívoros como as moreias.
Basicamente, se esse animal perigoso de Bali for consumido, essas substâncias podem ser fatais em altas concentrações porque causam uma doença conhecida como ciguatera. É classificado como de menor preocupação.
Dragão de Komodo (Varanus komodoensis)
Certamente você já conhecia esse animal perigoso de Bali! Um lagarto famoso na Ásia é o dragão de Komodo (Varanus komodoensis), nativo das Ilhas Menores da Sonda. Pode medir até cerca de 3 metros e pesar cerca de 70 kg; de cor marrom com manchas escuras. É um dos animais perigosos de Bali porque, embora não sejam muito comuns, os seus ataques aos humanos são fatais.
Este lagarto combina uma saliva altamente carregada de bactérias, que se mistura com toxinas e entra na corrente sanguínea ao morder, gerando danos significativos se não for tratada prontamente. Infelizmente o seu estado de conservação é Em perigo de extinção.
Peixe-pedra (Synanceia verrucosa)
O peixe-pedra (Synanceia verrucosa) é uma espécie altamente venenosa de animal perigoso de Bali. Na verdade, é o peixe mais mortal que existe, que prospera nos oceanos Índico e Pacífico.
Está presente na Indonésia, portanto está na lista de animais perigosos de Bali. É de cor marrom ou cinza, com presença de tons amarelados ou avermelhados. O tamanho mais comum é em torno de 30 cm, com espinhos na nadadeira dorsal carregados de glândulas venenosas que podem ser letais para uma pessoa se não forem tratadas imediatamente. É classificado como de menor preocupação.
Aqui você pode conferir quais são "Os peixes mais venenosos do mundo".
Krait malayo (Bungarus candidus)
O krait malaio (Bungarus candidus) é uma espécie de cobra altamente venenosa, nativa do Camboja, Indonésia, incluindo Bali, Laos, Malásia, Tailândia e Vietnã. Mede pouco mais de 100 cm, com padrão de cores característico, formado por faixas claras e escuras que podem ser pretas, preto-azuladas ou marrons; Todo o ventre apresenta uma cor clara e uniforme.
Foi calculado que a dose letal para uma pessoa média é de 1 mg de veneno, e esta cobra pode produzir cerca de 5 mg, por isso 70% das pessoas mordidas morrem, tornando-a um dos animais mais temidos e perigosos de Bali. Seu estado de conservação é de menor preocupação.
Polvo maior de anéis azuis (Hapalochlaena lunulata)
Que outros animais perigosos existem em Bali? O polvo maior de anéis azuis (Hapalochlaena lunulata) é uma espécie que ocorre nas áreas marítimas da Indonésia, Papua Nova Guiné, Filipinas e Ilhas Salomão. Como os outros membros do gênero, é altamente venenoso.
Mede cerca de 20 cm, com massa de 100 g, de cor marrom ou amarelada, mas quando estressado muda, apresentando marcantes anéis azuis. A mordida do animal não é sentida pela pessoa, mas depois de pouco tempo ela começa a sentir os efeitos, que podem causar a morte. É classificado como de menor preocupação.
Se você se interessa pelo tema, pode consultar a seção "Tipos de polvos: nomes e fotos" neste post do PeritoAnimal.
Cobra cuspidora do sul da Indonésia (Naja sputatrix)
A cobra cuspidora do sul da Indonésia (Naja sputatrix) é uma espécie de cobra verdadeira, endêmica da região, e está na lista de animais perigosos de Bali. Mede entre 1,3 e 1,8 m, podendo ser de cor amarelada, marrom ou enegrecida.
Embora não tenha causado muitas mortes, incluímos neste artigo porque contém toxinas com efeitos neurológicos e cardiológicos, que podem ser letais nas pessoas. É classificado como de menor preocupação.
Tigre de Sumatra (Panthera tigris sondaica)
Incluímos o tigre de Sumatra entre os animais mais perigosos de Bali (Panthera tigris sondaica), também conhecido como tigre de Bali, embora seja uma subespécie de tigre já extinta por volta dos anos 70. O tamanho era de cerca de 2,10 a 2,30 m e peso entre 80 a 100kg.
Se a espécie ainda existisse, ainda faria parte da nossa lista de animais perigosos em Bali porque em geral os tigres, embora sejam criaturas lindas e marcantes, podem atacar e matar uma pessoa. Na verdade, existem vários relatos de ataques tanto na natureza como em cativeiro. Os tigres, como espécie, são classificados como ameaçados de extinção.
Veja os "Tipos de tigres" no referido post.
Outros animais perigosos de Bali
Abaixo apresentamos algumas outras espécies animais perigosas em Bali:
- Macaco do Velho Mundo (Macaca fascicularis).
- Millepora (Millepora foveolata).
- Tubarão-de-pontas-brancas-de-recife (Triaenodon obesus).
- Víbora azul (Trimeresurus Insularis).
- Serpente-marinha-de-faixas (Laticauda colubrina).
Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais perigosos em Bali, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Animal Diversity Web. (2020). Disponible en: https://animaldiversity.org/
- IUCN. (2024). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2023-1. Disponible en: https://www.iucnredlist.org
- Pérez-Ramos, A., Sánchez, I., Hontecillas, D. y Abella, J. (2019). Los varanos (Squamata, Anguimorpha, Varanidae) de El Cerro de los Batallones. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/334051018