Curiosidades do mundo animal

Jacaré é réptil ou anfíbio?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. Atualizado: 1 setembro 2023
Jacaré é réptil ou anfíbio?

Os antepassados diretos dos répteis existiram há cerca de 312 milhões de anos. Uma das primeiras "adaptações" que separou o grupo do meio aquático foi a produção de um ovo com casca, tornando-o resistente em terra firme, o que significa que, ao contrário dos anfíbios, eles não precisavam mais da água para se reproduzirem. Os répteis formam um grupo diverso, com cerca de 12.000 espécies identificadas, entre as quais encontramos a ordem Crocodilia, que agora sabemos, graças aos avanços científicos, que é um grupo irmão das aves.

Neste artigo do PeritoAnimal, queremos responder à pergunta "jacaré é réptil ou anfíbio?", embora já possamos adiantar que é um réptil. A seguir, forneceremos detalhes sobre essa afirmação.

Também lhe pode interessar: Tartaruga é réptil ou anfíbio?

Índice

  1. Qual a diferença entre jacaré e crocodilo?
  2. Jacaré é réptil ou anfíbio?
  3. Por que o jacaré é um réptil?
  4. O jacaré é que tipo de réptil?

Qual a diferença entre jacaré e crocodilo?

Os crocodilos e jacarés, embora muitas vezes confundidos, são répteis distintos que pertencem à mesma família, mas possuem diferenças marcantes em suas características físicas e comportamentais. Uma das principais diferenças está na distribuição geográfica: os crocodilos são encontrados em regiões tropicais da África, Ásia, América, enquanto os jacarés são mais comuns nas Américas, especialmente na América do Sul.

Outra diferença notável é a forma do focinho. Os crocodilos possuem focinho em formato de "V", enquanto os jacarés têm focinho mais largo e em forma de "U". Além disso, os dentes de crocodilos normalmente são visíveis mesmo quando suas bocas estão fechadas, enquanto os dentes de jacarés costumam ficar escondidos quando as bocas estão fechadas devido ao encaixe de suas mandíbulas.

Quanto ao comportamento, os crocodilos são mais agressivos e territoriais, enquanto os jacarés tendem a ser mais tolerantes e sociais, podendo ser encontrados em grupos maiores. Essas distinções, aliadas às características físicas, são importantes para diferenciar essas duas espécies fascinantes de répteis.

Jacaré é réptil ou anfíbio?

O jacaré é um réptil, conforme a taxonomia de Lineu. Este grupo foi identificado taxonomicamente na classe Reptilia, porque compartilha uma série de características evolutivas, anatômicas e fisiológicas com aqueles que chamamos de répteis.

Atualmente, os jacarés estão agrupados na ordem Crocodilia, na qual existem diversas espécies caracterizadas geralmente por seus tamanhos grandes, hábitos semiaquáticos e por serem animais predadores proeminentes nos ecossistemas em que vivem. Assim, os jacaarés costumam ser, de fato, grandes répteis.

Por outro lado, com os avanços científicos e o desenvolvimento da filogenética, um sistema de classificação baseado na relação evolutiva das espécies, foi possível estabelecer que as aves e os crocodilos são grupos irmãos, estando intimamente relacionados. Além disso, gostaríamos de mencionar que o termo "réptil" não é utilizado neste sistema de classificação filogenético. Em seu lugar, usa-se "Sauropsida", que define o nome do clado.

Agora que você já sabe que o jacaré é um réptil, vamos explorar mais profundamente os motivos e razões que o incluem nessa categoria. Além disso, você também pode estar interessado em ler sobre as diferenças entre répteis e anfíbios.

Por que o jacaré é um réptil?

Uma das classificações mais amplas dos animais baseia-se em uma característica anatômica no nível do crânio. Assim, temos os sinápsidos, que correspondem aos animais mamíferos e parentes extintos, que se caracterizam pela presença de um orifício em cada lado do crânio, localizados atrás da órbita ocular.

O outro grande grupo é o dos sauropsídeos, que inclui todos os répteis, e especificamente entram na subdivisão dos diapsídeos, que são aqueles que possuem duas aberturas temporais em cada lado do crânio, também localizadas atrás da órbita ocular.

Nesse sentido, esta é uma das principais razões pelas quais o jacaré é um réptil, isto é, porque possui a característica anatômica típica desse grupo. Da mesma forma, esse tipo de animal também possui características compartilhadas com os dinossauros, já que o crânio exibe aberturas temporais muito bem desenvolvidas, tanto inferiores quanto superiores.

Existem outras características que identificam o jacaré e todos os os crocodilos como um réptil, que são:

  • Reproduz-se através de um ovo amniótico com casca;
  • Fecundação interna;
  • A pele geralmente é bastante resistente e altamente queratinizada;
  • Músculos da mandíbula grandes e fortes;
  • Respiração por pulmões, por brânquias;
  • São ectotérmicos, embora alguns répteis possam regular sua temperatura;
  • Sistema nervoso mais avançado do que o dos anfíbios.
Jacaré é réptil ou anfíbio? - Por que o jacaré é um réptil?

O jacaré é que tipo de réptil?

A classe Reptilia, seguindo a classificação tradicional, compreende várias ordens, e uma dessas é Crocodilia. Por sua vez, esta ordem inclui três famílias: Alligatoridae, Gavialidae e Crocodylidae. Ainda que seja comum chamar todos os animais dessas famílias de crocodilos, na verdade nem todos o são, pois existem três grupos diferentes.

Na primeira família, como já explicamos, encontram-se os jacarés, na segunda os gaviais e os gaviais-da-malásia, enquanto na terceira estão os crocodilos verdadeiros. Os estudos moleculares para estabelecer as relações evolutivas e descobrir quais famílias estão mais próximas umas das outras têm sido contraditórios. É necessário aguardar mais pesquisas para saber com mais precisão se os crocodilos estão mais próximos dos jacarés ou dos gaviais.

Nesse sentido, o jacaré é um tipo de réptil que, embora possa ter uma aparência semelhante à dos gaviais e crocodilos, possui características distintivas:

  • Olhos e narinas: Os olhos dos jacarés têm uma aparência mais saliente e elevada em comparação com os crocodilos. Além disso, as narinas dos jacarés são mais afastadas uma da outra, enquanto nos crocodilos elas são mais próximas e alinhadas.
  • Comportamento de nidificação: Jacarés e crocodilos também apresentam diferenças no comportamento de nidificação. Jacarés frequentemente constroem seus ninhos em locais elevados, como montes de vegetação, enquanto os crocodilos normalmente fazem seus ninhos em áreas mais baixas, como praias.
  • Tolerância ao sal: Os jacarés têm uma maior tolerância à água salgada do que os crocodilos. Isso permite que os jacarés se adaptem a uma variedade de ambientes aquáticos, incluindo manguezais e estuários.
  • Anatomia craniana: A anatomia craniana dos jacarés também apresenta diferenças em relação aos crocodilos. Os jacarés possuem uma cavidade na parte superior da boca que acomoda o quarto dente inferior quando a boca está fechada, enquanto nos crocodilos, esse dente se encaixa em um buraco visível quando a boca está fechada.
  • Vocalizações distintas: As vocalizações dos jacarés e crocodilos também são diferentes. Enquanto os jacarés produzem sons mais agudos e curtos, os crocodilos emitem rugidos mais profundos e ressonantes.

Essas características adicionais podem ajudar a fornecer uma compreensão mais abrangente das diferenças entre jacarés e crocodilos. Agora que você já sabe que jacaré é um réptil, não perca o vídeo a seguir com 10 curiosidades sobre os crocodilos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Jacaré é réptil ou anfíbio?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Hickman, C., Roberts, L., Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
  • ITIS. (2023). Crocodylidae. Disponível em: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=174359#null
  • Wermuth, H. Fritz and Ross, . James P. (2023). Crocodile. Encyclopedia Britannica. Disponível em: https://www.britannica.com/animal/crocodile-order
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Jacaré é réptil ou anfíbio?