Curiosidades do mundo animal

Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades

Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades

As aranhas são seres que geram fascinação e terror ao mesmo tempo. Para muitas pessoas é intrigante a maneira como tecem suas teias ou sua elegante maneira de andar, enquanto que outras as consideram aterrorizantes. Muitas espécies são inofensivas, mas outras, por outro lado, se destacam por sua toxicidade.

Existem vários tipos de aranhas venenosas, você é capaz de reconhecer alguma? O PeritoAnimal compilou as espécies mais venenosas que existem a nível mundial. Confira uma lista com as principais características, curiosidades e fotos de aranhas venenosas. Vamos lá!

Também lhe pode interessar: Lagartos venenosos - Tipos e fotos

Índice

  1. Aranha teia de funil (Atrax robustus)
  2. Aranha-de-bananeira (Phoneutria nigriventer)
  3. Viúva negra (Latrodectus mactans)
  4. Tarântula Golias (Theraphosa blondi)
  5. Aranha lobo (Lycosa erythrognatha)
  6. Aranha de areia de 6 olhos (Sicarius terrosus)
  7. Aranha de costas vermelhas (Latrodectus hasselti)
  8. Aranha andarilha (Eratigena agrestis)
  9. Aranha violinista (Loxosceles reclusa)
  10. Aranha de saco amarelo (Cheiracanthium punctorium)
  11. Aranha caçadora gigante (Heteropoda maxima)
  12. Outros animais venenosos
Ver mais >>

1. Aranha teia de funil (Atrax robustus)

Atualmente, a aranha-teia-de-funil ou aranha de Sydney é considerada a aranha mais venenosa do mundo. Vive na Austrália e, como dissemos, é uma espécie venenosa e muito perigosa, pois seu nível de toxicidade é letal para uma pessoa adulta. Além disso, possui hábitos sinantrópicos, o que significa que vive em casas humanas, sendo também um tipo de aranha caseira.

Os sintomas de sua picada iniciam com coceira na área afetada, formigamento ao redor da boca, náuseas, vômitos e febre. Posteriormente, a vítima sofre desorientação, contrações musculares e edema cerebral. A morte pode ocorrer em 15 minutos ou em três dias, dependendo da idade e porte da pessoa. Veja abaixo a imagem desta aranha venenosa e bastante perigosa.

Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades - 1. Aranha teia de funil (Atrax robustus)

2. Aranha-de-bananeira (Phoneutria nigriventer)

Apesar de a aranha-teia-de-funil ser a mais perigosa para os humanos porque pode provocar a morte em minutos, muitos especialistas consideram que a aranha mais venenosa do mundo é a aranha-de-bananeira ou, simplesmente, aranha armadeira. Em ambos os casos, estamos diante de aranhas letais que sim ou sim devem ser evitadas.

O corpo dessa aranha é marrom escuro e possui pelos vermelhos. A espécie se distribui pela América do Sul, principalmente no Brasil, Colômbia, Peru e Paraguai. Essa aranha captura suas presas através de suas teias. Se alimenta de pequenos insetos, como mosquitos, gafanhotos e moscas.

Seu veneno é mortal para suas presas, no entanto, em humanos causa uma intensa sensação de queimação, náuseas, visão turva e diminuição da pressão sanguínea. Além disso, nos homens pode ocasionar uma ereção durante várias horas. Os casos mais graves são os produzidos em crianças e por isso devemos tomar muito cuidado com esta que está entre os tipos de aranhas venenosas.

Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades - 2. Aranha-de-bananeira (Phoneutria nigriventer)

3. Viúva negra (Latrodectus mactans)

A viúva negra é uma das espécies mais conhecidas. Mede em média 50 milímetros, embora os machos sejam menores que as fêmeas. Alimenta-se de insetos, como percevejos da madeira e outros aracnídeos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a viúva negra é um animal tímido, solitário e pouco agressivo. Só ataca quando é provocada. Os sintomas de sua picada são intensas dores musculares e abdominais, hipertensão e priapismo (uma ereção dolorosa nos homens). A picada raramente é letal, no entanto, pode causar a morte em pessoas que não se encontram em boas condições físicas.

Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades - 3. Viúva negra (Latrodectus mactans)

4. Tarântula Golias (Theraphosa blondi)

A tarântula Golias mede até 30 cm de comprimento e pode pesar 150 gramas. É a maior tarântula do mundo e sua expectativa de vida gira em torno de 25 anos. Habita principalmente florestas tropicais e áreas de grande umidade.

Essa tarântula também é solitária, de maneira que só procura companhia para se reproduzir. Alimenta-se de vermes, besouros, gafanhotos e outros insetos. Ela é uma das aranhas venenosas que devem ser temidas, mas saiba que seu veneno é letal para suas presas, mas não para os seres humanos, pois só provoca náuseas, febre e dor de cabeça. Abaixo você vê a imagem desta aranha venenosa.

Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades - 4. Tarântula Golias (Theraphosa blondi)

5. Aranha lobo (Lycosa erythrognatha)

Outro dos tipos de aranhas venenosas é a Lycosa erythrognatha ou aranha lobo. É encontrada na América do Sul, onde habita estepes e serras, embora também possa ser observada em cidades, especialmente em jardins e terrenos com vegetação abundante. As fêmeas dessa espécie são maiores que os machos. Sua coloração é marrom claro com duas faixas escuras. Uma característica que distingue a aranha lobo é sua visão aguda, eficiente durante o dia e a noite.

Essa espécie só injeta seu veneno se for provocada. Os sintomas mais comuns são inchaço na área afetada, coceira, náuseas e dor. A picada não é mortal para os seres humanos.

Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades - 5. Aranha lobo (Lycosa erythrognatha)

6. Aranha de areia de 6 olhos (Sicarius terrosus)

A aranha de areia de 6 olhos, conhecida também como aranha sicário, é uma espécie que habita no continente africano. Vive em desertos ou áreas arenosas, onde são difíceis de encontrar, pois se camuflam muito bem com o ambiente.

Essa espécie de aranha venenosa mede 50 milímetros com as patas estendidas. É muito solitária e só ataca quando é provocada ou ao caçar seu alimento. Para o veneno dessa espécie não existe um antídoto, seu efeito causa a destruição dos tecidos e problemas circulatórias. Dependendo da quantidade de veneno que injeta, pode ocasionar graves efeitos.

Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades - 6. Aranha de areia de 6 olhos (Sicarius terrosus)

7. Aranha de costas vermelhas (Latrodectus hasselti)

A aranha-de-costas-vermelhas é uma espécie que costuma ser confundida com a viúva negra devido à sua grande semelhança física. Seu corpo é preto e se distingue por uma mancha de cor vermelha localizada em seu dorso.

Entre os tipos de aranhas venenosas, esta é nativa da Austrália, onde vivem em áreas secas e temperadas. Sua picada não é mortal, mas pode causar dor ao redor da área afetada, além de náuseas, diarreia, tremores e febre. No caso de não receber atendimento médico, os sintomas aumentam de intensidade.

Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades - 7. Aranha de costas vermelhas (Latrodectus hasselti)

8. Aranha andarilha (Eratigena agrestis)

A aranha andarilha, ou tegenaria campestre, é encontrada na Europa e Estados Unidos. Possui patas longas e peludas. A espécie apresenta dimorfismo sexual em seu tamanho, mas não em sua cor: as fêmeas medem 18 mm de comprimento e os machos apenas 6 mm. A pele de ambos possui tonalidades marrons, sejam escuras ou claras.

Essa espécie não é mortal para os seres humanos, no entanto, sua picada provoca dores de cabeça e destrói o tecido da área afetada. Veja a foto desta aranha venenosa a seguir:

Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades - 8. Aranha andarilha (Eratigena agrestis)

9. Aranha violinista (Loxosceles reclusa)

Outro tipo de aranha venenosa é a aranha violinista, espécie de corpo marrom que mede 2 cm. Destaca-se por sua visão de 300 graus e uma marca em forma de violino no tórax. Como a maioria das aranhas, apenas picam quando é provocada ou ameaçada.

O veneno da aranha violinista é mortal, dependendo da quantidade que é injetada. Os sintomas comuns são febres, náuseas e vômitos. Além disso, pode causar bolhas na área afetada, as quais estouram e provocam gangrena.

Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades - 9. Aranha violinista (Loxosceles reclusa)

10. Aranha de saco amarelo (Cheiracanthium punctorium)

A aranha de saco amarelo é outro dos tipos de aranhas venenosas. Seu nome deve-se ao fato de utilizar sacos de seda para se proteger. A cor do seu corpo é amarelo pálido, embora alguns exemplares também possuem corpo verde e marrom.

Essa espécie caça durante a noite, momento no qual ingere pequenos insetos e até outras espécies de aranhas. Sua picada não é mortal, no entanto, provoca coceira, queimaduras e febre.

Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades - 10. Aranha de saco amarelo (Cheiracanthium punctorium)

11. Aranha caçadora gigante (Heteropoda maxima)

A aranha caçadora gigante é considerada a espécie com as patas mais longas do mundo, pois podem alcançar 30 cm de comprimento estendido. Além disso, é nativa do continente asiático.

Essa aranha se destaca por ser muito escorregadia e rápida, é capaz de caminhar sobre quase qualquer superfície. Seu veneno é letal para os seres humanos, seus efeitos incluem fortes dores musculares, vômitos, diarreias e calafrios e que por isso é considerada uma das aranhas venenosas que devemos prestar atenção.

Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades - 11. Aranha caçadora gigante (Heteropoda maxima)
Imagem: d24ar.com

Outros animais venenosos

Agora que você conhece os tipos de aranhas venenosas e viu imagens para poder reconhecê-las se encontrar uma, você também pode ler, em outro artigo do PeritoAnimal, sobre as aranhas mais venenosas do Brasil.

Confira ainda este vídeo em que mostramos os animais mais venenosos do mundo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Hedin, Marshal et al. (2018). Phylogenomic reclassification of the world’s most venomous spiders (Mygalomorphae, Atracinae), with implications for venom evolution. Scientific Reports 8: 1636.
  • Las arañas más venenosas del mundo son ‘primas hermanas’. (2018, 18 de febrero). SINC. La ciencia es noticia.
  • Grasso, Alfonso. Preparation and properties of a neurotoxin purified from the venom of black widow spider (Latrodectus mactans tredecimguttatus). Biochimica et Biophysica Acta (BBA) - Protein Structure, Volume 439, Issue 2, 1976, Pages 406-412.
  • Trevor T. Zachariah, Mark A. Mitchell, Clare M. Guichard, Rimme S. Singh. (2007). Hemolymph biochemistry reference ranges for wild-caught goliath birdeater spiders (theraphosa blondi) and chilean rose spiders (grammostola rosea). J. of Zoo and Wildlife Medicine, 38(2):245-251.
  • Papini, R. (2012). Documented bites by a yellow sac spider (Cheiracanthium punctorium) in Italy: a case report. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, 18(3), 349-354.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
marcio
eu tenho uma aranha lobo de estimação fêmea ela tem 8 centímetros
Imagem: d24ar.com
1 de 12
Tipos de aranhas venenosas - Fotos e curiosidades