Curiosidades do mundo animal

Tipos de lobos e suas características

Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. Atualizado: 4 janeiro 2024
Tipos de lobos e suas características
Lobos

Ver fichas de  Lobos

O lobo é um mamífero carnívoro, muitas vezes considerado um parente do cachorro doméstico (Canis lupus familiaris), apesar das evidentes diferenças quanto a seu tamanho e comportamento.

Você sabia que existem diferentes tipos de lobos, cada um com suas próprias características? Essas espécies estão distribuídas em diferentes áreas do mundo, na maioria das quais ocupam o lugar mais alto da cadeia alimentar. Se você estiver interessado em conhecer as diferentes espécies de lobos que existem, não perca este artigo do PeritoAnimal. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Tipos de hienas e suas características

Índice

  1. Características do lobo
  2. Tipos de lobos
  3. Lobo gris (Canis lupus)
  4. Lobo-ibérico (Canis lupus signatus)
  5. Lobo-do-ártico (Canus lupus arctos)
  6. Lobo-árabe (Canis lupus arabs)
  7. Lobo-negro
  8. Lobo-europeu (Canis lupus lupus)
  9. Lobo-da-tundra (Canis lupus albus)
  10. Lobo-mexicano (Canis lupus baileyi)
  11. Lobo-de-Baffin (Canis lupus manningi)
  12. Lobo-de-Yukón (Canis lupus pambasileus)
  13. Dingo (Canis lupus dingo)
  14. Lobo-de-Vancouver (Canis lupus crassodon)
  15. Lobo-ocidental (Canis lupus occidentalis)
  16. Lobo-vermelho (Canis rufus)
  17. Lobo-etíope (Canis simensis)
  18. Lobo-dourado-africano (Canis anthus)
  19. Lobo-indiano (Canis indica)
  20. Lobo-canadense-oriental (Canis lycaon)
  21. Lobo-do-Himalaia (Canis himalayensis)
  22. Cachorro doméstico (Canis lupus familiaris)
Ver mais >>

Características do lobo

O lobo existe na Terra há aproximadamente 800.000 anos. Naquela época, eles estavam distribuídos por grande parte do mundo, incluindo a América, Ásia e Europa. Atualmente, no entanto, isso mudou. Onde os lobos vivem? Principalmente nos Estados Unidos e em parte da Europa, especialmente na área que pertence à Rússia, e eles vivem em alcateias.

Entre as características dos lobos destaca-se a sua semelhança com os cachorros domésticos. Além disso, eles atingem um peso entre 40 e 80 quilos, dependendo da raça do lobo, e possuem um corpo maciço com pernas fortes e musculosas, acompanhado de uma poderosa mandíbula com dentes afiados.

As raças de lobos atingem uma velocidade entre 10 e 65 km/h, além serem capazes de dar grandes saltos, necessários para superar os terrenos montanhosos e capturar suas presas. Seu sentido de olfato é altamente desenvolvido, e os olhos têm a capacidade de enxergar no escuro porque possuem tapetum lucidum, uma membrana capaz de filtrar pequenas quantidades de luz presentes em ambientes escuros.

Por outro lado, a pelagem dos lobos é densa, grossa e dura. Desta forma, protege-os de condições adversas e da sujeira, além de mantê-los aquecidos durante as geadas e servir como camuflagem.

Estas são algumas das características dos lobos. A seguir, falaremos com mais detalhes sobre as diferentes raças de lobos que existem.

Tipos de lobos

Existem várias espécies e subespécies de lobos que estão distribuídas em diferentes partes do mundo, mas quantos tipos de lobos existem? Te contamos a seguir.

No gênero Canis, estão registradas 16 espécies diferentes, dentre elas o Canis lupus. Esta espécie, por sua vez, registra 37 subespécies diferentes, incluindo um cruzamento de cachorro doméstico e lobo cinzento. Há também o Canis mesomelas elongae, uma subespécie da espécie Canis mesomelas, que não são lobos e sim chacais, assim como Canis simensis, que também é um coiote.

Agora, como nem todas as espécies registradas no gênero Canis são lobos, quantos tipos de lobos existem? De acordo com as organizações oficiais, os diferentes estudos realizados[1][2] e como mostra o banco de dados toxicogenômico compartilhado (CTD), as espécies a seguir são as únicas espécies de lobos que existem, dentro das quais há diferentes subespécies :

  • Canis anthus
  • Canis indica
  • Canis lycaon
  • Canis himalayensis
  • Canis lupus
  • Canis rufus

Nas seções a seguir, falaremos das espécies e subespécies mais populares.

Lobo gris (Canis lupus)

O Canis lupus ou lobo-cinzento é uma espécie de canino carnívoro da qual descendem muitas das subespécies que constituem os diferentes tipos de lobos. Atualmente, esta espécie está distribuída principalmente nos Estados Unidos, onde é um dos predadores de maior tamanho.

A espécie se caracteriza por viver em alcateias governadas sob uma hierarquia social. Graças a essa organização, eles caçam e se alimentam juntos. Esse comportamento, no entanto, reduziu consideravelmente sua possibilidade de viver em outras áreas, pois a espécie representa um perigo para as fazendas e o gado.

Existem mais de 10 subespécies do lobo-cinzento, e falaremos de algumas delas a seguir.

Tipos de lobos e suas características - Lobo gris (Canis lupus)

Lobo-ibérico (Canis lupus signatus)

O lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é um subespécie do Canis lupus, endêmica da Península Ibérica. Caracteriza-se por atingir até 50 quilos e apresentar uma pelagem distinta: marrom ou bege na barriga, preta nas costas e com manchas mais claras da metade do corpo até a cauda.

O ibérico é um dos tipos de lobo mais comum na Espanha. Sua dieta carnívora é constituída pela caça de ovelhas, coelhos, javalis, répteis e algumas aves, além de uma pequena porção (5%) de alimentos de origem vegetal.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-ibérico (Canis lupus signatus)

Lobo-do-ártico (Canus lupus arctos)

O Canus lupus arctos, ou lobo-do-Ártico, é uma espécie que habita apenas o Canadá e a Groenlândia. Seu tamanho é menor que o de outros lobos e, na maioria dos casos, pesam cerca de 45 quilos. Como uma forma de adaptação ao ambiente frio em que passa sua vida, esse tipo de lobo tem uma pelagem branca ou amarela clara, que lhe permite se camuflar facilmente na neve. Esta também é uma subespécie do Canis lupus.

Essa espécie costuma viver em cavernas rochosas e se alimenta de outros mamíferos encontrados nas áreas do Ártico, como alces, bois e caribus, além de caçar focas e perdizes.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-do-ártico (Canus lupus arctos)

Lobo-árabe (Canis lupus arabs)

Outra das raças de lobos é o lobo-árabe (Canis lupus arabs), que também é uma subespécie do lobo-cinzento, e está distribuída pela Península do Sinai e em vários países do Oriente Médio. É um pequeno lobo do deserto, uma vez que pesa apenas 20 quilos e se alimenta de carniça e animais menores, como as lebres.

Ao contrário do que acontece com outras espécies de lobos, o árabe não uiva nem vive em alcateias. Seu pelo tem coloração sépia com castanho, ambas em tons claros para permitir uma melhor camuflagem na areia e áreas rochosas onde habitam.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-árabe (Canis lupus arabs)
Imagem: shautolease.nl

Lobo-negro

O lobo-negro é apenas uma variação da pelagem do lobo-cinzento (Canis lupus), ou seja, não é uma subespécie da ordem dos lobos. Assim como o lobo-cinzento, o lobo-negro está distribuído pela América do Norte, Ásia e Europa.

Esta variação de pelagem se deve a uma mutação genética que ocorreu no cruzamento entre cachorros domésticos e lobos selvagens. No passado, no entanto, existia o lobo-negro-da-Flórida (Canis lupus floridanus), mas foi declarado extinto em 1908.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-negro

Lobo-europeu (Canis lupus lupus)

O Canis lupus lupus é a subespécie mais difundida do lobo cinzento que existe. Este tipo de lobo habita grande parte da Europa, mas também territórios asiáticos maiores, como a China. Entre as espécies europeias, é uma das maiores, pois pesa entre 40 e 70 quilos. Sua pelagem é o conhecido manto cinza com abdômen de cor creme.

Quanto à sua dieta, o lobo europeu é um predador de lebres, veados, alces, veados, cabras e javalis.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-europeu (Canis lupus lupus)

Lobo-da-tundra (Canis lupus albus)

Entre os tipos de lobos que habitam áreas frias, está o Canis lupus lupus ou lobo-da-tundra. Habita a tundra russa e a região da Sibéria até chegar à Escandinávia. Pesa entre 40 e 50 quilos e tem uma pelagem comprida e esponjosa que lhe permite sobreviver no clima gelado.

O lobo-da-tundra se alimenta de renas, lebres e raposas-do-ártico. Além disso, é uma espécie nômade que viaja seguindo o movimento dos animais que fazem parte da sua dieta.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-da-tundra (Canis lupus albus)

Lobo-mexicano (Canis lupus baileyi)

Outro tipo de lobo é o Canis lupus baileyi, subespécie que habita a América do Norte, onde prefere viver em desertos e áreas de floresta temperada. Pesa até 45 quilos e sua pelagem apresenta várias cores, entre as quais destacam-se o creme, amarelo e preto.

A espécie se alimenta de gado, lebres, ovelhas e roedores. Porque atacam o gado, esses lobos foram perseguidos e hoje, são considerados extintos na natureza, embora existam diferentes programas destinados à sua reprodução em cativeiro.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-mexicano (Canis lupus baileyi)

Lobo-de-Baffin (Canis lupus manningi)

O lobo-de-Baffin (Canis lupus manningi) é uma subespécie rara que habita apenas a Ilha de Baffin, no Canadá. Seus pelos e tamanho são semelhantes aos do lobo-do-Ártico. Pouco se sabe sobre essa espécie, mas ela se alimenta de raposas e lebres.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-de-Baffin (Canis lupus manningi)
Imagem: naukas.com

Lobo-de-Yukón (Canis lupus pambasileus)

Outra das raças de lobos é Canis lupus pambasileus, também chamado de lobo-de-yukón ou lobo-negro-do-Alasca. Habita Yukón, uma província do Alasca que lhe dá seu nome. Está entre os maiores lobos do mundo, chengando a pesar até 70 quilos.

É caracterizado por uma pelagem que combina diferentes tonalidades, variando entre branco, cinza, bege e preto, cores que são distribuídas de maneira desordenada no corpo.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-de-Yukón (Canis lupus pambasileus)

Dingo (Canis lupus dingo)

O dingo (Canis lupus dingo) é uma variedade distribuída pela Austrália e algumas áreas da Ásia. É um lobo pequeno, pesando apenas 32 quilos, e por isso muitas vezes é considerado um cachorro e é inclusive adotado como pet.

A pelagem do dingo apresenta uma cor uniforme que varia entre o avermelhado e amarelo. Além disso, também é possível encontrar indivíduos com albinismo.

Tipos de lobos e suas características - Dingo (Canis lupus dingo)

Lobo-de-Vancouver (Canis lupus crassodon)

O Canis lupus crassodon é endêmico da ilha de Vancouver, Canadá. Assim como o lobo-do-Ártico, tem uma pelagem branca que lhe permite se camuflar no ambiente. Embora exista pouca informação sobre essa espécie de lobo, sabe-se que ele vive em alcateias de até 35 indivíduos e raramente se aproxima de áreas habitadas por seres humanos.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-de-Vancouver (Canis lupus crassodon)

Lobo-ocidental (Canis lupus occidentalis)

O lobo-ocidental (Canis lupus occidentalis) habita as costas do oceano Glacial Ártico até os Estados Unidos. É uma das maiores espécies de lobos, chegando aos 85 centímetros de comprimento, embora pese apenas entre 45 e 50 quilos.

Quanto à pelagem, pode se apresentar em preto, cinza ou marrom com branco. Sua dieta é variada, pois se alimenta de bois, lebres, peixes, répteis, veados e alces.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-ocidental (Canis lupus occidentalis)

Lobo-vermelho (Canis rufus)

Deixando de lado as subespécies do lobo cinza, dentro das espécies de lobos encontramos também o Canis rufus ou lobo-vermelho. Habita apenas em algumas áreas do México, Estados Unidos e Canadá, pois está em perigo crítico de extinção devido à caça das espécies que utiliza para se alimentar, à introdução de espécimes em seu habitat e ao efeito da construção de estradas.

O lobo-vermelho é caracterizado por pesar cerca de 35 quilos e apresentar uma pelagem manchada na qual é possível notar áreas avermelhadas, cinzas e amarelas. Se alimentam de veados, guaxinins e roedores.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-vermelho (Canis rufus)

Lobo-etíope (Canis simensis)

Também chamado de abissínio, o Canis simensis ou lobo-etíope é, na verdade, um chacal ou coiote, portanto, não se considera um dos tipos de lobo. Vive somente a 3000 metros de altitude nas montanhas da Etiópia. Tem um tamanho pequeno, semelhante a um cachorro, pesando apenas entre 10 e 20 quilos. Além disso, seu pelo é avermelhado, com manchas brancas sob o pescoço e cauda preta.

Vivem em alcateias organizadas por hierarquia. Atualmente, está em perigo de extinção devido à destruição de seu habitat e aos ataques que recebe dos seres humanos para afastá-lo do gado.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-etíope (Canis simensis)

Lobo-dourado-africano (Canis anthus)

O lobo-dourado-africano (Canis anthus) é um tipo de lobo encontrado no continente africano. Este lobo é adaptado ao clima semi-deserto, mas prefere viver em áreas com fontes de água próximas.

Quanto às suas características físicas, seu tamanho é menor que o de outros lobos. Pesa cerca de 15 quilos e tem uma pelagem escura nas costas e cauda, e cor de areia nas pernas e abdômen.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-dourado-africano (Canis anthus)

Lobo-indiano (Canis indica)

O lobo-indiano (Canis indica) é oriundo de Israel, Arábia Saudita, Índia e Paquistão, onde prefere viver em áreas semidesérticas. É um lobo de aparência estilizada, pois pesa apenas 30 quilos, com pelagem avermelhada ou castanho claro, o que permite sua camuflagem na areia e áreas rochosas.

Esta raça de lobo se alimenta principalmente de gado, razão pela qual é perseguida na Índia há vários séculos.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-indiano (Canis indica)

Lobo-canadense-oriental (Canis lycaon)

Outro tipo de lobo é o lobo-canadense-oriental (Canis lycaon), que habita a parte sudeste do Canadá. Esse lobo tem um manto de pelos duros e longos nas cores preto e creme claro, que são distribuídas de maneira desordenada pelo corpo.

Esta espécie de lobo habita as áreas florestadas do Canadá, onde se alimenta de vertebrados menores e vive em alcateias. É também uma espécie em perigo de extinção, devido à destruição de seu habitat e à fragmentação das populações que isso provocou nas alcateias.

Lobo-do-Himalaia (Canis himalayensis)

O lobo-do-Himalaia (Canis himalayensis) é oriundo do Nepal e do norte da Índia. Vivem em pequenas comunidades e atualmente existe um número reduzido de indivíduos adultos.

Quanto à sua aparência, trata-se de um lobo pequeno e magro. Sua pelagem é dura e se apresenta em tonalidades claras de marrom, cinza e creme.

Tipos de lobos e suas características - Lobo-do-Himalaia (Canis himalayensis)

Cachorro doméstico (Canis lupus familiaris)

O cachorro doméstico (Canis lupus familiaris) é um dos animais mais difundidos pelo mundo e está entre os animais de estimação favoritos. Suas características físicas variam entre as diferentes raças reconhecidas que existem, as quais apresentam grandes diferenças de tamanho, cor e tipo de pelagem, personalidade e expectativa de vida, entre outras.

O cachorro doméstico é uma subespécie distinta. Em suas origens, as teorias mais recentes sugerem que o cachorro, como é conhecido hoje, é o resultado de cruzamentos entre lobos dingo, lobos basenji e chacais. No entanto, há 14.900 anos, a linhagem dos cachorros e dos lobos se separou, embora se saiba que compartilharam um ancestral comum. A partir dessa separação, cada espécie se desenvolveu de maneira diferente, e o cachorro pôde ser domesticado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de lobos e suas características, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Ministerio de Medio Ambiente. Estado de conservación del lobo ibérico. España. Consulta: https://web.archive.org/web/20160304123529/http://www.udc.es/dep/bave/jfreire/CERA05_06/Ensayos/9_Conservacion%20lobo%20iberico.pdf
  • Red List of Threatened Species. Canis rufus. Consulta: https://www.iucnredlist.org/es/species/3747/119741683
  • Derr, Mark. (2009, febrero 5). New World wolves and coyotes owe debt to dogs. The New York Times. Consulta: https://www.nytimes.com/2009/02/06/science/06wolves.html?ref=todayspaper
  • Gobierno de México. Lobo mexicano. Consulta: https://www.biodiversidad.gob.mx/especies/especies_priori/fichas/pdf/loboMexicano.pdf
  • Gannon, Megan. (2014, julio 14). First litter of wild wolf pups born in Mexico. Live Science. Consulta: https://www.livescience.com/46898-mexico-first-wild-born-wolves.html
  • Integrated Taxonomic Information SystemI. Canis lupus manningi. Consulta: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=726833#null
  • Integrated Taxonomic Information System. Canis lupus dingo. Consulta: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=726820#null
  • Integrated Taxonomic Information System. Canis lupus crassodon. Consulta: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=726819#null
  • Integrated Taxonomic Information System. Canis lupus occidentalis. Consulta: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=726837#null
  • Integrated Taxonomic Information System. Canis lupus pallipes. Consulta: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=726839#null
  • Comparative Toxicogenomics Database. Canis. Consulta:

Vídeos relacionados com Tipos de lobos e suas características

1 de 3
Vídeos relacionados com Tipos de lobos e suas características
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Paulo
E o lobo Guará?
Lobinha
O lobo guará não é um lobo mesmo
A sua avaliação:
Gabriel Coutinho Canela e Souza
se esqueceu do lobo guara mas não tem problema
A sua avaliação:
Darley Chagas
POR QUE NÃO FALARAM SOBRE O LOBO-GUARÁ, ESPECIE BRASILEIRA?
A sua avaliação:
Melzinha catizinha fofuxa
Esqueçeram o lobo pré histórico o lobo gigante
A sua avaliação:
Hebert
Esqueceram o lobo que temos aqui, o Lobo Guará
A sua avaliação:
Daniel
Lobo Guará deve ser que nem saci, boitatá, etc
Imagem: shautolease.nl
Imagem: naukas.com
1 de 19
Tipos de lobos e suas características