menu
Partilhar

Lagartixa tem veneno?

 
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. 1 janeiro 2021
Lagartixa tem veneno?

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te apresentar algumas informações sobre um dos animais que com certa frequência habita nossos lares: estamos falando das lagartixas. Para algumas pessoas, elas não são motivo de preocupação. Já outras questionam se as lagartixas são venenosas, se lagartixa morde ou se as fezes de lagartixa podem transmitir alguma doença.

E é justamente isso que vamos esclarecer neste artigo. Você vai descobrir, inclusive, quais são os lagartos venenosos e que devemos tomar cuidado. Alguns desses répteis podem chegar a até 3 metros de comprimento, diferentemente das pequenas lagartixas. Você quer saber se a lagartixa tem veneno? Então continue lendo este texto.

Também lhe pode interessar: Como espantar lagartixas?

A lagartixa morde?

Se você tem dúvidas sobre se a lagartixa morde, saiba que não, na grande maioria das vezes a lagartixa não morde e nem ataca seres humanos. A lagartixa-doméstica-tropical ou lagartixa de parede não é uma ameça para as pessoas. Claro que se uma pessoa segurá-la contra sua vontade, instintivamente o animal poderá mordê-la.

O que vale destacar é que a lagartixa é um animal bastante importante no meio ambiente e pode nos beneficiar. Isso porque a lagartixa come barata, mosquito, mosca, grilo e outros insetos que podem ser considerados indesejados em nossos lares.

Algumas das espécies mais conhecidas de lagartixa, são:

  • Hemidactylus mabouia
  • Hemidactylus frenatus
  • Podarcis muralis

As lagartixas são espécies de lagartos que sim, possuem dentes, justamente pelo tipo de alimentação que têm. Alguns lagartos se alimentam não apenas de insetos, mas também de aranhas, minhocas e até pequenos roedores.

Saiba, ainda, que existem lagartos capazes de morder os seres humanos quando se sentem ameaçados, como por exemplo o Dragão de Komodo, o maior lagarto do mundo. No entanto, é uma espécie que não vive em muitos lugares, sendo restrita a algumas ilhas da Indonésia e os casos registrados de ataques a pessoas não são frequentes, há um baixo número de vítimas registradas.

Lagartixa tem veneno? - A lagartixa morde?

A lagartixa tem veneno?

Não, a lagartixa não tem veneno e não existe lagartixa venenosa.Como vimos, a lagartixa não morde e nem ataca seres humanos. Na realidade, a maior parte dos lagartos não são venenosos, apenas um número muito limitado deles de fato possuem veneno. Os tipos de lagartos venenosos costumam ser de grande tamanho e não costumam viver nos espaços urbanos, o que quer dizer que os lagartos que podemos encontrar em casa não são venenosos porque não possuem nenhum tipo de veneno. Ainda neste artigo te explicaremos quais os tipos de lagartos são venenosos.

Lagartixa transmite doenças?

Se você tem dúvidas se a lagartixa tem veneno, provavelmente você também já tenha ouvido falar que lagartixa transmite doenças. E sim, a lagartixa pode transmitir algumas doenças - assim como ocorre com diversos outros animais.

Você já ouviu falar da "doença da lagartixa", como é popularmente conhecida a platinosomose, uma doença causada por um parasita e que é transmitida a gatos que comeram ou morderam lagartixas ou outros répteis que possuam tal parasita.

Como os gatos, principalmente as fêmeas, costumeiramente caçam lagartixas por instinto, a doença é mais comum que entre os gatos machos. Se contaminados, os felinos podem apresentar febre, vômito, fezes amareladas, perda de peso, sonolência e diarreia, por isso é recomendado evitar o contato de gatos com lagartixas. Mas sabemos que fazer isso é difícil justamente pelo instinto felino.

Outra questão que devemos prestar atenção é que as lagartixas passeiam pelo chão, paredes e outros lugares podendo, assim, pisar em suas próprias fezes, sem falar em lixeiras e outros locais contaminados ficando, assim, com suas patinhas sujas.

Esse é um dos motivos pelos quais é importante não deixar alimentos expostos em casa e, se fizer isso, lave antes de comer, como as frutas, pois é possível que haja fezes de lagartixa nelas.

A lagartixa também pode ser portadora da bactéria salmonela e transmiti-la por meio de suas fezes. Por isso, se você for manusear uma lagartixa, lembre de lavar bem as mãos em seguida. A bactéria salmonela pode estar presente em ovos e carnes-mal cozidas e, como vimos, também nas fezes de lagartixa.

Lagartixa tem veneno? - A lagartixa tem veneno?
Imagem: fezes de lagartixa

Quais são os lagartos venenosos?

Já vimos que a lagartixa não é venenosa. E diversos estudos identificaram que as espécies venenosas de lagartos são encontradas dentro do gênero Heloderma, como por exemplo o Heloderma suspectum, conhecido como Monstro-de-Gila, que vive no norte do México e sudoeste dos Estados Unidos. No entanto, é um animal de movimentos muito lentos e não é agressivo, por isso que não representa uma grande ameaça para os humanos neste sentido. Outra espécie venenosa deste gênero é Heloderma Horridum, conhecida como lagarto-de-contas, que também é nativo do México, Estados Unidos e Guatemala.

Por outro lado, se pensou por muito tempo que a espécie Varanus Komodoensis, o famoso Dragão-de-Komodo, não era venenosa, mas que ao morder as bactérias da sua boca ocasionavam fortes infecções na sua presa, gerando finalmente uma septicemia. No entanto, estudos mais recentes reportaram que o Dragão de Komodo é uma espécie venenosa capaz de inocular uma substância tóxica na sua presa.

Resumindo, sim, existem espécies de lagartos venenosos, mas são poucas e são encontradas geralmente em espaços não urbanos e são de grande tamanho, diferente das lagartixas de casa, que não são venenosas.

Lagartixa tem veneno? - Quais são os lagartos venenosos?

Uma lagartixa entrou na minha casa, o que devo fazer?

Como já sabemos, as lagartixas têm certa atração por nossas casas por contarem com as condições adequadas para viver. Elas tanto podem se alojar em lugares mais escondidos como encontrar fontes de alimento. Saiba que se você tiver hábitos saudáveis de higiene, como lavar os alimentos antes de comê-los, as lagartixas não representarão riscos para você. Além disso, elas vão te ajudar no controle de insetos e aranhas em sua casa.

Mas se você não quiser ter lagartixas em casa, preste atenção nessas dicas sobre como espantar lagartixas:

  • Elimine sua fonte de alimentos: se preferir afugentar as lagartixas, mantenha o espaço livre de insetos para assim eliminar sua fonte de alimentos. Assim, elas serão forçadas a abandonar o lugar.
  • Repelente natural: se você conseguir identificar os lugares onde se refugiam, você pode aspergir óleo de cade ou de zimbro, que são repelentes naturais para estes répteis.
  • Capture-a: você também pode capturá-las com muito cuidado para não lhes machucar e liberá-las em um espaço aberto, como um parque. Lembre de lavar bem as mãos em seguida.

A cauda das lagartixas

As lagartixas têm uma grande capacidade de regeneração após "soltar" a cauda. Elas utilizam essa habilidade quando se sentem ameaçadas e seu objetivo é enganar predadores. O fenômeno, chamado de autotomia caudal, não significa que você deva brincar com este animal e feri-lo. Lembre que a lagartixa é um animal inofensivo, necessário na natureza e pode ser sua aliada, pois lembre que lagartixa come barata e outros insetos.

Agora que você já sabe que lagartixa não tem veneno, já pensou em cuidar de uma lagartixa como animal de estimação? Confira neste artigo como cuidar de uma lagartixa loepardo. No vídeo abaixo, você saberá mais sobre o dragão-de-komodo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Lagartixa tem veneno?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Neri Castro, E., Valle, M., y Alagón Cano, A. (2019). Reptiles venenosos en México. Vol. 15, Núm. 11, ISSN 1607 – 6079. Disponível em: <http://www.revista.unam.mx/vol.15/num11/art86/>. Acesso em 24 de dezembro de 2020.
  • VV. (2009). Un papel central del veneno en la depredación por Varanus komodoensis (Dragón de Komodo) y el gigante extinto Varanus (Megalania) priscus. Actas de la Academia Nacional de Ciencias. Disponível em: <https://www.pnas.org/content/pnas/106/22/8969.full.pdf>. Acesso em 24 de dezembro de 2020.
  • Frank Glaw, Jörn Köhler, Ted Townsend & Miguel Vences (2012). Rivaling the World's Smallest Reptiles: Discovery of Miniaturized and Microendemic New Species of Leaf Chameleons (Brookesia) from Northern Madagascar. Public Library of Science. Disponível em: <https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0031314>. Acesso em 24 de dezembro de 2020.
  • PROTESTE. Platinosomose: a doença da lagartixa. Disponível em: <https://www.proteste.org.br/animais-de-estimacao/gatos/noticia/platinosomose-a-doenca-da-lagartixa>. Acesso em 23 de dezembro de 2020.
  • GALILEU. Homem morre após ser desafiado a comer lagartixa em festa. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/07/homem-morre-apos-ser-desafiado-comer-lagartixa-em-festa.html>. Acesso em 24 de dezembro de 2020.
  • REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA. Playnosomum Factosum. Disponível em: <http://www.faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/qfVQ8YlAaRhrETw_2013-6-13-15-31-11.pdf>. Acesso em 29 de dezembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Lagartixa tem veneno?
Imagem: fezes de lagartixa
1 de 4
Lagartixa tem veneno?

Voltar ao topo da página