Partilhar

A alimentação do tucano

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 26 outubro 2016
A alimentação do tucano

Os tucanos são aves caracterizadas por terem um bico bem desenvolvido e sobretudo colorido. São aves arborícolas, as quais têm um bico reto e forte e língua muito comprida. As patas têm quatro dedos, dois dedos para a frente e dois para trás, estão classificados junto com os pica-pau.

Estas aves podem encontrar-se no continente americano, desde a América do Norte até à América do Sul, com excepção dos Estados Unidos e Canadá. Devem o seu nome à palavra tupi tucana, umas das línguas que tem origem no Brasil.

Apesar de não ser um animal comum de ter em casa, se você tem um tucano ou conhece alguém que tem um, certamente que lhe irá interessar este artigo do Perito Animal sobre a alimentação do tucano.

Também lhe pode interessar: Alimentação do coala

Dieta básica do tucano

Os tucanos alimentam-se principalmente de frutas, isto tendo em conta que possuem um sistema digestivo que se baseia na abosrção, uma vez que o que consomem é defecado em poucas horas. Entre as frutas sugeridas para alimentar o tucano temos as seguintes:

  • Maçã
  • Melão
  • Pêssego
  • Banana
  • Pêra
  • Manga
  • Kiwi
  • Papaia
  • Morango

Entre as verduras recomendadas para a alimentação de um tucano temos as seguintes:

  • Pepino
  • Tomate
  • Cenoura
  • Massaroca de milho
  • Chuchu
A alimentação do tucano - Dieta básica do tucano

Dieta complementar do tucano

Também se pode alimentar o tucano com pão integral e carne ou larvas, isto para complementar e equilibras a dieta da ave, uma vez que o seu alimento base deve ser as frutas. No estado selvagem podem consumir pequenas lagartixas, insetos, ovos e outras aves e inclusivamente pombos. Uma o seu bico como uma pinça para poderem alcançar o seu alimento.

No momento de alimentar o tucano pode dar-lhe metade ou 60% de fruta ou verdura picada e outra metade ou 40% restante de algum alimento complementar, sempre tendo atenção aos níveis de ferro, uma vez que pode ser prejudicial para a ave.

A alimentação do tucano - Dieta complementar do tucano

A água e outros detalhes da alimentação do tucano

Os tucanos são animais que não comem muito, é mais que suficiente duas refeições por dia, para que se possam sentir saciados. Devem ter sempre água limpa disponível, mas os tucanos são animais que não bebem muito.

São aves que não consomem muita água e os líquidos que precisam são obtidos através das frutas que ingerem. Este é um dos motivos pelos quais a alimentação do tucano se deve basear nestes alimentos. Não se alarme se o tucano não quer beber água, é completamente normal.

A alimentação do tucano - A água e outros detalhes da alimentação do tucano

O sistema digestivo do tucano

O sistema digestivo do tucano não possui bucho, por este motivo não são capazes de digerir as sementes como acontece na maioria das aves. Nesse sentido deve ter cuidado para que a sua ave não ingira nenhuma semente das frutas ou verduras que lhe der, ou seja, deve retirar todas as sementes. O estômago dos tucanos é pequeno, por isso a comida é defecada rapidamente depois de ser ingerida.

Anteriormente neste artigo já lhe falamos de ter atenção aos níveis de ferro na alimentação do tucano, isto acontece porque são propensos a acumular ferro no fígado. Para controlar isto pode basear a alimentação do tucano usando metade de uma papaia como metade de toda a fruta que lhe vai dar, uma vez que tem um baixo conteúdo de ferro e além disso é uma das frutas favoritas deste bonito animal.

A alimentação do tucano - O sistema digestivo do tucano

Se deseja ler mais artigos parecidos a A alimentação do tucano, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre A alimentação do tucano

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

A alimentação do tucano
1 de 5
A alimentação do tucano

Voltar ao topo da página