Barbet ou cão d'água francês
O barbet ou cão d'água francês se destaca por seu grande tapete de pelos encaracolados e longos, aspecto forte e por sua grande fascinação pela água. Sua origem mais aceita é a francesa e são excelentes cachorros caçadores, nadadores, pastores e de companhia. São muito fiéis, inteligentes e nobres, que manterão um laço forte com seus cuidadores enquanto se adaptam às mudanças, climas frios e novos familiares ou animais.
Você quer saber mais sobre a raça barbet ou cão d'água francês? Continue lendo essa ficha do PeritoAnimal para saber tudo sobre esta grande raça canina: desde sua origem, suas características, educação e cuidados, até seus problemas de saúde e onde adotá-la.
- Europa
- França
- Grupo VIII
- 15-35
- 35-45
- 45-55
- 55-70
- 70-80
- Mais de 80
- 1-3
- 3-10
- 10-25
- 25-45
- 45-100
- 8-10
- 10-12
- 12-14
- 15-20
- Baixa
- Média
- Alta
- Arnês
Origem do cachorro barbet ou cão pastor d'água
A origem do cachorro barbet não está muito estabelecida, pois existem diversas teorias. A mais aceita diz que esta raça é de origem francesa, onde o utilizaram como cachorro de caça em pântanos e rios. Devido a isso, foi chamado cão d'água francês e foi ganhando popularidade, até chegou a fazer parte da realeza quando o Rei Enrique IV adotou um exemplar. Na França existem registros dessa raça desde o século XVI, o que a torna uma raça muito antiga. Outras teorias dizem que vem da Polônia e até do norte da África e que foi importado para a Europa na Idade Média.
O cachorro barbet estava à beira da extinção durante a Segunda Guerra Mundial, mas três especialistas amantes dessa raça garantiram que isso não acontecesse reativando sua reprodução.
Este cão se espalhou até que seus genes, ao longo dos séculos, ajudaram a moldar raças de grande parte dos cães pastores e o poodle. A Federação Cinológica Internacional aprovou esta raça em 1954 e seu padrão oficial em 2006, e em 2005 foi reconhecida pelo United Kennel Club. Acredita-se que hoje existam cerca de 1.000 cachorros dessa raça na França, Suécia, Suíça, Alemanha e Canadá.
Características do cachorro barbet
A raça barbet é de porte médio-grande e se caracteriza principalmente por apresentar uma pelagem encaracolada muito abundante que cobre todo seu corpo, incluindo patas e rosto. O restante das características físicas que definem um cachorro da raça barbet são:
- Altura de 58-65 cm ao garrote nos machos e 53-61 cm nas fêmeas.
- Peso entre 17 e 30 kg.
- Boa musculatura e estrutura óssea.
- Cabeça redonda e larga com olhos de características similares.
- Borda das pálpebras de cor marrom ou preta.
- Focinho curto e ligeiramente quadrado.
- Nariz preto.
- Forma-se uma longa barba sob o queixo.
- Orelhas planas, baixas e largas.
- Lábios grossos.
- Pescoço forte e curto.
- Peito bem desenvolvido.
- Membros fortes e grossos.
- Cauda de união baixa e curvada para dentro, em forma de gancho.
Além disso, a pele desse cachorro é muito grossa, o que juntamente com a sua pelagem densa e acolchoada lhe permite resistir ao frio, bem como passar muito tempo na água ou em áreas úmidas, daí seu nome de cão d'água.
Cores do cachorro barbet
As cores aceitas nesta raça de cachorro são:
- Preto.
- Cinza.
- Marrom.
- Castanho claro.
- Areia.
- Branco.
Personalidade do cachorro barbet ou cão d'água francês
O cachorro barbet é amigável, familiar, divertido, brincalhão e sociável, o que o torna ideal para famílias com crianças. Ele vai adorar brincar lá fora, e se houver água por perto... muito mais! São excelentes nadadores e adoram água, mas sempre tenha cuidado e não descuide se ele der um mergulho em algum rio, piscina ou praia para prevenir possíveis acidentes.
Não costumam apresentar problemas relacionados com o comportamento, mas se ficarem muitas horas diárias sozinhos e sem poder realizar atividade física aumentará o risco de sofrer ansiedade ou desenvolver comportamentos destrutivos em casa.
Este cachorro se dá bem com outros cães e até animais de outras espécies, assim como tolera muito bem as novas adições humanas à casa e os convidados. Em geral, são cachorros com uma personalidade muito boa que desenvolverão relações muito próximas com os integrantes das famílias que os cuidam.
Educação do cachorro barbet
A educação de um cachorro da raça barbet costuma ser simples, pois são muito inteligentes, atentos e obedientes. Não se esqueça que toda a educação canina deve ser constante, paciente e disciplinada. Aprenderá rápido truques e comandos e poderá conseguir em pouco tempo uma boa educação que o transformará em um cão adulto realmente dócil, leal, educado e obediente.
A partir do primeiro mês de vida desses cachorros deve começar o período de socialização e a partir daí começar com a educação. Os reforços positivos devem ser utilizados para conseguir um adequado e confortável adestramento, e nunca reforços negativos.
É preciso lembrar que um cachorro pode ser destrutivo diante da solidão e da falta prolongada de exercícios, por isso é necessária uma quantidade moderada de exercícios para manter esse equilíbrio comportamental.
Cuidados do cachorro barbet ou cão d'água francês
Estes cachorros exigem muita atividade física ao ar livre, pois são tão ativos que precisam de espaço para o desenvolvimento de todo seu potencial e, assim, se manterem saudáveis, felizes e equilibrados. As práticas esportivas de agility ou natação serão muito benéficas para esta raça.
Embora não exijam muitos cuidados, exigem o básico de todos os cachorros: sair para passear, brinquedos, comida abundante distribuída em várias vezes ao dia, pois são cachorros de bom tamanho e que contém todos os nutrientes necessários, mas sem se tornarem excessivos para evitar a obesidade, pois tendem a ser gulosos.
A higiene é fundamental, o pelo desses cachorros é abundante, denso e encaracolado, então pelo menos um banho por mês, uma escovação correta e frequente e o corte do pelo a cada seis meses é fundamental.
São necessárias as visitas ao veterinário, frequentemente para desparasitação, vacinação e check-ups de rotina, bem como qualquer consulta antes do aparecimento de qualquer sintoma indicativo de que algo está errado.
Saúde do cachorro barbet
O cachorro barbet é geralmente forte e saudável, com uma expectativa de vida entre 12 e 15 anos. No entanto, devemos considerar as seguintes doenças que, devido por seu tamanho e raça, podem ser relativamente frequentes:
- Otite: sendo exposto a lugares aquáticos, pode aumentar a predisposição a sofrer inflamação e/ou infecção tão dolorosa do ouvido. É importante monitorar o estado das orelhas e do ouvido dos barbet, especialmente se entrarem em contato com a água e limpá-lo quando for o caso.
- Epilepsia: devido a uma condição hereditária, apresentam sinais inesperados de convulsão que geralmente duram muito pouco tempo.
- Atrofia progressiva da retina: doença de origem hereditária degenerativa e progressiva que acaba causando cegueira no cachorro.
- Displasia do quadril: doença que afeta a articulação do quadril, devido em grande parte ao seu bom tamanho e rápido crescimento e sua herança, sendo uma doença degenerativa que pode causar problemas de mobilidade, claudicação e dor.
- Displasia do cotovelo: semelhante ao anterior, mas afetando a articulação do cotovelo, causando também problemas para andar, claudicação e dor.
- Hérnias: as hérnias inguinais, umbilicais e perianais irritadas e/ou dolorosas também podem aparecer nos barbet.
Em climas frios ou se ficarem molhados por muito tempo após um banho no inverno, podem desenvolver problemas respiratórios, como inflamação da traqueia ou traqueíte e outros problemas brônquicos ou pulmonares.
Onde adotar um cachorro barbet
Este cachorro pode ser adotado se você tiver sorte em abrigos ou refúgios, embora normalmente não seja frequente. Caso contrário, você pode perguntar se conhecem alguém que esteja disposto a ceder um exemplar para a adoção ou ir em associações especializadas em resgate da raça.
Deve-se lembrar que é um cachorro muito bom e dócil, mas ao mesmo tempo precisa estar ao ar livre, então em um apartamento ou casa sem quintal ou sem possibilidades de sair pode se estressante e motivo para o desenvolvimento de problemas comportamentais. Adotar um cachorro não é um capricho e você deve pensar bem, assumir que um novo membro vai entrar na família e que é necessário cuidar dele e suprir todas as suas necessidades como tal.