5 sintomas de que o cachorro está morrendo

5 sintomas de que o cachorro está morrendo

A morte não é algo fácil de aceitar. Infelizmente, é um processo que todos os seres vivos passam e os pets não são exceção. Se você tem um cachorro idoso ou muito doente, a morte dele é algo para o qual você deve estar preparado, porque é inevitável que aconteça.

Saber quais são os sinais de que seu cachorro está morrendo é muito difícil pois a morte é algo que não se pode prever. Porém, existem sinais de que o cachorro não está bem, para os quais você deve estar alerta para garantir uma excelente qualidade de vida ao pet em seus últimos dias, meses ou anos.

O mais importante de tudo é ter o número de telefone do seu veterinário de confiança sempre por perto e, assim que você notar que algo não está bem, ligue e leve o seu pet imediatamente à clínica veterinária habitual. Mesmo perto da morte, os cachorros merecem todos os cuidados veterinários necessários para estarem bem, sem sofrimento e com o mínimo de dor possível.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar quais são os 5 sintomas de que o cachorro está morrendo. Continue lendo!

1. Não quer sair à rua

Com a idade, os cachorros idosos diminuem o nível de atividade física deles e, em algumas ocasiões, podem deixar de querer sair tanto como antes. Se o seu cachorro sempre adorou os passeios e agora está recusando sair, você deve se preocupar, porque algo de errado está acontecendo com ele.

Claro que este sinal não significa necessariamente que ele vai morrer, mas é altamente indicativo de que ele não está bem. Ele pode ter dores, estar deprimido e são diversas as possíveis causas para isso estar acontecendo. Por essa razão, você deve acudir ao médico veterinário assim que possível para que ele avalie o cachorro e diagnostique o que está acontecendo. Mesmo que ele seja um cachorro idoso e você ache que ele está nos últimos dias de vida dele, o médico veterinário pode prescrever algo para diminuir as dores e melhorar o bem-estar geral do seu pet. Mesmo que seja o final, o cachorro merece que seja digno! Por isso, é bom prestar atenção neste que é um dos sinais de que seu cachorro está morrendo.

2. Comportamento fora do normal

Um dos primeiros sinais de que um cachorro não está bem é uma alteração no comportamento dele. Se você observa que o cachorro tem problemas de conduta que nunca teve como medos, agressividade ou mesmo movimentos anormais, visite de imediato o médico veterinário. Esses problemas podem ter origem em alguma patologia ou podem ser de origem comportamental. Só o médico veterinário poderá diagnosticar corretamente o problema e iniciar um tratamento adequado.

Além disso, não hesite em dirigir-se ao veterinário se o seu cachorro apresentar incontinência, vômitos, diarreia ou outros transtornos. Reforçamos que aparição de quadros repentinos e mudança de comportamento sem um motivo aparente podem ser um dos sinais de que um cachorro está morrendo.

3. Sinais vitais alterados

Entre os diferentes sinais de o que cachorro está morrendo ou não se encontra bem, estão as alterações dos sinais vitais. A desidratação, temperatura anormal ou um cachorro muito ofegante podem indicar que algo não está bem.

Os sinais vitais de um cachorro saudável[1]são:

  • Temperatura corporal: entre 38ºC e 39ºC.
  • Frequência respiratória em cachorros: entre 10 e 30 respirações por minuto (RPM).
  • Frequência cardíaca em cachorros: entre 90 e 140 batimentos por minuto em cachorros de tamanho grande. Estes valores se referem a cachorros em repouso.
  • Tempo de reflexo capilar: o tempo de reflexo capilar pode ser identificado pressionando ligeiramente as mucosas do cachorro. Deve ser analisado quanto tempo demoram a voltar à cor normal. Geralmente, se aplica pressão nas mucosas da boca (gengiva) e o tempo de retorno deve ser inferior a 2 segundos.

Em todos os casos, uma alteração dos sinais vitais do cachorro indica que você deve consultar de imediato o seu médico de veterinário.

No vídeo abaixo mostramos como medir a temperatura de um cachorro com um termômetro:

4. Não quer comer ou beber água

O apetite é um sinal evidente de que o cachorro está saudável. Por isso, se o seu melhor amigo começa a rejeitar a comida, inclusive os petiscos preferidos dele, você deve suspeitar de que algo não está bem e isso pode, sim, ser um dos sinais de que seu cachorro está morrendo. Também pode acontecer que ele deixe de beber água e você tenha que ajudá-lo a se hidratar, com o auxílio de uma seringa sem agulha, por exemplo.

A ingestão de água e comida são essenciais para que o cachorro esteja bem e sem dores. Uma ausência prolongada de ingestão de alimentos e água podem levar a falhas a nível interno, provocando muita dor e incômodo no cachorro. Não espere que passem muitos dias sem o cachorro se alimentar para o levar ao veterinário. A anorexia aumenta gravemente o estado do cachorro. Por isso, ao primeiro sinal de falta de apetite, leve o seu cachorro à clínica veterinária habitual.

5. Não se aguenta em pé

Se o seu cachorro está quieto num canto da casa, não se consegue levantar e mostra os sinais que referimos anteriormente, o estado dele é muito grave. De fato, podem ser sinais que o cachorro está morrendo. Aliás, muitas pessoas se questionam por que os cães se escondem para morrer e a resposta está no instinto deles. Se o cachorro está mal, com muitas dores e muito cansado, ele vai procurar um lugar calmo onde não seja incomodado. Por essa razão é muito importante oferecer um ambiente agradável e tranquilo aos cachorros que não se encontram bem. Essa calma e que se sintam acompanhados é importante para eles.

Meu cachorro está morrendo: o que fazer

Se você suspeita que o seu cachorro está morrendo ou ele mostra algum dos sinais que referimos anteriormente neste artigo, não duvide em entrar em contato rapidamente com o médico veterinário de confiança. Todos os sinais que o PeritoAnimal referiu indicam que o seu cachorro não está bem e mesmo que ele esteja perto de uma morte inevitável, o médico veterinário pode aliviar a dor dele e melhorar o bem-estar nas últimas horas de vida. Para além disso, o cachorro pode parecer estar perto da morte e o seu médico veterinário conseguir salvá-lo. Só um profissional pode diagnosticar o problema e saber o que verdadeiramente está acontecendo.

Para além disso, se o seu cachorro está nitidamente sofrendo e não existe um tratamento possível, o seu médico veterinário pode discutir com você a opção da eutanásia. Por outro lado, se a eutanásia não for estritamente necessária, o médico veterinário vai ajudar você a oferecer os melhores cuidados ao seu cachorro nos últimos dias da vida dele junto com as pessoas que ele mais ama. Pode ser necessário que você o ajude a alimentar, beber e até mesmo urinar em algum lugar da casa.

Meu cachorro morreu: o que fazer

A morte de um cachorro é um dos momentos mais tristes e dolorosos para qualquer tutor. Você deve decidir o que fazer com o corpo do animal.

Se o seu cachorro faleceu na clínica, provavelmente o médico veterinário vai sugerir cremar o corpo do cachorro, seja sozinho ou seja junto com outros corpos de cachorros falecidos. Se o cachorro morreu em casa, você pode entrar em contato com o médico veterinário para fazer o mesmo procedimento.

Faz mal enterrar o cachorro no quintal?

Para fazer isso, é preciso tomar muito cuidado para não colocar a sua saúde e a da sua família e vizinhança em risco. De acordo com recomendações de especialistas, para que um cadáver não contamine o solo, é necessário vedar o corpo com sacos plásticos resistentes. Após isso, ele deve ser colocado em um buraco bastante profundo.

Posso ligar para algum serviço ee coleta gratuita do corpo de um pet?

Tal serviço está disponível em algumas cidades e é cobrada uma taxa por isso. Se o seu amigo peludo morreu, esta pode ser a melhor solução. Em alguns municípios existem, ainda, cemitérios de animais. Por isso, recomendamos que você pesquise para saber se há algum onde você mora. Lembre de nunca jogar o corpo de um cachorro ou qualquer outro animal de estimação em um lago, rio ou no mar. Isso é crime ambiental, com uma multa que pode chegar a R$ 13 mil, além de prisão de até quatro anos.

É possível superar a morte de um pet?

Trata-se de um processo longo, que leva tempo, aceitação e uma fase de luto. Apesar de muitas pessoas não conseguirem entender, a verdade é que os cachorros e humanos criam vínculos muito fortes, inclusive mais do que se possa ter com outro humano.

Uma boa recomendação é, se você estiver pensando e estiver preparado para adotar outro animal, escolha um pet que realmente precise de amor e cas, por exemplo um animal abandonado, que esteja em um canil ou até mesmo da rua.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 sintomas de que o cachorro está morrendo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Referências
  1. Tami Gabriella, Constantes vitales en los perros, Affinity 2016
Bibliografia
  • UFMG/Projeto Brumadinho. Meu animal de estimação morreu: o que fazer?. Disponível em: <http://projetobrumadinho.ufmg.br/materia/meu-animal-de-estimacao-morreu-o-que-fazer>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.