Curiosidades do mundo animal

Tipos de pumas

Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 17 fevereiro 2022
Tipos de pumas

O puma é um felino de grande porte, nativo do continente americano e com uma ampla presença desde o norte até o sul de toda a região. Desta forma, é um dos mamíferos mais amplamente distribuídos neste hemisfério. É um animal de caça ágil, perseguindo a sua presa, que geralmente morre devido à forte mordida que este felídeo aplica no pescoço da vítima.

Existem diferentes pumas, que se estabelecem com base na sua taxonomia. No entanto, esta taxonomia tem mudado com o progresso dos estudos genéticos e recentemente foi estabelecida uma nova classificação. Te convidamos a continuar lendo esse artigo do PeritoAnimal e aprender sobre os diferentes tipos de pumas que existem.

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre os pumas

Índice

  1. Classificação do puma
  2. Características do puma
  3. Tipos de pumas

Classificação do puma

Para entender os tipos de pumas que existem e as suas características, devemos primeiro olhar para a classificação do puma. Esta classificação é a seguinte:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Carnivora
  • Família: Felidae
  • Gênero: Puma
  • Espécie: Puma concolor

Este felino, além de puma, é chamado por outros nomes dependendo da região, sendo também conhecido como o leão-baio, onça-parda e suçuarana. Embora inicialmente tivesse sido considerado uma grande variedade de subespécies (aproximadamente 32), existiam dúvidas sobre a sua validez. Posteriormente, com base na investigação, foram estabelecidas seis subespécies do puma:

  • Puma concolor concolor: distribuída pelo norte e oeste da América do Sul.
  • Puma concolor puma: presente no sul da região.
  • Puma concolor couguar: pertence à América do Norte.
  • Puma concolor capricornensis: com uma presença no nordeste da América do Sul.
  • Puma concolor costaricensis: natural da Costa Rica e do Panamá.
  • Puma concolor cabrerae: própria do sudeste da América do Sul.

Apesar dessa divisão em seis subespécies, um estudo mais recente realizado pelo grupo de especialistas em felinos que fazem parte da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) [1], e baseado numa investigação genética da referida subespécie, reconheceu momentaneamente apenas duas subespécies, que são:

  • Puma concolor concolor: seria distribuído por toda a América do Sul, mas provavelmente não está presente a oeste dos Andes, ao norte.
  • Puma concolor couguar: esta seria a subespécie de puma encontrada na América do Norte e Central. É possivelmente também encontrada no norte da América do Sul, a oeste dos Andes.
Tipos de pumas - Classificação do puma

Características do puma

É sabido que os pumas são grandes felinos. Na verdade, são o segundo maior felídeo das Américas, atrás apenas da onça-pintada. Aqui estão algumas das características mais distintivas do puma:

  • Tamanho: os machos são muito maiores do que as fêmeas. Os machos variam entre 36 e 120 kg de peso, enquanto as fêmeas pesam 29 a 54 kg.
  • Altura: quanto ao tamanho dos machos, variam de 1 a 1,5 metros, mas as fêmeas variam de 0,85 a 1,3 metros. Estas diferenças físicas são conhecidas como dimorfismo sexual. Você pode ler mais sobre dimorfismo sexual neste post que te sugerimos.
  • Pelagem: a pelagem é curta e espessa com uma coloração que pode ser castanha amarelada ou acinzentada nas partes superiores do corpo, mas que se torna mais clara na barriga. Na garganta e no peito, a pelagem é esbranquiçada.
  • Olhos: tem uma coloração castanho-acinzentada ou dourada quando adulta.
  • Nariz: é rosa, mas é bordejado por uma linha preta de forma triangular. A boca também tem esta linha escura em torno dos lábios.
  • Focinho: é branco, mas em alguns casos tem uma coloração negra dos lados.
  • Rabo: é longo e de forma cilíndrica. São normalmente um terço do comprimento do corpo..
  • Extremidades: embora curtos, são poderosas. Têm patas largas, com cinco dedos nas patas da frente e quatro nas patas traseiras.
  • Garras: têm garras afiadas que são retrácteis e muito úteis para a caça e a defesa.
  • Crâneo: largo e pequeno, mas a área frontal é alta e de forma arqueada.
  • Mandíbula: é muito forte, indispensável para a caça às suas presa.

Os pumas são animais essencialmente solitários, exceto durante a época de reprodução. Além disso, a espécie é considerada uma espécie de menor preocupação, devido à sua ampla distribuição. Mesmo assim, como não tem a mesma presença que no passado por ter sido extinta em várias áreas, tem algumas considerações particulares em algumas regiões do continente em relação ao seu estado de conservação.

Tipos de pumas

Com base no referido estudo, os peritos da UICN reconhecem atualmente dois tipos de puma: o puma norte-americano (Puma concolor couguar) e o puma sul-americano (Puma concolor concolor). A seguir estão alguns aspectos de cada um deles.

Puma norte-americano (P. c. couguar)

Esta subespécie teve uma ampla distribuição do Canadá para o centro e sul da América do Norte. No entanto, foi brutalmente caçada, deixando subpopulações isoladas que, em alguns casos, tentaram recuperar. A UICN refere-se à subpopulação da Florida como estando em perigo de extinção. A distribuição atual inclui o Canadá ocidental e os Estados Unidos, o grupo isolado na Flórida, México e países da América Central.

São animais carnívoros, por isso a sua dieta consiste em grandes animais herbívoros como alces e veados, assim como roedores, primatas, javalis, tatus, aves, peixes, anfíbios, entre outros. É capaz de caçar um animal com um peso de até 500 kg, que depois esconde e come durante vários dias.

Esta subespécie parece ser mais escura e de cor mais uniforme, desenvolvendo-se em vários tipos de habitats, tais como florestas, zonas húmidas, matagais e bosques.

Puma sul-americano (Puma concolor concolor)

As subespécies P. c. puma, P. c. cabrerae e P. c. capricornensis estão agora incluídas na mesma subespécie. Seriam distribuídas a partir do norte da América do Sul, na Colômbia e Venezuela, para a Argentina e Chile. A UICN adverte que a abundância deste puma na bacia da floresta tropical amazónica é desconhecida e, no caso do Brasil, Peru, Argentina e Colômbia, está quase ameaçada, enquanto que nas outras regiões é considerada vulnerável.

Também mantêm uma dieta carnívora, sendo um caçador ativo que persegue presas como veados, peixes, aves, répteis, preguiças, roedores, filhotes de urso andino, entre outros. Os indivíduos que vivem em direção ao equador tendem a ser menores do que os do norte ou do sul do continente. No entanto, alguns relatórios[2] indicam que os pesos são em geral medianos. Um exemplo disto é o caso do puma na Argentina, que para a fêmea o peso é de 31-33 kg e para o macho é entre 40-80 kg. Devido à sua vasta gama de distribuição, é considerado um generalista em termos de habitat.

Tipos de pumas - Tipos de pumas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de pumas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. UICN (2017). A new taxonomy of the Felidae. Disponível em: <https://repository.si.edu/bitstream/handle/10088/32616/A_revised_Felidae_Taxonomy_CatNews.pdf?sequence=1&isAllowed=y#page=33>. Acesso em 14 de fevereiro de 2022.
  2. Categorización de los mamíferos de Argentina. (2019). Puma. Disponível em: <https://cma.sarem.org.ar/es/especie-nativa/puma-concolor>. Acesso em 14 de fevereiro de 2022.
Bibliografia
  • Beier, Paul. (2021). Puma. Encyclopedia Britannica. Disponível em: <https://www.britannica.com/animal/puma-mammal-species.>. Acesso em 14 de fevereiro de 2022.
  • CITES. (2015). Examen periódico de puma concolor coryi y puma concolor couguar. Disponível em: <https://cites.org/sites/default/files/esp/com/ac/28/S-AC28-20-03-02.pdf>. Acesso em 14 de fevereiro de 2022.
  • Nielsen, C., Thompson, D., Kelly, M. & Lopez-Gonzalez, C.A. (2015). Puma concolor (errata version published in 2016). The IUCN Red List of Threatened Species. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-4.RLTS.T18868A50663436.en.>. Acesso em 14 de fevereiro de 2022.
  • Shivaraju, A. (2003). Puma concolor. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Puma_concolor/>. Acesso em 14 de fevereiro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Ricardo
Bastante interessante. Primeiramente achava que Puma e Onça Pintada eram espécies diferentes. Depois, baseado em algumas leituras e também pelo nome onça parda, achava que eram da mesma espécie somente com uma variação de cor da pelagem. Agora vejo que realmente são espécies diferentes, inclusive pelas orelhas pontudas, como dos gatos.
1 de 3
Tipos de pumas