Curiosidades do mundo animal

Tipos de aracnídeos e suas características

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 2 maio 2023
Tipos de aracnídeos e suas características

Se falamos da classificação dos aracnídeos, devemos saber que são uma classe de animais localizados no filo dos artrópodes. Dentro desta classe, encontramos uma infinidade de espécies classificadas em um total de 11 grupos, dos quais falaremos a seguir, já que estes são os tipos de aracnídeos que existem.

Quanto às características dos aracnídeos, eles possuem uma grande diversidade de traços anatômicos, ainda maiores do que no caso dos insetos. Em geral, seu corpo é composto de dois tagmas ou segmentos, que são o cefalotórax e o abdômen. Comumente, no primeiro estão localizados um par de quelíceras que são usadas para se alimentar e se defender, um par de pedipalpos com função locomotora, reprodutiva e também alimentar, e quatro pares de pernas andantes. Estes animais não possuem antenas e mandíbulas, mas muitos têm glândulas ou ferrões venenosos. São de vida livre, habitam principalmente lugares secos e quentes, tendo maior presença em nível terrestre. Possuem hábitos carnívoros, alimentando-se de suas presas sugando seus tecidos moles; alguns são perigosos para as pessoas devido ao seu veneno altamente tóxico ou porque são vetores de doenças. Você quer saber mais detalhes? Então, continue lendo e descubra no PeritoAnimal os tipos de aracnídeos e suas características.

Também lhe pode interessar: Hipopótamos - Tipos e suas características

Índice

  1. Ácaros (Acari)
  2. Amblipígio (Amblypygi)
  3. Aranhas (Araneae)
  4. Opiliões (Opiliones)
  5. Palpígrados (Palpigradi)
  6. Falsos-escorpiões (Pseudoscorpionida)
  7. Ricinulei
  8. Schizomida
  9. Escorpiões (Scorpiones)
  10. Aranha-camelo (Solifugae)
  11. Escorpião-vinagre (Uropygi ou Thelyphonida)
Ver mais >>

Ácaros (Acari)

Começamos a lista dos tipos de aracnídeos por um dos grupos mais conhecidos e temidos, os ácaros. Este é um grupo altamente diverso de aracnídeos, com muitas espécies ainda por identificar. São animais geralmente diminutos, que medem apenas alguns milímetros, e têm uma dieta que pode ser herbívora, à base de fungos ou detritos, embora alguns sejam considerados parasitas de plantas, insetos ou vertebrados (incluindo humanos), como os ácaros da sarna em cães e gatos.

Dentro deste grupo encontramos três superordens: acariformes, opilioacariformes e parasitiformes.

Alguns exemplos destes aracnídeos são:

  • Acalitus essigi;
  • Opilioacarus segmentatus;
  • Amblyomma americanum.

Acariformes

Os acariformes são a superordem mais diversa dentro dos tipos de ácaros, onde existem mais de 20.000 espécies reconhecidas, embora se estime que haja um número muito maior. Dentro desta diversidade encontramos vários associados com seres humanos, outros tipos de animais e também a certas culturas, porque causam danos à saúde e prejuízos econômicos.

Alguns exemplos de ácaros são:

  • Ácaro do queijo (Tyrophagus casei);
  • Ácaro da pele (Demodex folliculorum);
  • Ácaro do pó doméstico (Dermatophagoides pteronyssinus).

Opilioacariformes

Este tipo de ácaros difere dos outros grupos, já que são de tamanhos maiores e apresentam vários pares de olhos, por isso são considerados primitivos. Habitam lugares secos e tropicais, normalmente sob o solo ou a folhagem. Sua alimentação é baseada em cadáveres, pólen e fungos.

Alguns exemplos de espécies pertencentes a este grupo de aracnídeos são:

  • Opilioacarus texanus;
  • Opilioacarus baeticus;
  • Opilioacarus italicus.

Parasitiformes

Embora façam parte dos tipos de ácaros, são um grupo controverso taxonomicamente falando, já que algumas de suas relações ainda não estão claras; o que se sabe é que são um dos tipos de ácaros que existem.

De acordo com a espécie, podem ser decompositores, predadores ou parasitas, dentro dos quais encontramos vários parasitas que são vetores de doenças para o ser humano e animais. Mencionamos alguns exemplos a seguir:

  • Carrapato da paralisia da Austrália (Ixodes holocyclus);
  • Carrapato tropical (Amblyomma variegatum);
  • Bicho-de-galinha (Dermanyssus gallinae).
Tipos de aracnídeos e suas características - Ácaros (Acari)

Amblipígio (Amblypygi)

Também conhecidos como aranhas-chicote, esses tão tipos de aracnídeos não venenosos, mas que se forem perturbados, podem causar dor com seus pedipalpos, que se prendem como uma espinha. Habitam áreas tropicais, quentes e úmidas em todo o mundo, geralmente sob a folhagem, casca ou até mesmo debaixo da terra. Em média, eles medem cerca de 10 cm e são caracterizados por seus corpos achatados.

Esses aracnídeos são animais carnívoros e alguns exemplos específicos são:

  • Escorpião chicote sem cauda (Damon diadema);
  • Phrynus longipes;
  • Aranha-chicote gigante (Charon grayi).

Na imagem, vemos o escorpião chicote sem cauda.

Tipos de aracnídeos e suas características - Amblipígio (Amblypygi)

Aranhas (Araneae)

Normalmente, quando pensamos em tipos de aracnídeos, um dos primeiros que nos vem à mente são as aranhas. As aranhas constituem o grupo de aracnídeos mais diverso, estando presentes em todo o mundo, exceto na Antártida, e em praticamente todos os ambientes terrestres. Geralmente, elas podem injetar veneno, embora poucas sejam realmente perigosas para as pessoas. Também excretam seda, que utilizam para construir as teias, conhecidas como teias de aranha.

As aranhas são carnívoras e seus tamanhos variam consideravelmente, encontrando-se espécies de poucos centímetros e outras que alcançam até 30 cm. Costumam ser esquivas e tímidas, mas algumas espécies não hesitam em atacar se se sentirem ameaçadas.

Aqui estão alguns exemplos de aracnídeos pertencentes a este grupo de aranhas:

  • Aranha-golias-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi);
  • Viúva-negra (Latrodectus mactans);
  • Aranha reclusa chilena (Loxosceles laeta).

Na imagem, observamos a aranha-golias-comedora-de-pássaros. Quer conhecer mais exemplos? Descubra todos os tipos de aranhas venenosas neste outro artigo.

Tipos de aracnídeos e suas características - Aranhas (Araneae)

Opiliões (Opiliones)

Os opiliões têm uma aparência semelhante às aranhas. No entanto, não estão tão relacionados com elas, mas sim com alguns ácaros. Ao contrário de outros tipos de aracnídeos, eles podem comer alimentos sólidos, além de líquidos. São animais onívoros ou decompositores, portanto, comem vários tipos de alimentos.

Estes são alguns exemplos de opiliões:

  • Phalangium opilio;
  • Nemastoma acrospinosum;
  • Leiobunum aldrichi.

Na imagem, vemos o opilião Phalangium opilio.

Tipos de aracnídeos e suas características - Opiliões (Opiliones)

Palpígrados (Palpigradi)

Também conhecidos como microsscorpiões, eles são bem pequenos, com tamanhos que não ultrapassam os 3 milímetros.

Esses aracnídeos têm uma ampla distribuição em todo o mundo, com exceção dos polos. Eles vivem em ambientes úmidos e até mesmo em espaços aquáticos rasos. Entre a variedade de espécies existentes, citamos os seguintes exemplos:

  • Palpígrado maltês (Eukoenenia christiani);
  • Prokoenenia wheeleri;
  • Triadokoenenia millotorum.

Na foto, vemos o palpígrado maltês.

Tipos de aracnídeos e suas características - Palpígrados (Palpigradi)
Imagem: naturalista.mx

Falsos-escorpiões (Pseudoscorpionida)

Devido ao seu tamanho pequeno e semelhança, eles também são conhecidos como falsos-escorpiões. Geralmente não excedem 8 milímetros, tornando-se muito difíceis de serem vistos, apesar de serem bastante comuns.

Esses tipos de aracnídeos se alimentam de certas pragas que afetam os seres humanos, portanto têm uma influência positiva para nós. Alguns exemplos incluem:

  • Roncus cadinensis;
  • Amblyolpium franzi;
  • Mesochelifer fradei.

Ricinulei

Podem chegar a medir até cerca de 10 milímetros de comprimento e possuem uma característica distintiva, que é a presença de uma espécie de capuz que pode subir ou descer, cobrindo a cabeça do animal.

Esses tipos de aracnídeos têm uma ampla distribuição global e são predadores de outros artrópodes. Aqui estão alguns exemplos:

  • Cryptocellus adisi;
  • Pseudocellus bolivari;
  • Ricinoides atewa.
Tipos de aracnídeos e suas características - Ricinulei

Schizomida

Os aracnídeos Schizomida geralmente não ultrapassam os 5 milímetros. Eles estão distribuídos globalmente em áreas úmidas tropicais e subtropicais e não estão presentes em áreas secas. São predadores ativos que caçam vários invertebrados.

Alguns exemplos deste grupo são:

  • Adisomus duckei;
  • Baalrog magico;
  • Cubacanthozomus rowlandi.

Escorpiões (Scorpiones)

Os escorpiões são um dos tipos de aracnídeos mais conhecidos, além de ser um dos grupos mais diversos. Entre as características desses aracnídeos, sem dúvida destaca-se a presença de dois pedipalpos que usam para agarrar e uma cauda segmentada que termina em um ferrão com o qual injetam veneno. Todos os escorpiões são venenosos, mas realmente poucos deles são perigosos para os seres humanos.

Seus tamanhos variam de alguns milímetros a mais de 20 centímetros. Eles são predadores ativos com ampla distribuição geográfica. Algumas espécies são:

  • Lacrau (Buthus occitanus);
  • Mesobuthus gibbosus;
  • Tityus discrepans.

Na imagem vemos o lacrau. Descubra todos os tipos de escorpiões neste outro artigo.

Tipos de aracnídeos e suas características - Escorpiões (Scorpiones)

Aranha-camelo (Solifugae)

Este grupo também é conhecido aranhas-camelo. Esses tipos de aracnídeos vivem em climas secos e são predadores de outros invertebrados. Têm corpos grandes em comparação com outros aracnídeos, medindo até cerca de 15 centímetros. Embora tenha sido difundido que eles são venenosos, não há confirmação a respeito.

Estes são alguns exemplos de espécies específicas pertencentes ao grupo:

  • Ammotrecha stollii;
  • Ammotrechella stimpsoni;
  • Eutrecha longirostris.

Na imagem, vemos a aranha-camelo Ammotrechella stimpsoni.

Tipos de aracnídeos e suas características - Aranha-camelo (Solifugae)

Escorpião-vinagre (Uropygi ou Thelyphonida)

Concluímos esta lista com os tipos de aracnídeos com o grupo dos escorpiões-vinagre, que apresentam uma aparência muito semelhante aos escorpiões. Medem entre 25 e 85 milímetros e são caçadores ativos de outros invertebrados. São encontrados em zonas tropicais, embora haja uma espécie na África, e não estão presentes na Europa ou na Austrália.

Alguns exemplos de aracnídeos deste grupo são:

  • Vinagre-gigante (Mastigoproctus giganteus);
  • Valeriophonus nara;
  • Typopeltis stimpsonii.

Na imagem, vemos o vinagre-gigante.

Tipos de aracnídeos e suas características - Escorpião-vinagre (Uropygi ou Thelyphonida)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de aracnídeos e suas características, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 13 de abril de 2023.
  • Hickman, C.; Roberts, L.; Parson, A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: naturalista.mx
1 de 10
Tipos de aracnídeos e suas características