Curiosidades do mundo animal

Tenreque - Características, habitat e cuidados

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 6 junho 2023
Tenreque - Características, habitat e cuidados

Os tenreques são animais mamíferos muito peculiares, restritos ao continente africano. As características físicas desses animais são resultado de uma evolução convergente, que consiste no desenvolvimento de traços semelhantes aos de outras espécies não-relacionadas. Por outro lado, não está claro como eles colonizaram a região da Ilha de Madagascar.

Infelizmente, esses são animais selvagens que não deveriam viver com pessoas, embora tenham sido comercializados como animais de estimação nos últimos anos. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar por que o tenreque não deve ser um animal de estimação. Falaremos sobre as características do tenreque, chamado também de tenrec em outros idiomas, assim como os tipos existentes e o habitat em que vivem.

Também lhe pode interessar: Ornitorrinco - Características e habitat

Índice

  1. O tenreque é um ouriço?
  2. Tipos de tenreques
  3. Características do tenreque
  4. Hábitos e comportamento do tenreque
  5. Habitat do tenreque
  6. O que o tenreque come?
  7. Reprodução do tenreque
  8. Posso ter um tenreque como animal de estimação?
  9. Cuidados com o tenreque
  10. Estado de conservação do tenreque
Ver mais >>

O tenreque é um ouriço?

O tenreque não é um ouriço. Embora ambos sejam mamíferos, eles pertencem a famílias diferentes. Os espinhos dos tenreques variam de acordo com a espécie, enquanto nas diferentes espécies de ouriços eles são mais uniformes e duros. As orelhas dos tenreques são um pouco maiores e o focinho é mais alongado.

Além disso, os tenreques ou tenrecs costumam ser um pouco mais alongados, pequenos e mais leves do que os ouriços, embora não muito. Os dois grupos diferem no número de dedos das patas.

Por fim, naturalmente, os tenreques são restritos à África, enquanto os ouriços também estão presentes em outras regiões como Europa e Ásia.

Tenreque - Características, habitat e cuidados - O tenreque é um ouriço?

Tipos de tenreques

A classificação dos tenreques tem variado ao longo do tempo, pois são um grupo peculiar. Todos eles pertencem à família Tenrecidae e sua taxonomia atual considera três grupos divididos em subfamílias e cerca de 31 espécies, embora possa haver discrepâncias, especialmente se forem consideradas referências antigas que relatam cerca de 34 espécies.

Vamos ver quais são os tipos de tenreques e alguns exemplos específicos:

Subfamília Geogalinae

Aqui encontramos um único gênero e uma única espécie: o Geogale aurita, conhecido como tenreque de orelhas grandes. Este tenreque é semelhante a um musaranho, com pelos curtos, de cor cinza ou marrom avermelhado. Ele pesa entre 0,5 e 8,5 gramas e mede cerca de 10 cm.

Subfamília Oryzorictinae

Este é o grupo mais diversificado, composto por três gêneros e mais de 20 espécies. Em geral, os tenreques pertencentes a essa subfamília pesam cerca de 40 gramas e medem cerca de 12 cm. Eles também têm uma aparência semelhante a de um musaranho.

Algo peculiar nesse grupo é que alguns não possuem espinhos. A coloração varia entre cinza e marrom. Vamos ver alguns exemplos específicos, onde observamos os três gêneros do grupo:

  • Musaranho tenreque menor (Microgale pusilla);
  • Musaranho tenreque de Dobson (Nesogale dobsoni);
  • Tenreque de arroz de quatro dedos (Oryzorictes tetradactylus).

Subfamília Tenrecinae

As espécies maiores estão localizadas nesta subfamília. Elas possuem as espinhas características dos tenreques, semelhantes às dos ouriços. A maior espécie pode alcançar até cerca de 2,5 kg e medir cerca de 40 cm. Elas têm padrões de cores como amarelo e preto, ou uma única cor, que pode ser escura, avermelhada ou clara. São considerados quatro gêneros e cinco espécies. Vamos ver quais são:

  • Tenreque-raiado-montanhês (Hemicentetes nigriceps);
  • Tenreque-raiado-das-planícies (Hemicentetes semispinosus);
  • Tenreque-ouriço-gigante (Setifer setosus);
  • Tenreque-acaudado (Tenrec ecaudatus);
  • Tenreque-ouriço-menor (Echinops telfairi).

Anteriormente, a subfamília Potamogalidae também era considerada, que inclui o musaranho-lontra, mas esta foi elevadas à categoria de família. Portanto, eles são separadas dos tenreques, mas estão relacionadas a eles.

Tenreque - Características, habitat e cuidados - Tipos de tenreques

Características do tenreque

Os tenreques são muito peculiares e se diversificaram de maneira diversa, de modo que morfologicamente e ecologicamente se assemelham a animais como ouriços, musaranhos, gambás, ratos e até mesmo lontras. Estima-se que sua evolução seja a partir de um ancestral comum com o musaranho-lontra.

As características dos tenreques são as seguintes:

  • Possuem diferentes formas de acordo com a espécie;
  • A maioria possui espinhos, assim como os ouriços;
  • Os pesos variam de cerca de 5 gramas a 1 kg, dependendo da espécie;
  • Também variam em tamanho, oscilando em uma faixa entre 4,5 a 40 cm;
  • Não estão diretamente relacionados a ouriços, musaranhos, gambás, ratos ou lontras;
  • A fórmula dentária varia consideravelmente entre as espécies, chegando a ter entre 32 e 40 peças dentárias;
  • Possuem olhos pequenos e visão deficiente;
  • Curiosamente, ao contrário de outros mamíferos, possuem um conduto urogenital e anal comum, formando uma cloaca semelhante à de aves, anfíbios e répteis;
  • Sua temperatura corporal é variável, ao contrário da maioria dos mamíferos;
  • Os machos não possuem escroto, portanto, seus testículos estão dentro da cavidade corporal;
  • São os mamíferos com maior potencial reprodutivo na natureza.
Tenreque - Características, habitat e cuidados - Características do tenreque

Hábitos e comportamento do tenreque

A maioria dos tenreques tem hábitos noturnos, no entanto, seus papéis no habitat variam de acordo com a espécie e alguns são diurnos. Devido à sua visão limitada, eles dependem principalmente do olfato, apoiando-se em seus bigodes e na audição. Normalmente, certos tipos de tenreque entram em hibernação durante certas épocas do ano.

Algumas espécies são semiaquáticas e outras são terrestres, mas de modo geral constroem tocas cuja entrada costumam bloquear. Os tenreques têm hábitos solitários, mas em ocasiões pontuais alguns podem se aproximar, formar casais e se reunir para reprodução. O alcance de seu território não é muito grande, então costumam permanecer mais ou menos na mesma área. Eles podem ser agressivos com membros da espécie que sejam desconhecidos.

Habitat do tenreque

Todas as espécies existentes de tenreques são endêmicas de Madagascar, porém se distribuem em diferentes áreas ou habitats, que são os seguintes:

  • Florestas tropicais e subtropicais secas;
  • Matas de galeria;
  • Áreas de arbustos espinhosos;
  • Floresta tropical úmida;
  • Florestas de montanha;
  • Plantações de eucaliptos e pinheiros;
  • Próximas a campos de cultivo de arroz;
  • Lagos e rios de correnteza rápida;
  • Pastagens;
  • Pântanos;
  • Zonas urbanas e impactadas.

O que o tenreque come?

O tenreque é um animal onívoro que passa várias horas do seu dia ativo e se alimentando, algo comum em animais de pequeno porte. Dependendo da espécie, pode haver preferência por um animal específico, como cupins ou minhocas, já que os invertebrados geralmente fazem parte de sua dieta principal.

Como é a alimentação do tenreque? Apresentamos uma lista dos diversos alimentos que os tenreques consomem:

  • Vegetação;
  • Frutas;
  • Cupins;
  • Minhocas;
  • Répteis;
  • Pequenos mamíferos;
  • Anfíbios;
  • Crustáceos;
  • Ovos de formigas;
  • Caracóis.
Tenreque - Características, habitat e cuidados - O que o tenreque come?

Reprodução do tenreque

Existem algumas particularidades reprodutivas dependendo da espécie de tenreque. Em geral, a reprodução do tenreque ocorre ao longo de vários meses, aproximadamente entre novembro e abril ou de outubro a novembro, dependendo da espécie. No entanto, seu alto potencial reprodutivo ocorre porque as fêmeas têm cios pós-parto, o que significa que podem engravidar imediatamente após o parto.

Outra característica é que o tempo de gestação varia (cerca de 50 a 70 dias) porque podem interromper o desenvolvimento dos filhotes em gestação por um período. Os filhotes nascem cegos, totalmente dependentes das mães, e são amamentados por cerca de 33 dias, em alguns casos um pouco menos. As fêmeas têm várias mamas e podem ter ninhadas variáveis dependendo do tipo de tenreque.

Se você se pergunta qual animal tem mais filhotes, saiba que os tenreques podem ter até 32 filhotes, o maior número registrado para um mamífero no planeta!

Tenreques geralmente são solitários, mas em alguns casos podem formar pares estáveis e ter reprodução monogâmica, o que difere de outros que possuem vários parceiros.

Posso ter um tenreque como animal de estimação?

As tendências não se limitam apenas a roupas ou veículos. Infelizmente, os animais também se tornam "moda" para as pessoas, algo que vai contra os valores éticos, pois estamos falando de um ser vivo, não de um objeto. Ao longo da história, os seres humanos introduziram animais exóticos em territórios aos quais não são nativos, e em alguns casos isso não causou grandes problemas, mas em muitos outros sim.

A introdução de espécies em países estrangeiros é uma prática ilegal. Na verdade, todos os países têm regras que regulam esses aspectos, porque uma espécie exótica pode se tornar invasora e causar sérios danos à fauna local, até mesmo levando-a à extinção. É por isso que o tenreque não deve ser mantido como animal de estimação, primeiro porque é um animal selvagem, não doméstico, e segundo porque é endêmico de Madagascar, sendo essa a única região onde ele deve habitar.

Nesse sentido, no PeritoAnimal recomendamos não comprar tenreques, mesmo que você queira ter um e mesmo que os veja à venda. Pense nesse pequeno e indefeso animal fora de seu habitat e sem outros membros de sua espécie com quem se relacionar. Os animais, embora não possam pensar e raciocinar como nós, são seres sencientes capazes de sentir medo e estresse, e quando são retirados de seu ambiente natural e mantidos em cativeiro, ficam submetidos a essas sensações terríveis.

Cuidados com o tenreque

É comum que, depois de adquirir um animal silvestre, as pessoas se cansem dele e o abandonem, o que acaba sendo terrível para o animal, pois ele é solto em um ambiente que não é natural para ele e muitas vezes acaba morto ou ferido.

Se você encontrar um tenreque, o ideal é levá-lo imediatamente a um centro de proteção animal ou de reabilitação de fauna silvestre, especialmente se ele estiver ferido ou em condições precárias. Caso não seja possível levá-lo imediatamente para ser atendido por um profissional, podemos seguir algumas recomendações gerais até que ele possa ser transferido:

  • Pegue-o com um cobertor ou pano macio e limpo;
  • Coloque-o em uma caixa de madeira ou aquário limpo, com toalhas ou lençóis limpos, e que tenha a possibilidade de se abrigar ou se esconder. Lembre-se de que são animais que vivem em tocas muito bem protegidas;
  • Coloque água limpa em um recipiente que não possa ser derrubado;
  • Quanto à alimentação, você pode oferecer comida de alta qualidade para gatos, frango ou carne moída, ovos e até insetos, se possível;
  • Ele deve ser colocado em um espaço com luz suave e temperatura entre 20 e 25ºC;
  • Procure um veterinário o mais rápido possível, preferencialmente um especializado em animais silvestres.

Estado de conservação do tenreque

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) avaliou todas as espécies de tenreque, no entanto, algumas avaliações não são tão recentes, então não sabemos se o estado de conservação pode mudar no futuro, especialmente porque tudo indica que sua comercialização pode aumentar. Vamos ver o estado de conservação de algumas espécies, tendo em mente que aquelas que não são mencionadas na seguinte lista são classificadas como segura/pouco preocupante:

  • Limnogale mergulus: vulnerável.
  • Microgale jenkinsae: em perigo de extinção.
  • Oryzorictes tetradactylus: dados insuficientes.
  • Microgale nasoloi: vulnerável.
  • Microgale jobihely: em perigo de extinção.
  • Microgale dryas: vulnerável.
  • Microgale brevicaudata: pouco preocupante.
  • Microgale principula: pouco preocupante.
  • Microgale pusilla: pouco preocupante.
  • Microgale soricoides: pouco preocupante.

Conheça neste outro artigo os 10 animais em perigo de extinção no mundo e animais que não devem ser de estimação.

Tenreque - Características, habitat e cuidados - Estado de conservação do tenreque

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tenreque - Características, habitat e cuidados, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Ciszek, D.; Myers, P. (2000). Tenrecidae. Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Tenrecidae/
  • Kathryn M. Everson; Voahangy Soarimalala; Steven M. Goodman; Link E. Olson. (2016). Multiple Loci and Complete Taxonomic Sampling Resolve the Phylogeny and Biogeographic History of Tenrecs (Mammalia: Tenrecidae) and Reveal Higher Speciation Rates in Madagascar's Humid Forests, Systematic Biology, Volume 65, Issue 5, Pages 890–909. Disponível em: https://doi.org/10.1093/sysbio/syw034
  • UICN (2023). La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN. Versión 2022-2. Disponível em: https://www.iucnredlist.org/search?taxonomies=101412&searchType=species
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Tenreque - Características, habitat e cuidados