Partilhar

Gato Somali

Atualizado: 7 maio 2019
Gato Somali

Com muitas traços em comum com a raça de gato Abissínio, muitas vezes é considerado uma versão de pelo largo. No entanto, o Somali é muito mais do que isso, uma vez que é uma raça reconhecida, com umas virtudes, tais como a personalidade e inteligência, tem também um porte elegante e imponente, com uma pelagem linda que é um diferencial, se comparado com outras raças parecidas. Hoje em dia é muito popular e isso é consequência das características e por ser um excelente companheiro. Nessa ficha do PeritoAnimal você vai saber tudo sobre o gato Somali, confira:

Origem
  • América
Classificação FIFE
  • Categoria IV
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato Somali: origem

Foi na década de 50 do século passado quando a hibridização, feita por criadores dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e Canadá, entre gatos Abissínios com gatos Siameses, Angoras e Persas surgiram alguns exemplares de pelo largo. No início, esses indivíduos de pelo maior que os congêneres eram desprezados e doados, já que para os criadores era mais interessante ter pedigree, no entanto, com o passar do tempo e a sucessão de cruzamentos, apareciam cada vez mais filhotes com essas características. Assim, nos anos 60, um criador canadense decidiu separar esses gatinhos de pelo largo e conseguiu constituir a raça. A criadora americana Evelyn Mague foi quem, em 1967, conseguiu criar de forma controlada.

Em 1979, quando se reconheceu pela primeira vez oficialmente a raça de gatos Somali, que foi denominada dessa forma porque provém dos gatos Abissínios, os quais são originários da Etiópia, país que faz fronteira com a Somália. O reconhecimento da raça foi feito pela Cat Fancier Association (CFA) e em seguida pela Fédération Internationale Féline (FIFe) em 1982.

Gato Somali: características físicas

O Somali é um gato de tamanho mediano, com um peso compreendido entre os 3,5 e 5 quilos, apesar de existirem alguns exemplares que podem pesar 7 quilos. O corpo é musculoso e estilizado, por isso, tem uma aparência muito elegante e majestoso, as extremidades são alargadas e esbeltas, mas ao mesmo tempo são fortes e robustas. Geralmente, a esperança de vida está entre os 9 e 13 anos.

A cabeça do gato Somali é triangular, com uma fenda suave que faz com que a testa seja ligeiramente inchada. O focinho é alargado e em forma curvada. As orelhas são grandes e largas, com a terminação na ponta marcada e pelo mais largo, como na cauda que é larga e parecido com um espanador, com pelo largo e denso. Os olhos são grandes e amendoados, de pálpebras escuras e cores que vão desde o verde até o dourado.

O pelo do gato Somali é semi-largo, apesar de que na cauda e nas orelhas é um pouco maior que o resto do corpo. Essa pelagem é densa e suave, não apresenta capa lanosa, por isso, é um raça de gato sensível ao frio. As cores do pelo são muito particulares, já que no mesmo exemplar podem aparecer várias tonalidades. Por exemplo, é frequente que a cor seja mais clara na raiz e escureça até chegar nas pontas. As gama de cores são: azul, amarelo, fulvo e avermelhado.

Gato Somali: Personalidade

O gato Somali se caracteriza por ser ativo e feliz, adora a companhia e os jogos com humanos. É uma raça que tem muita energia e precisa liberar toda essa energia para ficar mais relaxado e evitar o nervosismo. Os exemplares dessa raça são muito inteligentes, sendo fácil de adestrar eles, aprendem com facilidade algumas ordens.

Esses animais adoram a vida no exterior mas conseguem se adaptar a vida em apartamento, apesar de que, nesses casos é necessário oferecer os estímulos suficientes para que o gato não fique entediado, consiga se exercitar e saciar a curiosidade. Para isso, saiba mais sobre o enriquecimento ambiental para gatos, bem como os benefícios para o seu felino.

Gato Somali: cuidados

O gato Somali, por ter uma pelagem semi-larga, precisam de escovação diária, com uma escova específica para o tipo de pelo, afim de manter a pelagem saudável, livre de sujeira e de pelos mortos. A manutenção do pelo é simples, já que não costuma embaraçar e não é extremamente largo. Você pode completar as escovação utilizando produtos contra as bolas de pelo, como o malte para gatos, vaselina ou azeites específicos para essa finalidade.

É necessário proporcionar uma alimentação de qualidade, com ração rica em carne e com menor proporção de cereais e subprodutos. Também é importante moderar as porções e frequência pois é um gato com tendência a gula, apesar de serem gatos que praticam muita atividade física, alguns exemplares podem desenvolver sobrepeso, obesidade e outros transtornos que essas condições acarretam.

Lembre-se também da importância de manter o estado das unhas, olhos, orelhas, bocas e dentes, assim como manter as vacinas e desparasitação em dia. Visitas ao veterinário são recomendadas pelo menos uma ou duas vezes por ano, assim é possível prevenir o gato de doenças ou diagnosticar precocemente as possíveis alterações na saúde do seu pet. É fundamental, como mencionado anteriormente, um bom enriquecimento ambiental e também praticar jogos de inteligência, arranhadores com vários níveis, jogos que lhe permitam suprir o instinto de caça.

Gato Somali: saúde

A saúde do gato Somali é realmente invejável, já que não apresenta doenças congênitas, sendo das raças mais saudável e fortes. No entanto, apesar da boa predisposição do gato Somali e da incrível genética, é importante manter o gato protegido de doenças contagiosas, isso você conseguirá seguindo o calendário de vacinação que te ajudará a prevenir as doenças virais mas também doenças letais como a raiva felina. Para uma completa prevenção, é recomendável administrar antiparasitas, tanto externos como internos, que os mantém livres das pulgas, carrapatos, piolhos e vermes intestinais, todos muito prejudiciais a saúde do bichano mas também para saúde humana, uma vez que existem doenças zoonoses, quer dizer, que podem ser transmitidas aos humanos.

Fotos de Gato Somali

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Somali

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Somali

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Somali
1 de 4
Gato Somali

Voltar ao topo da página